![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhATXC2qkI1ZJVEqtprT2EFn9Q72PwN6HOM9AyRdAqALALUJJVcRQ2wN7tKV5GatarFSsZF4V3jD0SHBnrUBzBTbvj5GS5bxO_0XZM2eLUxQnNGrISf8JVWFj5cUcl-PTX25heZF-AVgH87/s320/persepolis.jpg)
Apesar de ser um desenho animado, Persépolis não é destinado às crianças. É um filme com tema forte e às vezes desagradável e é em preto e branco, com exceção de algumas cenas atuais com Marjane. Em um primeiro momento, a animação parece precária e os desenhos meio infantis, como se fossem feitos por uma criança mesmo, mas isso foi intencional para transmitir a inocência daquela criança crescendo em um mundo selvagem o qual ela não entende completamente.
Há vários momentos singelos, como a ligação de Marjane com sua avó, que a ensina como manter o seios sempre redondos e a ficar sempre perfumada, colocando jasmins no sutiã.
O filme é carregado de cultura pop americana. Marjane é apaixonada por Iron Maiden e arrisca a pele para comprar uma fita cassete do grupo; suas colegas têm LPs do Bee Gees e do ABBA e em uma das cenas mais belas do filme, ela canta Eye of the tiger (do filme Rocky – Um lutador) quando consegue finalmente sair da depresssão.
Chiara Mastroianni (filha de Marcelo Mastroianni) e Catherine Deneuve dublam respectivamente, Marjane e sua mãe, nesse filme muito interessante que além de divertir ainda ensina sobre a história do Irã, do islamismo e de uma guerra que como todas as outras, a gente não entende muito bem porque começou e qual a sua utilidade. O DVD infelizmente não traz nenhum extra. (8,0)
Nenhum comentário:
Postar um comentário