quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

FILMES SOBRE A CHUVA


Não há como falar de filmes sobre a chuva sem lembrar imediatamente de CANTANDO NA CHUVA, onde Gene Kelly vive um ator do cinema mudo que sente dificuldades em fazer a transição para o cinema falado. Clássico indiscutível!


A chuva constante e a lama fazem parte do cotidiano dos habitantes de algum lugar da América do Sul. A paz acaba quando diversos bilhetes anônimos são distribuídos pela cidade delatando traições, assassinatos e segredos. O VENENO DA MADRUGADA, dirigido por Ruy Guerra é baseado na obra de Gabriel Garcia Marquéz. 


DEPOIS DA CHUVA - Um ronin desempregado, viajando com a esposa é obrigado a parar numa hospedaria devido a uma tempestade que deixa o lugar destruído. Ele decide ajudar e acaba sendo convidado para ser o mestre dos lutadores do feudo local.  Roteiro de Akira Kurosawa. 


CHUVA - Depois do término do namoro, Alma passa a viver em seu carro. Durante a chuva que castiga Buenos Aires, ela conhece Roberto.


MATRIX - Num futuro próximo, um jovem programador de computador, Keanu Reeves tem pesadelos recorrentes em que está conectado a cabos. Nesses sonhos, ele encontra Carrie-Anne Moss e Laurence Fishburne e descobre que é vítima da Matrix, que controla a mente das pessoas. Chove em cenas chaves do filme.


A TEMPESTADE - Durante uma forte chuva que inunda uma cidade, um homem (Christian Slater) transporta um carro forte com 3 milhões de dólares, enquanto um ladrão (Morgan Freeman) tenta assaltá-lo, mas ele resiste.


SETE DIAS DE AGONIA - Numa estrada barrenta em que chovem sete dias, trezentos veículos atolam e seus ocupantes fazem de tudo para desvencilhar-se do problema.


MAGNÓLIA - A vida de nove personagens se cruzam na Califórnia. A chuva que cai do céu é de sapos.


11 comentários:

  1. WOW! Gostei demais! Quanto mais filmes a gente assiste, mais coisas encontramos. Amei!

    ResponderExcluir
  2. A chuva serve de empecilho. Facilita dificultar situações.
    Quase todos os filmes tem uma chuvinha.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. O tema me fez lembrar de um filme policial sobre roubo a um carro forte chamado "Tempestade" que tinha Morgan Freeman e Christian Slater nos papéis principais. Praticamente todo o filme é debaixo de chuva e uma boa parte das sequências em uma cidade alagada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. M., com certeza há várias coisas para observarmos nos filmes.

    Hugo, A tempestade é um ótimo filme. Já acrescentei à lista. Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. Excelentes dicas! Com certeza Cantando na Chuva não poderia faltar. Escrevo este comentário enquanto está chovendo e, apesar de a chuva ter estragado meu passeio, agora fico agradecida por não ser uma chuva de sapos! :)
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Adoro a chuva. Adoro vê-la, adoro sentir na pele, escorrer pelos cabelos, sentir o cheiro, ouvi-la.

    Lindo post.

    Obrigada pela companhia, Gilberto. Te admiro muito, pela sua simplicidade, dedicação, pelo seu amor ao cinema, pela força que tem, pelo sorriso sempre no rosto, sei que às vezes ele não está lá, mas raramente o vemos ausente.

    Continue com força.

    Feliz Natal, feliz Ano Novo, tudo feliz, tudo novo.

    um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Gilberto, gosto demais da chuva, e nunca havia percebido o quão presente o tema é nos filmes. Matrix e Cantando na chuva são os meus preferidos. Um abraço!

    ResponderExcluir
  9. Filmes e chuva...uma combinação pra lá de perfeita.Gosto muito desses títulos e em especial do filme Depois da Chuva.
    Muito bom o post Gilberto...adorei.
    Abraço!

    Bruno

    ResponderExcluir
  10. Interessantíssima a relação de filmes elencada! também (como os outros que comentaram) não tinha pensado neste relação... e o quanto este tema tem um simbolismo próprio em abordagens distintas.

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de Um Sonho de Liberdade, onde a chuva também faz uma participação fundamental na trama, e do final de Bonequinha de Luxo onde a chuva deixa tudo muito mais romântico e perfeito.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir