segunda-feira, 15 de outubro de 2018

AO MESTRE COM CARINHO

Gabriela Rivero na novela Carrossel


"Professora, porque é que tem que ser assim? Num ano me ensina tudo e n'outro ano te afastam de mim... (Amiga Professora)

Uma data que não poderia passar em branco é o dia dos professores, já que trabalho em uma escola e apesar de não ser professor, entendo todos os percalços pelos quais passam esses profissionais atualmente, com baixos salários e desinteresse tanto por parte dos pais, quanto dos próprios alunos, que muitas vezes não se empenham o bastante (ou nem o mínimo necessário). Mas não vou entrar nesse demérito no dia de hoje. Quero relembrar os filmes mais conhecidos que falam dos professores, pessoas que são tão importantes na vida de todos nós.




Quem não se lembra de Sidney Poitier vivendo um idealista professor inglês em Ao mestre com carinho (1967), que ficou imortalizado também pela bela música tema To sir, with love cantada por Lulu, uma das atrizes do filme? O mesmo Poitier participou da continuação 28 anos depois, Ao mestre com carinho 2(1995)


Edward James Olmos interpretou um professor boliviano que leciona matemática em um colégio público americano no muy latino O preço do desafio (1988), uma espécie de Ao mestre com carinho dos anos 80, baseado em fatos reais e que deu a Olmos uma indicação ao Oscar.


No ano seguinte Morgan Freeman protagonizou Meu mestre, minha vida (1989), vivendo um professor que retorna 20 anos depois à escola da qual foi demitido, agora para tentar salvá-la de alunos violentos e viciados em crack.



Jerry Lewis deu vida a um professor fraco, feio e desajeitado que inventa uma fórmula que o transforma em um 'boa pinta' em O professor aloprado (1963), que foi refilmado em 1996 com Eddie Murphy e rendeu uma continuação em 2000.


Um tira no jardim de infância (1990) levou Arnold Schwarzenegger para as comédias, como um policial que se disfarça de professor do jardim de infância para proteger a ex-mulher.



Whoopi Goldberg não poderia faltar nessa lista. Ela viveu a cantora de cassino Deloris que se disfarça de freira e ensina as colegas a cantar em Mudança de hábito (1992) e Mudança de hábito 2 (1993) que agora está fazendo grande sucesso na Broadway com outro elenco e apresentação do projeto pela própria Whoopi.


Até Michelle Pfeiffer aparece como uma professora de um bairro prioritariamente negro em Mentes Perigosas (1995), exibido à exaustão pelo SBT.

 Betty Faria, Clarisse Abujamra e Irene Stefânia são professoras da rede pública que se defrontam com os problemas sociais da escola em que lecionam em Anjos do Arrabalde (1987) de Carlos Reichenbach.



Julia Roberts viveu duas professoras, primeiramente em O sorriso da Monalisa (2003) e agora em Larry Crowe - O amor está de volta (2011).


 Já Robin Willians viveu três professores em Sociedade dos poetas mortos (1989), Gênio indomável (1997) e Patch Adams - O amor é contagioso (1998).

Atualmente está em cartaz nos cinemas brasileiros, Uma professora muito maluquinha (com Paola Oliveira), baseado na obra de Ziraldo e que já havia rendido um telefilme da TVE protagonizado por Letícia Sabatella.

  

Cameron Diaz veio destruir a boa imagem dos professores ao viver uma mestre preguiçosa e desinteressada em Professora sem classe (2011), onde mostra para os alunos vários dos filmes citados aqui, com a intenção de 'enrolar a aula'.


Além desses, podemos citar ainda Sementes da violência, Subindo por onde se desce, Lição de amor (1975) Mr. Holland - Adorável professor (1995), Professor: Profissão perigo (1996), Nenhum a menos, Ana e o rei, Com mérito,  Uma mente brilhante (2001),  A professora de piano (2001), O clube do imperador, A voz do coração e centenas de outros, mas o mais interessante é que as histórias são sempre parecidas e mesmo assim sempre conseguem cativar o espectador. Mais uma prova do poder de persuação dos professores e dos atores que os interpretam.


2 comentários:

  1. Eu vi Ao Mestre com Carinho e fiz uma dissertação sobre o filme como parte da minha formação universitária. Eu sou professor.

    ResponderExcluir
  2. Ao mestre com carinho é um ótimo filme e merece mesmo trabalhos universitários.
    Parabéns Léo por essa tão honrada profissão.

    ResponderExcluir