domingo, 29 de junho de 2014

GLOBO FILMES


A Globo filmes foi criada em 1998 como braço cinematográfico da Rede Globo, com o objetivo de produzir filmes com qualidade, mas que apesar de tudo, sejam populares e atraiam o maior número de pessoas aos cinemas.

Um grande atrativo desses filmes são os atores que participam das novelas da própria Globo e que o público está acostumado a ver, mas essa é também uma das maiores críticas a esses filmes, pois seus detratores dizem que ver um filme da Globo Filmes é como ver uma novela, com a diferença de sua duração, o esquema é o mesmo e não novidades ou ousadias de estilo. Alguns diretores de novelas também dirigem seus filmes, como Wolf Maya (Sexo com amor?), Jorge Fernando (Sexo, amor e traição), além daqueles que já estavam na indústria há muito mais tempo, como Daniel Filho (um dos diretores da Globo Filmes).

Ao todo a Globo Filmes participou da produção de mais de 150 filmes que alcançaram mais de 150 milhões de espectadores nas salas de cinema, além de formar parcerias com mais de 40 produtoras independentes. É também uma das principais responsáveis pela reaproximação do público com o cinema nacional.

Em 1993, o público dos filmes nacionais foi de 0,01%, o que equivale a 45,5 mil pessoas. Dez anos depois, em 2003, esse número foi de 21%, ou seja, mais de 22 milhões de espectadores. Já em 2009, os 11 filmes co-produzidos pela Globo Filmes atingiram mais de 14 milhões de espectadores, representando 90% do público do cinema brasileiro.


Figura no ranking dos 10 filmes mais vistos da retomada, encabeçado pelos sucessos de Tropa de elite 2 (mais de 11 milhões de espectadores), “Se eu fosse você 2” (mais de 6 milhões), seguido por “2 filhos de Francisco” (mais de 5 milhões), “Carandiru”, “Cidade de Deus”, “Se eu fosse você”, Lisbela e o prisioneiro”, “Chico Xavier”, Cazuza – O tempo não pára”, “Olga” e “Os Normais”.


Independente de apresentar novidades ou não e ser popularesco, adoro os filmes da Globo Filmes e já assisti a quase todos eles, como a maioria do público e sou um grande defensor desses filmes. Qual o defeito em ser popular, ser visto pelo público e ser acessível a todos? O cinema americano também é e todo mundo gosta.

Continua...


2 comentários:

  1. O problema da Globo Filmes é dominar o mercado e deixar pouco espaço para filmes independentes nos cinemas. Muitas destas produções pequenas são obrigadas a se submeter as exigências da Globo Filmes ou se contentar em atingir um público pequeno através do boca a boca e da internet..

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gilberto, que interessante! Lendo aqui vi que assisti alguns filmes e não sabia que eram da Globo filmes, de fato, produções ótimas! Um abraço!

    ResponderExcluir