domingo, 29 de junho de 2014

GLOBO FILMES


A Globo filmes foi criada em 1998 como braço cinematográfico da Rede Globo, com o objetivo de produzir filmes com qualidade, mas que apesar de tudo, sejam populares e atraiam o maior número de pessoas aos cinemas.

Um grande atrativo desses filmes são os atores que participam das novelas da própria Globo e que o público está acostumado a ver, mas essa é também uma das maiores críticas a esses filmes, pois seus detratores dizem que ver um filme da Globo Filmes é como ver uma novela, com a diferença de sua duração, o esquema é o mesmo e não novidades ou ousadias de estilo. Alguns diretores de novelas também dirigem seus filmes, como Wolf Maya (Sexo com amor?), Jorge Fernando (Sexo, amor e traição), além daqueles que já estavam na indústria há muito mais tempo, como Daniel Filho (um dos diretores da Globo Filmes).

Ao todo a Globo Filmes participou da produção de mais de 150 filmes que alcançaram mais de 150 milhões de espectadores nas salas de cinema, além de formar parcerias com mais de 40 produtoras independentes. É também uma das principais responsáveis pela reaproximação do público com o cinema nacional.

Em 1993, o público dos filmes nacionais foi de 0,01%, o que equivale a 45,5 mil pessoas. Dez anos depois, em 2003, esse número foi de 21%, ou seja, mais de 22 milhões de espectadores. Já em 2009, os 11 filmes co-produzidos pela Globo Filmes atingiram mais de 14 milhões de espectadores, representando 90% do público do cinema brasileiro.


Figura no ranking dos 10 filmes mais vistos da retomada, encabeçado pelos sucessos de Tropa de elite 2 (mais de 11 milhões de espectadores), “Se eu fosse você 2” (mais de 6 milhões), seguido por “2 filhos de Francisco” (mais de 5 milhões), “Carandiru”, “Cidade de Deus”, “Se eu fosse você”, Lisbela e o prisioneiro”, “Chico Xavier”, Cazuza – O tempo não pára”, “Olga” e “Os Normais”.


Independente de apresentar novidades ou não e ser popularesco, adoro os filmes da Globo Filmes e já assisti a quase todos eles, como a maioria do público e sou um grande defensor desses filmes. Qual o defeito em ser popular, ser visto pelo público e ser acessível a todos? O cinema americano também é e todo mundo gosta.

Continua...


quinta-feira, 26 de junho de 2014

OS FILMES CO-PRODUZIDOS PELO CANAL BRASIL

Regina Duarte em Gata velha ainda mia

O Canal Brasil além de exibir filmes brasileiros em 70% de sua programação, ainda participa da produção e co-produção dos filmes, o que é bastante interessante para a produção nacional e depois ainda tem o direito de exibi-lo em primeira mão pouco tempo depois da exibição nos cinemas.
Vários desses filmes foram exibidos no Festival do Rio do ano passado, que homenageou os 15 anos do canal.

Vamos à lista dos filmes:
(X) “Minutos Atrás”, de Caio Soh.
Sinopse: Alonso e Nildo seguem em uma estrada. A cada passo o tempo passa, nada acontece e eles não sabem onde chegarão. Eles estão em sua carroça, guiada pelo cavalo Ruminante. Correm contra o tempo, em seus últimos dias de vida. Alonso possui o dom das palavras e Nildo se encanta com um universo de possibilidades. Mas assim como as palavras e as ideias o seduzem, também o cansam. Durante o caminho, eles então começam a refletir sobre a vida, os caminhos que escolheram, seus arrependimentos e sonhos interrompidos. Percebem que a saudade que sentiam do passado de nada adiantou para guiar o futuro.

(X) “A Farra do Circo”, de Roberto Berliner e Pedro Bronz.
Sinopse: Mostrando pela primeira vez material filmado por Roberto Berliner na década de 80, A farra do circo é um filme sobre a geração que formou o Circo Voador, a usina de sonhos. Do calçadão do Arpoador em 1982 até sua viagem para a Copa do México em 1986, passando por uma noite inesquecível na Lapa, o filme mostra a geração que revolucionou a cena cultural brasileira.


(  ) “Cidade de Deus – 10 Anos Depois”, de Cavi Borges e Luciano Vidigal;
Sinopse: Cidade de Deus – 10 anos depois investiga o destino dos atores que participaram do premiado filme dirigido por Fernando Meirelles e Katia Lund. Este documentário mostra os diferentes resultados, fruto do sucesso mundial do filme Cidade de Deus, na vida de cada um deles. Será que os atores estavam preparados para o sucesso do filme? Será que a condição social de alguns deles foi mais forte do que a oportunidade que tiveram?

(   ) “Conversa com JH”, de Ernesto Rodrigues;
Um mergulho inédito e desconcertante nas fronteiras éticas, psicológicas e profissionais da relação entre biógrafos e biografados, a partir da experiência do jornalista e escritor Ernesto Rodrigues, autor da biografia Jogo duro – A história de João Havelange. O documentário, além de revelar um lado desconhecido do ex-presidente da FIFA, expõe e coloca em discussão os conflitos ocorridos quando Ernesto cumpriu o compromisso de mostrar a Havelange os originais do livro.

 (   ) “O Rio Nos Pertence”, de Ricardo Pretti; 
Depois de receber um estranho cartão-postal, Marina, uma jovem de 30 anos, decide voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, depois de uma ausência de 10 anos. Marina não sabe exatamente por que voltou: busca respostas para acontecimentos estranhos, mas tudo aparenta ser cada vez mais confuso. O Rio de Janeiro parece estar sob um misterioso feitiço. O filme faz parte da Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem produzidos de forma cooperativa, com mesmo elenco e equipe, coproduzidos pelo Canal Brasil e Teleimage. Festival de Roterdã 2013.


(X)  “Educação Sentimental”, de Julio Bressane;
Depois de receber um estranho cartão-postal, Marina, uma jovem de 30 anos, decide voltar ao Rio de Janeiro, sua cidade natal, depois de uma ausência de 10 anos. Marina não sabe exatamente por que voltou: busca respostas para acontecimentos estranhos, mas tudo aparenta ser cada vez mais confuso. O Rio de Janeiro parece estar sob um misterioso feitiço. O filme faz parte da Operação Sonia Silk, série de três filmes de longa-metragem produzidos de forma cooperativa, com mesmo elenco e equipe, coproduzidos pelo Canal Brasil e Teleimage. Festival de Roterdã 2013.

(X) “Gata Velha Ainda Mia”, de Rafael Primot;
Gloria Polk, uma escritora decadente e amarga, resolve finalmente abrir sua casa e dar uma entrevista a Carol, a jovem jornalista que mora em seu prédio, para falar de sua volta à literatura após um longo jejum. Um filme sobre mulheres, as dificuldades de se relacionar, de envelhecer e ainda sobre o enlouquecedor processo de criação dos escritores.


(   ) “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, de Nelson Honeiff;
O documentário discorre sobre a trajetória do grande intérprete brasileiro, Cauby Peixoto. O filme se estrutura sobre três grandes pilares: a ideia do eterno recomeço, expressa na maior parte do repertório do cantor; o seu modelo de interpretação, cuja atemporalidade é singular na música popular brasileira; e a sinergia entre artista-plateia-personagem que transcende gerações, fazendo de Cauby, em vida, uma personalidade legendária.

(X) "Mazzaropi", de Celso Sabadin;
A vida e a obra de Amácio Mazzaropi. Tido como o maior cômico do cinema brasileiro, ele foi o único artista que conseguiu ficar milionário fazendo cinema no Brasil, e transformou em realidade o sonho da indústria cinematográfica nacional com produções populares que foram fenômeno de público por mais de três décadas.

(X) “Mão na Luva”, de José Joffily e Roberto Bontempo;
Lúcio e Sílvia decidem se separar depois de 13 anos de vida em comum. A última noite sob o mesmo teto é marcada por acusações, revelações e também pelas lembranças de um casal tão apaixonado que, pelo entendimento perfeito, lembrava o encaixe de uma mão na luva. Eles vivem em uma noite o dilema dos grandes apaixonados: não conseguem viver juntos e tampouco separados.


 (X) “Setenta”, de Emilia Silveira.
Na década de 70 no Brasil, em pleno regime militar, um grupo de 70 presos políticos de diferentes organizações é enviado ao Chile em troca da libertação do embaixador suíço. O documentário Setenta reencontra esses personagens 40 anos depois do banimento. Quem são eles? Como eles veem o passado? Que sonhos têm para o futuro? Como sobreviveram e como vivem?

Além de:
(X) O Uivo da Gaita
(   ) O fim de uma era
(X) A batalha pelo Rio
(   ) Caminho de volta
(   ) Sete visitas
(   ) Nervos de aço
(   ) Love film festival
(   ) Insubordinados
(   ) Geraldinos
(X) Lascados
(X) Olho nu
(X) Jards
(X) Riscado
(X) Dossiê Jango
(X) Jorge Mautner – O filho do holocausto
(X) Rock Brasília – A era de ouro
(X) Dzi Croquettes
(X) Loki - Arnaldo Batista
(X) Revelando Sebastião Salgado
(   ) A mulher de longe
(X) Bonitinha, mas ordinária (2013)
(X) Paixão e acaso
(X) Luz, anima, ação
(X) Waldick – Sempre no Meu Coração 
(X) Primeiro dia de um ano qualquer
(X) Luz nas Trevas, a Volta do Bandido da Luz Vermelha
(X) Canções do Exílio, a Labareda Que Lambeu Tudo 
(X) A balada do provisório
(X) Cine Holliúdy
(X) Intrépida Trupe - Será que o tempo realmente passa?
      (X) Seewatchlook - O que você vê quando olha o que enxerga?
(X) Castanha
(X) Anna K.
(X) Meus dois amores
(X) Amor, plástico e barulho
(   ) Favela gay
(X) A queima roupa
(   ) Campo de jogo
(   ) A luneta do tempo
(   ) O garoto
(   ) O prefeito
(   ) Origem do mundo
(   ) O futebol
(X) Nelson 70
(   ) Introdução à música do sangue
(   ) Eu sou Carlos Imperial
(   ) Sabotage - O mestre do Candão
(   ) O outro lado do paraíso


terça-feira, 24 de junho de 2014

ERGONOMIA


Vamos falar um pouco de trabalho. Começando por Ergonomia, que é um tema muito interessante:

ERGONOMIA
A palavra Ergonomia vem do grego “ergos”, que significa trabalho e “nomos” que significa sabedoria. É uma área do conhecimento que permite a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores, a fim de proporcionar o máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.
Cabe ao empregador realizar a análise ergonômica do trabalho de acordo com esta NR.

LEVANTAMENTO, TRANSPORTE E DESCARGA DE MATERIAIS
O peso da carga deve ser suportado inteiramente por um só trabalhador e este peso não pode comprometer sua saúde e segurança, por isso, o trabalhador deve receber treinamento ou instruções satisfatórias.
Quando mulheres e trabalhadores menores de 18 anos forem designados para o transporte manual de cargas, o peso dessas cargas deve ser menor do que o peso carregado pelos homens.
O transporte, levantamento e descarga de materiais feitos de forma mecânica por impulsão, deve ser compatível com a força do trabalhador.

MOBILIÁRIO DOS POSTOS DE TRABALHO
Para trabalho manual feito sentado ou de pé, as mesas, escrivaninhas ou painéis devem proporcionar ao trabalhador condições de boa postura, por isso deve ter altura e características compatíveis com o tipo de atividade.
Para os trabalhos executados sentado, deve haver suporte para os pés e se o trabalho for realizado de pé devem haver assentos para descanso durante as pausas.
Os assentos devem atender aos seguintes requisitos:
  • altura ajustável à estatura do trabalhador;
  • pouca ou nenhuma conformação na base do assento;
  • borda frontal arredondada;
  • encosto adaptado para proteger a região lombar.

EQUIPAMENTOS DOS POSTOS DE TRABALHO
Nas atividades que envolvam leitura para digitação, deve ser fornecido suporte adequado para documentos e estes devem ser de fácil legibilidade.
Os equipamentos utilizados no processamento eletrônico devem permitir:
  • O ajuste da tela do equipamento de acordo com a iluminação.
  • O teclado deve ter mobilidade e a distância entre olho-tela, olho-teclado e olho-documento deve ser aproximadamente igual.

CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO TRABALHO
Nos locais de trabalho onde são exigidas solicitação intelectual e atenção:
  • Os níveis de ruídos devem ser baixos;
  • A temperatura deve estar entre 20 e 23 ºC
  • A velocidade do ar não deve ser inferior a 0,75 m/s;
  • A umidade relativa do ar não deve ser inferior a 40%.
Os níveis de ruído devem ser medidos próximo ao ouvido e os demais na altura do tórax.
A iluminação deve ser uniformemente distribuída pelo ambiente, de modo a evitar reflexos, sombras e ofuscamento. A medição é feita no local de trabalho, com o luxímetro com fotocélula.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO
Qualquer sistema de avaliação de desempenho deve levar em consideração a saúde dos trabalhadores. Devem ser incluídas pausas para descanso e a exigência de produção no retorno ao trabalho após qualquer afastamento igual ou superior a 15 dias deve ser gradativo.

Nas atividades de digitação não devem existir sistemas de avaliação de desempenho, pois o número de toques não deve superior a 8000 por hora trabalhada (50 min. de trabalho e 10 min. de descanso), sendo o limite máximo diário de 5 horas e o restante do tempo em atividades não repetitivas.


sábado, 21 de junho de 2014

GILBERTO CINEMA: 5 ANOS!


Hoje é um dia especial para o blog Gilberto Cinema. Ele está completando 05 anos de existência. Não me lembro exatamente porque tive a ideia de criar um blog, talvez incentivado por uma amiga da pós-graduação que tinha um e me disse que era muito boa a experiência, apesar de dar um trabalho imenso. Juntou-se a isso o meu amor pelos filmes e a vontade de ser crítico de cinema.

Não vou negar que ter um blog dá mesmo muito trabalho. É como um filho que nos cobra atenção constante. Há a necessidade de alimentá-lo permanentemente com novas postagens, buscando pautas que possam ser interessantes para o leitor e comentando nos blogs dos amigos para que eles possam retribuir a visita e o comentário.

O crescimento dos visitantes foi vertiginoso. No aniversário de um ano, o blog estava com 16.000 visitas. Quando completou dois, tinha mais de 164.000 e quando completou três anos, estava com mais de 575.000 e hoje já passa de 1.092.000! Sei que os números não são importantes e que muitos são apenas curiosos que pesquisam sobre determinados assuntos como a pornochanchada e seus astros e estrelas e depois que encontram não retornam para ler as novas postagens, mas isso não importa. Ainda bem que o blog tem também a utilidade de informar.

Agradeço a todos aqueles que são seguidores e que visitam sempre, deixando seus comentários e sugestões, bem como aqueles trazidos pelo google em busca de algum assunto. Todos são muito bem vindos por aqui. A casa é de vocês!


quinta-feira, 19 de junho de 2014

AMAR COMO JESUS AMOU


Hoje é o dia de Corpus Christi. Essa é uma expressão latina que significa Corpo de Cristo. Acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que por sua vez acontece ao domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de guarda, isto é, para os católicos é obrigatória a participação na santa missão, segundo a conferência episcopal.

Mas nesse dia comecei a refletir se nós nesse mundo caótico em que vivemos, seríamos capazes de amar como Jesus amou, inclusive (e principalmente) os nossos inimigos, de dar a outra face para que nos batam, de perdoar sempre, de fazer sempre o bem sem esperar nada em troca, de doar todos os nossos bens, como Jesus pedia que fizessem os seus discípulos e o seguissem.

Quando as coisas vão bem em nossa vida é mais fácil ser bom e agradável com todas as pessoas, mas quando os problemas mais sérios nos cercam, a paciência fica mais curta e não é tão fácil amar sem medida a todos. Pois há algumas pessoas que não são fáceis e parecem fazer questão de importunar ou complicar a nossa vida, mas mesmo assim devemos nos esforçar e suportar.

O Padre Zezinho explica na bela canção que dá título a essa postagem, o que é preciso para ser feliz:


AMAR COMO JESUS AMOU
Pe. Zezinho

Um dia uma criança me parou
Olhou-me nos meus olhos a sorrir
Caneta e papel na sua mão
Tarefa escolar para cumprir
E perguntou no meio de um sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz

Ouvindo o que eu falei ela me olhou
E disse que era lindo o que eu falei
Pediu que eu repetisse, por favor
Mas não falasse tudo de uma vez
E perguntou de novo num sorriso
O que é preciso para ser feliz?

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz

Depois que eu terminei de repetir
Seus olhos não saíram do papel
Toquei no seu rostinho a sorrir
Pedi que ao transmitir fosse fiel
E ela deu-me um beijo demorado
E ao meu lado foi dizendo assim

Amar como Jesus amou
Sonhar como Jesus sonhou
Pensar como Jesus pensou
Viver como Jesus viveu
Sentir o que Jesus sentia
Sorrir como Jesus sorria
E ao chegar ao fim do dia
Eu sei que dormiria muito mais feliz


segunda-feira, 16 de junho de 2014

BRASILIDADE EM TEMPOS DE COPA DO MUNDO


Todos os brasileiros sentem-se tão patriotas nessa época de copa do mundo, que é impressionante. Em dia de jogo do Brasil, o país para. Nas ruas não é possível encontrar viva alma nas ruas no momento dos jogos. Todo mundo com camiseta verde-amarela da seleção (falsificadas ou não), pulseiras, colares e adereços afins, que façam referência à brasilidade, mas é só nessa época. Não vejo comoção tamanha no lançamento de nenhum filme brasileiro (nem nos da Globo Filmes).

Para ver jogo do Brasil, todo mundo é brasileiro, mas para assistir aos filmes nacionais nem tanto assim. Não é tão fácil encontrar alguém que se orgulhe de toda a nossa cinematografia e faça questão de ver tudo o que é feito aqui. Nesse ano, além de Até que a sorte nos separe 2 (3.933.448 espectadores), S.O.S. – Mulheres ao mar (1.715.734), Crô – O filme (1.699.793) e Muita calma nessa hora 2 (1.385.561)  nenhum outro filme nacional conseguiu alcançar 1 milhão de espectadores, nem mesmo a biografia do ex-presidente Getúlio Vargas (Getúlio), ou filmes premiados em vários festivais como Praia do Futuro e Hoje eu quero voltar sozinho que nem conseguiram alcançar 200.000 espectadores.


Não sou contra o futebol brasileiro. Torço como todo mundo e também uso a camiseta da seleção, participo de bolões e quero que o Brasil seja vencedor do mundial, só não consigo entender por que os meus compatriotas não podem gostar tanto dos filmes nacionais quanto gostam de futebol, afinal a copa do mundo só acontece a cada quatro anos, mas os filmes brasileiros estreiam sempre. Então por que não assisti-los? 



sábado, 14 de junho de 2014

ENTÃO, É AMOR


O cinema sempre mostrou personagens apaixonados, sejam eles namorados, amantes ou cônjuges e o público gosta de ver esses romances, tanto os possíveis quantos os impossíveis. Esses últimos são muito mais emocionantes, mas mesmo assim não gosto de finais infelizes. O casal pode até sofrer durante toda a sua trajetória, mas o desfecho tem que ser feliz para que o público sinta-se gratificado com o que vê e continue acreditando que tudo pode dar certo (pelo menos no cinema).

Parte dos espectadores prefere as tragédias e não há como negar que elas são mais belas e que se tornam inesquecíveis por causa da impossibilidade do amor que representam. Será que Romeu e Julieta seriam tão “conhecidos” se não morressem no final da peça ou das várias adaptações para o cinema (Olívia Hussey e Leonard Whitting na versão de Zeffireli e Leonardo DiCaprio e Claire Danes na versão de Baz Luhrmann)?


Os filmes sempre comprovam que o amor pode acontecer em todas as idades: na infância e pré-adolescência como mostraram Macaulay Culkin e Anna Chlumsky em Meu primeiro amor (um romance também fadado à tragédia); na adolescência como em A inocência do primeiro amor; na juventude: A primeira noite de um homem, O primeiro amor de um homem e Titanic; e na vida adulta, que são a maioria: Vivien Leigh e Clark Gable em ...E o vento levou, Andy Garcia em Quando um homem ama uma mulher, Sandra Bulllock em Quando o amor acontece, Carolina Ferraz e Murilo Benício em Amores Possíveis, Kevin Costner e Whitney Houston em O guarda-costas, Julia Roberts e Richard Gere em Uma linda mulher e na terceira idade (O amor é para sempre com Jéssica Tandy e Hume Cronyn).


Não há como esquecer os romances homossexuais: O beijo da mulher aranha, O segredo de Brokeback Mountain, Milk – A voz da igualdade ou aqueles que nem a morte consegue separar: Ghost – Do outro lado da vida, Amor além da vida...

Com certeza me esqueci de vários romances que me marcaram, mas essa lista não é definitiva, aliás nenhuma lista é. Na verdade todos os filmes de uma forma ou de outra falam de amor: do amor adormecido, do amor descoberto, do amor negado, do amor impossível, enfim do amor inevitável.



quinta-feira, 12 de junho de 2014

CANTA BRASIL


A Copa do Mundo começa hoje com jogo do Brasil às 17 horas. O país deve parar como sempre acontece. Quanto mais agora que a copa acontece em nossa pátria. Pensando na data, lembrei-me da música Canta Brasil de Gal Costa, que foi abertura da novela Deus nos acuda (1992).

Canta Brasil
Alcyr Pires Vermelho/ David Nasser


As selvas te deram nas noites teus ritmos bárbaros
E os negros trouxeram de longe reservas de pranto
Os brancos falaram de amor em suas canções
E dessa mistura de vozes nasceu o teu canto



Brasil,
Minha voz enternecida
Já adorou os teus brasões
Na expressão mais comovida
Das mais ardentes canções
Também na beleza desse céu
Onde o azul é mais azul
Na aquarela do Brasil
Eu cantei de norte a sul
Mas agora o teu cantar
Meu Brasil quero escutar
Nas preces da sertaneja
Nas ondas do rio-mar
Oh,esse rio turbilhão
Entre selvas de rojão
Continente a caminhar

No céu,no mar,na terra
Canta Brasil.
No céu,no mar,na terra
Canta Brasil.



terça-feira, 10 de junho de 2014

HELENA RAMOS


O Canal Brasil produziu há alguns anos um curta-metragem sobre a rainha da pornochanchada, Helena Ramos, dirigido por Paula Mercedes.

O filme tem 23 minutos de duração e traz cenas de vários de seus filmes, como: "As cangaceiras eróticas (sua estreia em 1974), O clube das infiéis (1975), Kung Fu contra as bonecas (1976), O bem dotado - O homem de Itu (1977), Iracema - A virgem dos lábios de mel (1979), Mulher, mulher (1979), A mulher sensual (1981), Crazy - Um dia muito louco (1981), O seqüestro (1981) e seu filme de maior sucesso, além de mais elogiado, Mulher Objeto (1981).

Essa paulista de 61 anos participou de 41 filmes e 3 novelas. Sua carreira no cinema durou 10 anos (de 1974 a 1984), sendo seu último filme, Volúpia de mulher. Seus filmes sempre foram marcados pela sensualidade, com cenas de nudez e sexo (simulado), onde obteve grande sucesso, sendo das atrizes mais conhecidas daquele período até hoje. Abandonou a carreira quando o cinema pornográfico invadiu o Brasil e como ela (e tantas outras atrizes) recusou se sujeitar a esses filmes, preferiu se afastar, mudou para os Estados Unidos com a filha e fez cursos de Artes plásticas e Fotografia.

O Canal Brasil é o grande responsável pela redescoberta de Helena Ramos, através da sessão "Como era gostoso o nosso cinema", exibida durante as madrugadas, onde quase todos os seus filmes foram mostrados.

Já tinha visto depoimentos dela em outro documentário do Canal: "Foi bom pra você, benzinho?" da jornalista Simone Zucolloto, que trazia também depoimentos de outros astros e estrelas daquela época, como David Cardoso, Carlo Mossy e Rossana Ghessa.


Sou fã confesso de Helena Ramos, já vi 30 de seus filmes (por enquanto) e adorei esse documentário. Uma pena ser tão curto! 

Ela faz aniversário no dia 10 de março, um dia depois do meu. Olha que coincidência...


domingo, 8 de junho de 2014

FUTEBOL E CINEMA


Com a proximidade da Copa do Mundo, os ânimos ficam aflorados e todo mundo se liga para acompanhar notícias sobre os jogadores e a seleção brasileira em si.

O cinema retratou diversas vezes essa paixão nacional. Estima-se que mais de 120 longas nacionais trataram do tema até hoje.

Mane Garricha, o anjo das pernas tortas, foi documentado por Joaquim Pedro de Andrade em Garrincha – Alegria do povo, um filme bastante popular e exibido com frequência no Canal Brasil. Garrricha ainda teve sua trajetória contada no documentário MANÉ GARRINCHA (1978) e no ficção GARRINCHA – ESTRELA SOLITÁRIA (2003), onde foi vivido por André Gonçalves.


No entanto, Pelé é o craque com o maior número de aparições no cinema, além de ISTO É PELÉ (1974) e PELÉ ETERNO (2004). Pelé ainda atuou como ator em OS TROMBADINHAS (1979), OS TRAPALHÕES E O REI DO FUTEBOL (1986) e FUGA PARA A VITÓRIA (1981) em que contracenou com Sylvester Stallone.

Subterrâneos do futebol (1965) em que Maurice Capovilla denuncia as contradição de um então país de analfabetos.

Conversa com JH (2013) (94’) – Um homem de personalidade forte e polêmico, capaz de provocar as mais diferentes emoções. Assim é João Havelange, primeiro e único brasileiro a presidir a FIFA, órgão máximo do futebol, por mais de 20 anos. Ernesto Rodrigues, autor do livro Jogo Duro – A História de João Havelange, reuniu trechos de 25 horas de gravação e 150 entrevistas para a coprodução entre Canal Brasil e Bizum Comunicação.

Dossiê 50: Comício a Favor dos Náufragos (2013) (82’) – Fruto de uma grande reportagem de Geneton Moraes Neto (TV Globo e Globonews), o filme é uma chance rara de ouvir todos os 11 titulares que disputaram no gramado do Maracanã, no dia 16 de julho de 1950, o jogo mais dramático da história da seleção brasileira: a decisão da Copa do Mundo contra o Uruguai, diante da maior plateia até hoje reunida num estádio.

Cena de Boleiros - Era uma vez o futebol

Podemos citar ainda,
Decisão (1997)
Boleiros – Era uma vez o futebol (1998) de Ugo Giorgetti
Rádio Gogó (1998)
Fluminense Futebol Club – Centenário de uma paixão (2002)
O casamento de Romeu e Julieta (2005) de Bruno Barreto
Boleiros 2 – Vencedores e vencidos (2006) de Ugo Giorgetti
Mário Filho – O criador das multidões (2008)
Um artilheiro no meu coração (2008) de Diego Trajano, Lucas Fittipaldi e Mellyna Reis.
Fome de bola (2009)
Zico na rede (2009)
Mundialito (2010)
João Saldanha (2011)
Copa União (2012) e

Santos – 100 anos de futebol arte


sexta-feira, 6 de junho de 2014

AS ANIMAÇÕES MAIS LUCRATIVAS


Frozen – Uma aventura congelante se tornou a animação mais assistida de todos os tempos, com uma bilheteria mundial de mais de 1 bilhão de dólares.

Já foi o tempo em que essas produções eram assistidas apenas por crianças. Seus enredos hoje são feitos para toda a família, o que comprova a lista a seguir com as animações mais lucrativas:

Frozen: Uma aventura congelante –  $ 1.200.000.000
Toy story 3 -                                      $ 1.063.371.911
Meu malvado favorito 2 –                 $    970.761.885
Procurando Nemo -                           $    936.743.261
Shrek 2 -                                            $    919.838.752
A era do gelo 3 –                               $    886.386.817
A era do gelo 4 -                                $    877.244.782
Shrek terceiro –                                  $   796.956.162
Shrek para sempre –                           $   752.600.867
Madagascar 3: Os procurados -         $    746.921.274
Universidade monstros –                   $    743.599.607
Up: Altas aventuras -                         $    731.342.744
Kung fu panda 2 -                             $     665.692.281
A era do gelo 2 –                               $    655.388.158
Kung fu panda -                                $    631.744.560
Os Incríveis –                                    $    631.442.092
Ratatouille -                                       $    623.722.818
Madagascar 2: A grande escapada -  $    603.908.304
Gato de botas –                                 $    594.709.226
Enrolados –                                        $    591.794.936
Os croods -                                        $    587.204.668
Os Smurfs –                                       $    563.700.000
Monstros S.A. –                                 $    562.816.256
Carros 2 -                                           $    556.852.300
Meu malvado favorito -                     $    543.113.985
Valente –                                           $    538.788.207
Madagascar -                                     $    532.680.671
Os Simpsons: O filme -                      $    527.071.022
Wall – E -                                           $    521.311.860
Como treinar o seu dragão -              $    494.878.759
Shrek -                                               $    484.409.218
Rio -                                                   $    484.635.760
Detona Ralph -                                  $    471.222.889
Carros –                                             $    461.983.149
Alvin e os esquilos 2 –                       $    443.100.000
Uma aventura Lego -                         $    402.806.000
Happy Feet – O pingüim -                 $    384.335.608
A era do gelo -                                   $    383.257.136
As aventuras de Tintim -                   $    373.993.951
O espanta tubarões –                         $    367.275.019
Monstros Vs. Alienígenas -               $    361.509.870
Alvin e os esquilos -                           $    361.300.000
Hotel Transilvânia –                           $    358.375.603
O Lórax: Em busca da trúfula perdida – $ 348.840.316
Os Smurfs 2 –                                     $    347.500.000
Alvin e os esquilos 3 -                        $    342.700.000
A origem dos guardiões -                  $     306.900.000
  

quarta-feira, 4 de junho de 2014

BILHETERIA DOS FILMES NACIONAIS LANÇADOS EM 2013


Depois de muito procurar, encontrei no site do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) as bilheterias de todos os filmes nacionais lançados em 2013, no período de 04/01/2013 a 02/01/2014.

Já vi 60 dos 128 filmes lançados.

Confira abaixo, os títulos dos filmes com respectivo gênero, data de lançamento nos cinemas, número de cópias, público e renda em reais.


#
Título
Gênero
Data de Lançamento
Salas no Lançamento
Público
Renda (R$)
1
Minha mãe é uma peça
Ficção
21/06/2013
407
4.600.145
49.533.218
2
Meu Passado me Condena
Ficção
25/10/2013
421
3.137.795
34.802.425
3
Vai que dá certo
Ficção
22/03/2013
469
2.729.340
28.990.666
4
Somos tão jovens
Ficção
03/05/2013
565
1.715.763
18.253.649
5
Crô - O Filme
Ficção
29/11/2013
467
1.652.949
18.078.148
6
Faroeste caboclo
Ficção
30/05/2013
356
1.469.743
15.559.965
7
O Concurso
Ficção
19/07/2013
355
1.320.102
14.125.214
8
Mato sem cachorro
Ficção
04/10/2013
377
1.134.563
11.586.523
9
Até que a Sorte nos Separe 2
Ficção
27/12/2013
778
1.047.498
12.151.889
10
O Tempo e o Vento
Ficção
20/09/2013
43
711.435
7.720.935
11
Cine Holliúdy
Ficção
09/08/2013
10
485.025
5.022.816
12
Odeio o dia dos namorados
Ficção
07/06/2013
325
457.523
4.492.895
13
Serra Pelada
Ficção
18/10/2013
332
405.609
4.219.132
14
Se puder...dirija!
Ficção
30/08/2013
471
360.808
4.454.754
15
Tainá - A Origem
Ficção
08/02/2013
194
353.690
3.099.476
16
A Busca
Ficção
15/03/2013
154
352.914
3.686.890
17
Flores Raras
Ficção
16/08/2013
95
275.484
3.402.105
18
Giovanni Improtta
Ficção
17/05/2013
202
188.436
1.964.093
19
Colegas
Ficção
01/03/2013
141
163.624
1.721.553
20
Casa da mãe Joana 2
Ficção
06/09/2013
187
152.596
1.599.981
21
Vendo ou alugo
Ficção
09/08/2013
179
152.303
1.648.360
22
Minhocas
Animação
20/12/2013
126
125.270
1.300.441
23
O Som ao Redor
Ficção
04/01/2013
13
94.280
968.981
24
Meu pé de laranja-lima
Ficção
19/04/2013
101
68.981
660.763
25
Elena
Documentário
10/05/2013
14
57.773
695.554
26
Uma história de amor e fúria
Animação
05/04/2013
65
30.456
296.444
27
Tatuagem
Ficção
15/11/2013
19
30.428
333.789
28
O Renascimento do Parto - O filme
Documentário
09/08/2013
6
29.017
318.706
29
O dia que durou 21 anos
Documentário
29/03/2013
10
25.085
262.474
30
Tabu
Ficção
28/06/2013
3
20.233
226.818
31
Carreras
Ficção
09/08/2013
3
16.908
76.448
32
Bonitinha, mas ordinária
Ficção
24/05/2013
44
13.997
139.529
33
Na quadrada das águas perdidas
Ficção
26/04/2013
2
13.929
64.197
34
O abismo prateado
Ficção
26/04/2013
5
11.478
119.894
35
Jorge Mautner - O Filho do Holocausto
Documentário
01/02/2013
31
9.684
102.803
36
Angie
Ficção
12/04/2013
46
9.115
99.349
37
A luz do Tom
Documentário
08/02/2013
10
8.831
94.503
38
Dossiê Jango
Documentário
05/07/2013
8
8.097
96.524
39
Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu To fazendo com a minha vida
Ficção
20/12/2013
17
7.956
93.945
40
Cidade Cinza
Documentário
22/11/2013
12
7.696
94.554
41
Hoje
Ficção
19/04/2013
12
7.525
88.488
42
A coleção invisível
Ficção
06/09/2013
20
7.282
62.955
43
A memória que me contam
Ficção
14/06/2013
6
6.204
68.729
44
Habi, A Estrangeira
Ficção
15/11/2013
6
5.681
73.133
45
Francisco Brennand
Documentário
15/03/2013
9
5.277
53.636
46
O Exercício do Caos
Ficção
08/11/2013
9
4.859
37.212
47
O estranho caso de Angélica
Ficção
30/08/2013
1
4.824
57.548
48
Margaret Mee e a flor da lua
Documentário
26/04/2013
11
4.751
55.148
49
Sobral - o Homem que Não tinha Preço
Documentário
01/11/2013
14
4.550
51.515
50
Juan e a bailarina
Ficção
12/04/2013
9
4.224
49.805
51
O Carteiro
Ficção
12/04/2013
24
4.162
39.378
52
Boa sorte, meu amor
Ficção
23/08/2013
1
4.032
31.674
53
O Inventor de Sonhos
Ficção
11/10/2013
34
3.708
41.410
54
Doméstica
Documentário
01/05/2013
3
3.222
24.249
55
Super Nada
Ficção
15/03/2013
7
2.842
29.434
56
Fla x Flu - 40 Minutos antes do Nada
Documentário
25/10/2013
6
2.591
35.004
57
Paulo Moura - Alma Brasileira
Documentário
03/05/2013
7
2.585
31.044
58
Santo Marcos, Goleiro de Placa
Documentário
22/11/2013
11
2.557
32.998
59
Por que você partiu?
Documentário
16/08/2013
3
2.487
34.575
60
Vazio Coração
Ficção
22/11/2013
28
2.479
27.564
61
Mundo invisível
Documentário
07/06/2013
5
2.402
30.137
62
Cores
Ficção
10/05/2013
5
2.356
21.845
63
Artigas - La redota
Ficção
24/05/2013
3
2.318
22.520
64
A Batalha do passinho
Documentário
11/10/2013
6
2.285
17.782
65
Raça
Documentário
17/05/2013
4
2.112
24.602
66
O que se move
Ficção
10/05/2013
6
1.975
22.514
67
Solidões
Ficção
01/11/2013
6
1.971
29.109
68
Esse amor que nos consome
Ficção
06/09/2013
4
1.906
14.847
69
A última estação
Ficção
27/09/2013
13
1.847
20.991
70
Pra lá do mundo
Documentário
14/06/2013
3
1.808
11.572
71
Trampolim do Forte
Ficção
08/11/2013
4
1.800
15.016
72
O País do Desejo
Ficção
25/01/2013
9
1.699
18.040
73
O Brasil deu certo. E agora?
Documentário
03/05/2013
1
1.655
21.355
74
Corda Bamba
Ficção
11/10/2013
8
1.591
14.829
75
Nove crônicas para um coração aos berros
Ficção
04/10/2013
2
1.490
11.435
76
Repare Bem
Documentário
23/08/2013
5
1.486
17.939
77
Morro dos Prazeres
Documentário
29/11/2013
4
1.461
19.252
78
Olhe pra mim de novo
Documentário
24/05/2013
2
1.431
6.026
79
A alma da gente
Documentário
23/08/2013
6
1.401
16.360
80
A cidade é uma só?
Documentário
12/07/2013
6
1.379
14.030
81
Lira Paulistana e a Vanguarda Paulista
Documentário
15/11/2013
2
1.334
17.278
82
Ensaio
Ficção
29/11/2013
8
1.293
15.692
83
Filme Jardim Atlântico
Ficção
15/03/2013
1
1.102
4.554
84
Rânia
Ficção
22/03/2013
4
971
9.544
85
O Primeiro Dia de um Ano Qualquer
Ficção
29/11/2013
2
966
12.809
86
Anita e Garibaldi
Ficção
06/12/2013
10
942
10.729
87
Rapsódia Armênia
Ficção
13/09/2013
1
867
13.261
88
Serra pelada – A lenda da montanha de ouro
Documentário
25/10/2013
3
861
6.972
89
Laura
Documentário
01/11/2013
3
851
10.672
90
As hiper mulheres
Documentário
07/06/2013
3
799
7.792
91
Segredos da tribo
Documentário
22/02/2013
2
775
6.272
92
Hijab, Mulheres de Véu
Documentário
06/09/2013
4
769
10.007
93
Cuica de Santo Amaro
Documentário
23/08/2013
3
750
5.939
94
Kátia
Documentário
29/03/2013
1
747
6.899
95
São Silvestre
Documentário
27/12/2013
3
705
9.464
96
Paixão e Acaso
Ficção
29/11/2013
2
704
9.087
97
Fora do figurino
Documentário
22/03/2013
3
686
8.476
98
Doce Amianto
Ficção
29/11/2013
5
634
4.924
99
Coração do Brasil
Documentário
19/04/2013
6
631
5.815
100
Educação Sentimental
Ficção
13/12/2013
3
617
8.004
101
Mataram meu Irmão
Documentário
22/11/2013
1
553
3.940
102
Tokiori - Dobras do Tempo
Documentário
22/11/2013
1
540
5.263
103
Corpo Presente
Ficção
11/10/2013
1
533
6.834
104
Chamada a cobrar
Ficção
21/06/2013
1
527
6.480
105
A Floresta de Jonathas
Ficção
29/11/2013
1
525
5.584
106
Simone
Ficção
06/12/2013
5
524
3.399
107
Mulheres africanas - A rede invisível
Documentário
08/03/2013
5
521
6.179
108
Caleuche - O Chamado do Mar
Ficção
01/11/2013
2
497
6.528
109
Cru
Ficção
10/05/2013
1
496
4.753
110
Dores de amores
Ficção
13/09/2013
2
444
2.163
111
Xico stockinger
Documentário
13/09/2013
2
351
2.449
112
América – Uma história portuguesa
Ficção
22/02/2013
1
307
3.422
113
Noites de reis
Ficção
14/06/2013
5
281
3.514
114
Meu amigo Claudia
Documentário
30/05/2013
1
248
3.591
115
No lugar errado
Ficção
06/09/2013
2
220
1.861
116
Na carne e na alma
Ficção
04/01/2013
1
207
1.630
117
Mais uma Canção
Documentário
22/11/2013
2
183
1.414
118
Qualé o teu Negócio?
Documentário
29/11/2013
2
153
1.300
119
Pulmão da Arquibancada
Documentário
15/11/2013
2
150
2.021
120
Réquiem para Laura Martin
Ficção
07/06/2013
2
120
1.277
121
Amazônia Desconhecida
Documentário
06/12/2013
1
67
425
122
Sorria, Você esta na Barra
Documentário
09/08/2013
2
62
798
123
Satyrianas, 78horas em 78 min
Documentário
13/09/2013
1
54
926
124
Por Trás do Véu
Documentário
20/09/2013
1
15
232
125
Quase um tango
Ficção
16/08/2013
ND
ND
ND
126
Fragmentos de Paixão
Documentário
11/10/2013
ND
ND
ND
127
As horas vulgares
Ficção
09/08/2013
ND
ND
ND
128
A Nave, uma viagem com a Jazz Sinfônica de São Paulo
Documentário
05/11/2013
ND
ND
ND