sexta-feira, 29 de maio de 2015

BILHETERIA DOS FILMES NACIONAIS LANÇADOS EM 2015


Com exceção de Loucas pra casar, os filmes nacionais lançados em 2015, não estão conseguindo atingir números satisfatórios de telespectadores e nenhum outro conseguiu ultrapassar a barreira do 1 milhão. Claro que o lançamento de blockbusters americanos como Velozes e Furiosos 7, Vingadores - Era de Ultron e Mad Max - Estrada da Fúria atrapalhou um bocado.

Nem mesmo filmes que pareciam ter apelo popular como as comédias românticas Ponte Aérea e Divã a 2 conseguiram grandes resultados. O primeiro está quase alcançando 35 mil espectadores e o 2º, 146 mil.

Confira abaixo a lista de todos os filmes lançados em 2015 e suas respectivas bilheterias:


quarta-feira, 27 de maio de 2015

REVISTA DIZ QUE BRAD PITT É BISSEXUAL


A mesma revista Star, que já tinha noticiado um suposto romance entre Tom Cruise e John Travolta e o desmentiu poucos dias depois, agora lança sua mira pro lado de Brad Pitt, dizendo que ele é bissexual.


A publicação americana, assegurou que o ator de Hollywood sai com homens há pelo menos 10 anos, a informação teria partido de uma fonte da revista. Por sinal, a publicação não hesitou em dar detalhes sobre a possível bissexualidade de Brad Pitt, destacando que o ator teria entrado em contato com Cameron Fox, um ator de filmes  para adultos, e o encontrou em um hotel da cidade californiana de Monterrey, mas logo desistiu de ‘ficar’ com ele porque ele ‘não era como aparecia na Internet’.

As escapadas de Pitt com homens, também seriam de conhecimento de sua esposa, a atriz
 Angelina Jolie. Por sinal, Jolie que é bissexual, não tem ciúmes, das relações extraconjugais do marido, já que também se relaciona com pessoas do mesmo sexo, mesmo estando casada.

segunda-feira, 25 de maio de 2015

OS VENCEDORES DO FESTIVAL DE CANNES 2015

O diretor francês Jacques Audiard discursa após receber a Palma de Ouro


O filme "Dheepan", do francês Jacques Audiard, recebeu na noite deste domingo (24), no Festival de Cannes, a Palma de Ouro da 68ª edição.

O filme, que não era um dos favoritos para levar o prêmio principal do festival, conta a história de um ex-guerrilheiro do grupo Tigres de Libertação da Pátria Tamil do Sri Lanka que chega a França com um passaporte falso, ao lado de uma jovem e de uma criança que se passam por sua família.

O filme de Audiard conta a história de um ex-guerrilheiro dos Tigres de Libertação do Eelam Tâmil do Sri Lanka que chega à França com um passaporte falso acompanhado por uma jovem e uma menina que se passam por sua família. Depois de receber asilo político, ele encontra um trabalho de porteiro em um gueto, reduto de imigrantes, de exclusão e de pobreza. "Dheepan", interpretado por Jesuthasan Antonythasan, tenta construir uma vida familiar com essas duas desconhecidas.


O filme de Audiard tem bastante da própria vida do protagonista, que se envolveu na guerrilha independentista aos 16 anos, aos 19 fugiu para a Tailândia e quatro anos depois, em 1993, chegou à França, que lhe concedeu asilo político. "Me pareço em cerca de 50% a esse personagem", confessou o escritor e ator amador, segundo a France Presse.

Para o diretor francês o que mais lhe interessava nessa história era a "falsa família" que pouco a pouco vai se transformando em uma família de verdade, à medida que os três personagens aprendem a se conhecer, a se respeitar e a se amar. "Este homem antes lutava por razões políticas. Depois só lutou pelas pessoas que ama", explicou Jacques Audiard.

O húngaro Laszlo Nemes comemora o Grande Prêmio do Juri pelo filme Saul Fia

O filme "Saul Fia" ("Son of Saul"), uma impactante história em um campo de concentração, do jovem cineasta húngaro Laszlo Nemes, foi premiado com o Grande Prêmio do Festival de Cannes.
"Saul Fia" conta o drama de um prisioneiro em um campo de concentração que acredita descobrir o corpo de seu filho entre uma pilha de mortos na câmara de gás e em meio à barbárie nazista tenta enterrá-lo segundo o ritual judeu. "Este continente ainda está habitado pelo tema", disse Nemes ao receber o prêmio.

O taiwanês Hou-Hsiao Hisien recebe o prêmio de melhor diretor

O taiwanês Hou Hsiao-Hsien recebeu o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes pelo filme "The Assassin", sobre uma assassina na China da dinastia Tang.

Protagonizada pela grande estrela do cinema de Taiwan Shu Qi, o filme é construído como uma série de quadros e se mantém afastada do gênero das artes marciais, ainda que elas estejam presentes, maravilhosamente coreografadas.

Ambientado no século 9, o filme é visto como uma pintura antiga e difícil de ser entendido por uma visão ocidental.
O grego Yorgos Lanthimos ganhou o Prêmio do Júri por "The Lobster", protagonizado por Colin Farrell.

O diretor colombiano César Augusto Acevedo discursa após vencer o Câmera de Ouro

O filme "La tierra y la sombra", do colombiano César Acevedo, sobre as relações de uma família em uma plantação de açúcar, foi o vencedor da categoria Câmera de Ouro, que premia o melhor filme de um diretor estreante no Festival de Cannes. Exibido na "Semana da Crítica", o filme já havia recebido o Grande Prêmio desta mostra paralela.

O filme "Chronic" do mexicano Michel Franco, impactante retrato de um enfermeiro que cuida de pacientes em estado terminal interpretado pelo britânico Tim Roth, venceu o prêmio de melhor roteiro do Festival de Cannes.

Rodado em inglês, "Chronic" era o único filme da América Latina na mostra oficial este ano em Cannes, onde o cineasta mexicano de 35 anos foi premiado em 2012 na mostra Um Certo Olhar com "Después de Lucía".

A americana Rooney Mara ("Carol") e a francesa Emmanuelle Bercot ("Mon Roi") foram anunciadas neste domingo como as vencedoras do prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes.
A decisão do júri pegou quase todos de surpresa, já que muitos apostavam em um prêmio para a australiana Cate Blanchett, que interpreta a mulher que se apaixona pela personagem de Rooney Mara no filme "Carol", do americano Todd Haynes.

O júri, presidido pelos irmãos Joel e Ethan Coen, decidiu dividir o prêmio entre Mara e Bercot, protagonista do filme "Mon Roi", da diretora francesa Maiwenn.

O ator francês Vincent Lindon venceu o prêmio de interpretação masculina do Festival de Cannes por seu papel de desempregado no filme "La loi du marché" "(A lei do mercado"), do diretor francês Stéphane Brizé.

No filme, que faz um retrato demolidor das consequências do capitalismo selvagem, Lindon interpreta Thierry, um homem desempregado há muito tempo, pai de um filho deficiente, que encontra um trabalho de segurança em um supermercado no qual deve espionar os empregadoss para que, após qualquer falha, eles sejam demitidos.


Fonte:
www.g1.globo.com

quarta-feira, 20 de maio de 2015

DIVULGADO TRAILER DE CHATÔ, O REI DO BRASIL


Depois de 20 anos de produção, foi divulgado no Youtube o trailer de Chatô, o rei do Brasil, dirigido por Guilherme Fontes e estrelado por Marco Ricca e Andreia Beltrão. O escritor Fernando Morais, autor do livro que inspirou o filme, também publicou o vídeo em seu Facebook.

Entre 1995 e 1999, Guilherme começou a captar R$ 12,5 milhões para a produção do filme, mas foi acusado de desvio de verbas e a produção foi interrompida.

Baseado na vida de Assis Chateubriand, responsável por trazer a televisão para o Brasil, as filmagens começaram em 1999, mas logo foram encerradas depois da suspeita de desvio. Três anos depois, as filmagens recomeçaram, mas o filme ficou engavetado. No ano passado, Guilherme prometeu lançá-lo, o que não aconteceu. Vamos ver se agora ele chega aos cinemas.



domingo, 17 de maio de 2015

OS FAMOSOS NO TAPETE VERMELHO DE CANNES


Tom Hardy, Charlize Theron e Nicholas Hoult
Teve início a 68ª edição do Festival de Cannes. Como sempre várias estrelas abrilhantaram o tapete vermelho.

Lupita Nyong'o


Katie Kloss

Charlize Theron e o namorado Sean Penn



Julianne Moore
Catherine Deneuve
Natalie Portman e o marido Benjamin Millepied

sexta-feira, 15 de maio de 2015

OS VENCEDORES DO CINE PE


Irandhir Santos em Permanência

Aconteceu de 02 a 08 de maio de 2015, a 19ª edição do Cine Pe. O filme Permanência, estrelado por Irandhir Santos surpreendeu como melhor filme, apesar do grande sucesso alcançado pelo filme português Cavalo Dinheiro.

MOSTRA COMPETITIVA DE LONGAS 

Melhor Filme: Permanência (PE), de Leonardo Lacca
Direção: Pedro Costa, por Cavalo Dinheiro (Portugal)
Roteiro: Pedro Costa, por Cavalo Dinheiro (Portugal)
Fotografia: Pedro Costa e Leonardo Simões, por Cavalo Dinheiro (Portugal)
Montagem: Karen Akerman, por Aqui Deste Lugar (SP)
Edição de Som: Miram Biderman, ABC e Ricardo Reis, por O Vendedor de Passados (RJ)
Trilha Sonora: Petrônio e as Criaturas, por O Gigantesco Ímã (PE)
Direção de Arte: Juliano Dornelles, por Permanência (PE)
Ator Coadjuvante: Genésio de Barros, por Permanência (PE)
Atriz Coadjuvante: Laila Pas, por Permanência (PE)
Ator: Lázaro Ramos, por O Vendedor de Passados (RJ)
Atriz: Rita Carelli, por Permanência (PE)
Prêmio do júri popular: Mães do Pina (PE), de Leo Falcão
Prêmio da Crítica (júri da Abraccine): Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa
Prêmio da Crítica (júri da Abraccine)Xirê, de Marcelo Pinheiro (PE)
Menção Honrosa da AbraccineO Poeta Americano (PE)

Cena de Cavalo Dinheiro

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS NACIONAIS

Melhor Filme: Até a China (RJ), de Marão
Direção: Cíntia Domit Bittar, por O Segredo da Família Urso (SC/SP)
Roteiro: Marão, por Até a China
Atriz: Liz Comerlatto, por O Segredo da Família Urso
Ator: Vinicius Tardio, por Vestibular (SP)
Fotografia: Kaue Zilli e Pepe Mendes, por Vestibular
Direção de Arte: Dicezar Leandro, por O Segredo da Família Urso
Edição de Som: Gustavo de Souza, por O Segredo da Família Urso
Trilha Sonora: Eduardo Braga, por Bajado (PE)
Montagem: Cao Guimarães, por Palace Hotel (MG)
Prêmio do Júri Popular: Até a China, de Marão

Prêmio Canal Brasil para o Melhor CurtaBajado, de Marcelo Pinheiro (PE)

MOSTRA COMPETITIVA DE CURTAS-METRAGENS PERNAMBUCANOS

Melhor Filme: Salu e o Cavalo Marinho, de Cecília da Fonte
Direção: Lírio Ferreira, por O Poeta Americano
Prêmio do Júri Popular para o Melhor Filme: Salu e o Cavalo Marinho

Menção honrosa do júri da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema): O Poeta Americano, de Lírio Ferreira.


quarta-feira, 13 de maio de 2015

06 FILMES SOBRE ESCRAVIDÃO


No dia 13 de abril de 1888 foi abolida a escravidão no Brasil, através da Lei Áurea, assinada pela Princesa Isabel.

Vamos relembrar 10 filmes em que o tema foi abordado:

1. Quilombo (1984) de Cacá Diegues

2. Ganga Zumba (1964) de Cacá Diegues

3. Sinhá Moça (1953) de Tom Payne

4. Cafundó

5. Xica da Silva (1976) de Cacá Diegues

6. Quanto vale ou é por quilo? de Sérgio Bianchi

sexta-feira, 8 de maio de 2015

MÃE É MÃE



No dia das mães, todas as homenagens feitas são poucas, pois ninguém nesse mundo é capaz de nos amar como nossas mães. Só elas são capazes de fazer qualquer coisa por nós, até dar suas próprias vidas.

São diversos os filmes que falam desse importante papel que elas desempenham por toda a sua vida. Vejamos alguns deles:

MÃE É MÃE (EUA, 1996)
 Albert Brooks, abalado por seu segundo divórcio, vai passar uns dias na casa de sua mãe, há anos viúva (Debbie Reynolds). Muita análise psicológica em torno de uma conturbada relação entre mãe e filho. Foi também o retorno de Debbie ao cinema depois de vários anos de ausência.

MÃE CORAGEM (Itália, 1989)
 Durante a 2ª guerra mundial, mãe e filha são estupradas por soldados marroquinos e tentam sobreviver a uma Itália devastada. Era o retorno de Sophia Loren no remake do filme Duas mulheres (1961) de Vitorio De Sica, que deu a Sophia o Oscar de melhor atriz.

MÃES EM LUTA (Irlanda, 1995)
 Vinte e um presos são detidos como criminosos comuns e fazem greve de fome para serem reconhecidos como criminosos políticos. Suas mães unem-se para exigir uma ação concreta do governo britânico.


MARCAS DO DESTINO (EUA, 1985)
 A luta de uma mãe (Cher) para criar o filho que tem uma doença rara que deforma o rosto e inicia um romance com uma menina cega. Belíssimo!


MAMÃE NÃO QUER QUE EU CASE (EUA, 1991)
Policial de Chicago (John Candy) solteirão e dominado pela mãe (Maureen O’Hara) apaixona-se pela tímida filha do dono de uma funerária. A mãe como o próprio título diz, não quer que ele case de forma alguma. Macaulay Culkin faz uma ponta.


MAMÃEZINHA QUERIDA (EUA, 1981)
 Atriz de Hollywood (Faye Dunaway) mantém relacionamento conflituoso com a filha adotiva (Diana Scarwid). Adaptação do livro de Chistina Crowford, filha de Joan Crowford em que ela retrata os maus tratos que teria recebido na infância. Chocante para os fãs de Joan.


MAMÃE É DE MORTE (EUA, 1994)
Mãe de família torna-se serial killer, já que tem o hábito de resolver seus problemas de forma rápida e violenta, eliminando todos que atravessam seu caminho. Hilário filme estrelado por Kathleen Turner.

MAMÃE FAZ 100 ANOS (Espanha, 1980)
O centésimo aniversário da matriarca (Geraldine Chaplin) reúne uma estranha família num casarão espanhol. Grande filme de Carlos, continuação de Ana e os lobos (1972).


JOGUE A MAMÃE DO TREM (EUA, 1987)
Professor irritado com a ex-mulher (Danny DeVito) e aluno com mãe megera (Billy Cristal) fazem um pacto: cada um deve eliminar o desafeto do outro. Paródia hilária de Pacto Sinistro de Hithcock.

LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD (EUA, 1990)
Por exigência dos estúdios, atriz de segunda (Meryl Streep) volta a morar com mãe (Shirley MacLaine), atriz de meia idade, famosa e alcoólatra. As duas passam a limpo suas vidas no meio de muitas farpas.


SONATA DE OUTONO (Suécia, 1978)
O filme de Bergman que eu mais gosto. Depois da morte do companheiro, famosa concertista de piano (Ingrid Bergman) decide visitar a filha que não vê há mais de sete anos (Liv Ullmann). O jogo da verdade e amargura ao qual as duas se entregam, faz vir a tona velhos rancores e amarguras.


MINHA MÃE É UMA SEREIA (EUA, 1990)
Adorava ver e rever esse filme na Sessão da Tarde da Globo. Cher vive a mãe de Winona Ryder e Christina Ricci que tem que se conformar em ficar mudando sempre de cidade, até que a mãe encontra um homem sério (Bob Hoskins).

MÃE E FILHA (Rússia, 1997)
Um filho cuida de sua mãe que adoeceu. Os dois passeiam pelo campo, ele lê poemas e cartões postais no filme que revelou o diretor Aleksandr Sokuvok.

MÃE POR ACASO (EUA, 1939)
Funcionária de loja é confundida com a mãe de um bebê abandonado na porta de um orfanato. Grande interpretação de Ginger Rogers.


MINHA MÃE GOSTA DE MULHER (Espanha, 2002)
Uma famosa pianista, mãe de três filhos, se apaixona por uma jovem emigrante ilegal tcheca. A notícia provoca uma reação confusa em uma das filhas, que tenta separa-las.

MAMMA ROMA (Ilália, 1962)
Prostituta (Anna Magnani) que agora tem uma banca na feira, tem problemas quando o filho de 16 anos vai morar com ela e se envolve na vida de crimes. Segundo longa de Píer Paolo Pasolini.


AS MÃES DE CHICO XAVIER (Brasil, 2011)
Este filme encerrou as comemorações dos 100 anos de nascimento de Chico Xavier. Nelson Xavier revive o papel do médium. É a história de duas mães que perdem seus filhos e tem que lidar com a dor da perda e uma terceira que pensa em abortar. Cartas psicografadas as ajudarão.


quarta-feira, 6 de maio de 2015

ENTRE ABELHAS


Assisti no domingo passado o brilhante filme Entre Abelhas, a primeira comédia dramática de Fábio Porchat, mais acostumado às comédias rasgadas como Totalmente inocentes (2012), Vai que dá certo (2013), O concurso (2013) e Meu passado me condena (2012).

Ele vive Bruno, um homem recém separado da mulher (Giovanna Lancelotti), que de repente para de ver as pessoas e não consegue entender o que está acontecendo. Buscando uma solução, tem a ajuda da mãe (Irene Ravache) e de um psiquiatra (Marcos Valle). O cartaz já lança a pergunta crucial: O que você faria se parasse de ver as pessoas? Você já pensou?

Sei de várias pessoas que eu parei de ver, como alguns meninos que estudaram comigo no ensino fundamental ou os colegas da faculdade e da pós-graduação que talvez eu não veja nunca mais, já que moram em outra cidade. Alguns eu até me lembro do rosto, mas nada mais do que isso. 

Quando publiquei essa mesma foto que estampa a postagem no facebook com a mesma pergunta do cartaz, uma amiga respondeu que seria sincera e que se não visse algumas pessoas seria um favor, já que há algumas pessoas são bem complicadas de se conviver. E isso é verdade, infelizmente.

Nos créditos finais toca a música I can see clearly now de Johnny Nash, que também foi gravada por Jimmy Cliff e que resume todo o filme: Eu posso ver claramente agora.


I CAN SEE CLEARLY NOW
Johnny Nash

I can see clearly now, the rain is gone,
I can see all obstacles in my way
Gone are the dark clouds that had me blind
It's gonna be a bright (bright), bright (bright)
Sun-Shiny day.

I think I can make it now, the pain is gone
All of the bad feelings have disappeared
Here is the rainbow I've been prayin' for
It's gonna be a bright (bright), bright (bright)
Sun-Shiny day.

Look all around, there's nothin' but blue skies
Look straight ahead, nothin' but blue skies

I can see clearly now, the rain is gone,
I can see all obstacles in my way
Gone are the dark clouds that had me blind
It's gonna be a bright (bright), bright (bright)
Sun-Shiny day.
(x3)


EU POSSO VER CLARAMENTE AGORA

Eu posso ver claramente agora, a chuva se foi
Eu posso ver todos os obstáculos no meu caminho
Longe vão as nuvens negras que me cegavam
Vai ser um (brilhante) brilhante (brilhante) , brilhante
Sun-brilhante dia

Eu acho que posso fazer isso agora, a dor se foi
Todos os sentimentos ruins desapareceram
Aqui está o arco-íris que eu tenho rezado para
Vai ser um (brilhante) brilhante (brilhante) , brilhante
Dia brilhante

Olhe ao redor, não há nada além de céu azul
Olhe para frente, nada além de céu azul

Eu posso ver claramente agora, a chuva se foi
Eu posso ver todos os obstáculos no meu caminho
Longe vão as nuvens negras que me cegavam
Vai ser um (brilhante) brilhante (brilhante) , brilhante
Dia brilhante. (X3)


segunda-feira, 4 de maio de 2015

TODOS OS FILMES DE JASON STATHAM


Na postagem sobre todos os filmes de Tom Cruise, comentei que na tinha visto também todos os filmes de Jason Statham, o maior astro dos filmes de ação atualmente.

Jason Michael Statham nasceu em Chesterfield (Inglaterra) em 12 de setembro de de 1967 e além de ator, é também lutador de artes marciais e mergulhador profissional. Está explicada toda a sua desenvoltura nas cenas de luta.


Estreou no cinema em Jogos, Trapaças e dois canos fumegantes (1998) de Guy Ritchie depois atuou no filme seguinte do diretor, Snatch – Porcos e diamantes (2000), mas o sucesso só aconteceria quando ele foi para os Estados Unidos e virou astro das séries Carga Explosiva (2002, 2005 e 2008), Adrenalina (2006 e 2009) e Os mercenários (2010, 2012 e 2014), mas foram vários os sucessos, inclusive como dublador na animação Gnomeu e Julieta (2011), mas nada que se compara aos filmes de ação. O último foi o vilão de Velozes e furiosos 7.

Seus próximos filmes a serem lançados são Carta selvagem (2015) e A espiã que sabia de menos (2015), mas já está em pós-produção Mechanic: Ressurrection (2016)


1.                  Velozes e furiosos 7 (2015)
2.                  Os mercenários 3 (2014)
3.                  Linha de frente (2013)
4.                  Redenção (2013)
5.                  Velozes e furiosos 6 (2013)
6.                  Parker (2012)
7.                  Os mercenários 2 (2012) .... Lee Christmas
8.                  O Código (Safe) (2012)
9.                  Os Especialistas (2011)  Danny Bryce
11.              Gnomeu e Julieta (2011) (voz) .... Tybalt
12.              Assassino à Preço Fixo (2011) .... Arthur Bishop
13.              Os Mercenários (2010) .... Lee Christmas
14.              13 (2010) .... Jasper
16.              Carga Explosiva 3 (2008) .... Frank Martin
17.              Corrida Mortal (2008) .... Jensen Ames
18.              Efeito Dominó (2008) .... Terry Leather
19.              Rogue – O assassino (War) (2007) .... Crawford
20.              Em Nome do Rei (2007) .... Fazendeiro
21.              Adrenalina (2006) .... Chev Chelios
22.              A Pantera Cor de Rosa (2006) (sem créditos) .... Yves Gluant
23.              Caos (2005/II) .... Quentin Conners
24.              Revólver (2005/I) .... Jake Green
25.              London (2005/I) .... Bateman
26.              Carga Explosiva 2 (2005) .... Frank Martin
27.              Celular - Um Grito de Socorro (2004) .... Ethan
28.              Colateral (2004) .... Airport Man
29.              Uma Saída de Mestre (2003) .... Handsome Rob
30.              Carga Explosiva (2002) .... Frank Martin
31.              Penalidade Máxima (2001) .... Monk
32.              O Confronto (2001) .... MVA Agent Evan Funsch
33.              Fantasmas de Marte (2001) .... Sgt Jericho Butler
34.              Vencendo na marra (Turn It Up) (2000) .... Mr. B
35.              Snatch - Porcos E Diamantes (2000) .... Turkish