quarta-feira, 10 de julho de 2013

O HOMEM DE AÇO


Estréia neste fim de semana o filme Homem de Aço protagonizado por Henry Cavill (The Tudors). Nele a Warner decidiu começar tudo de novo e esquecer da decepção que foi Superman – O retorno.


Superman é um dos personagens de maior sucesso e consequentemente de maior longevidade tanto dos quadrinhos, quanto da televisão e do cinema. Ele apareceu inicialmente na revista em quadrinhos Action Comics de junho de 1938. Foi o 1º super-herói das HQs e abriu espaço para Batman, a Mulher Maravilha e tantos outros.

Em 1940 “estreou” no rádio no programa It’s a bird! It’s a plane! It’s Superman. Nesse programa foram implementadas algumas características novas, como a kryptonita.

No ano seguinte, estrelou um desenho animado que era exibido nas matinês do cinema. Nesse desenho, o Superman começou a voar, já que antes ele só podia saltar longas distâncias.


O primeiro seriado de TV utilizava efeitos especiais avançados para a época. As duas primeiras temporadas foram exibidas em preto e branco e as demais em cores. O protagonista George Reeves cometeu suicídio posteriormente. Sua história foi retratada no filme Hollywoodland (2006).

It’s a bird! It’s a plane! It’s Superman! Estreou na Broadway em 1966, mas apesar das críticas positivas, foi cancelado após 129 apresentações.


Christopher Reeve protagonizou o primeiro longa-metragem do homem de aço em 1978. Ficou marcado para sempre como o personagem e muita gente já pense nele quando o personagem é citado. Estrelou três continuações nos anos seguintes, mas o sucesso foi diminuindo gradualmente à medida que os capítulos seguintes eram lançados.

De 1988 a 1992 esteve no ar a série Superboy que serviu de laboratório para Smallville mostrando a juventude do herói. Nos 26 episódios iniciais ele foi interpretado por John Newton e nos 74 episódios seguintes por Gerard Christopher.


Dean Cain e Teri Hatcher estrelaram a série Lois e Clark – As novas aventuras do Superman que durou de 1993 a 1997 e teve 87 episódios. É uma das personificações que eu mais gosto. Assisti a quase todos os episódios quando era exibido pela Rede Globo.

Em 2001 estreou a série Smallville com Tom Welling que faz enorme sucesso mostrando o jovem Clark Kent durante 10 temporadas. A última está sendo exibida atualmente.

Superman – O retorno trouxe o herói de volta aos cinemas, como uma continuação de Superman II e ignorando Superman III e IV. Recebeu críticas negativas e não rendeu nenhuma continuação. O ator Brandon Routh que vive o herói apresenta grande semelhança com Christopher Reeve.


A edição 900 da Revista Action Comics causou polêmica. Nela, o homem de aço renuncia à cidadania americana por estar cansando de ser usado como parte da política dos Estados Unidos.


4 comentários:

  1. No último Superman dormi no cinema de tão chato e monótono. Valeu o ingresso somente pelo fato de ter revisto EVE MARIE SAINT como Martha. Resta-nos aguardar essa nova versão e ver o que ele nos reserva....

    Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  2. A versão anterior é muito fraca, passa longe do clássico com Christopher Reeve.

    Pode até ser que seja um novo grande filme, mas a primeira impressão de ser apenas mais um reboot em busca de dinheiro.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilberto. Olha, eu não vou ao cinema para ver esse filme, apesar desse não ter sunga vermelha por cima de um macacão colante azul... se tiver curiosidade de ver, verei em casa. Mas eu assisti os do Christopher Reeve, só gostei do primeiro. É verdade, eu sou uma das que logo pensam no Reeve qdo falam em Superman no cinema. Gosto do personagem, do super herói, ele é um clássico dos clássicos, e o mais romântico de todos, eu acho.rs.

    Gilberto, como vc ainda não postou sobre o filme do Johnny Depp que estreia amanha, hein?? O Cavaleiro Solitário? rsrs. Também é uma re re filmagem, mas é com o Johnny Depp! E vc sabe como que gosto (AMO) o Johnny Depp. rss

    Você sabe, naturalmente, que há muitas curiosidades sobre esse filme, inclusive sobre a inspiração para a caracterização do índio Tonto, que veio de uma pintura, e tem um pássaro morto na cabeça e tal. Ai,desculpa tá? é só uma sugestão (meio particular, é verdade...rsrsrs).


    um abração, Gilberto.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o Christopher Reeve acabou virando a imagem mais ´inderrubável` do herói.
    Quando se fala em ´´Superman``, o que vem à mente é mesmo a imagem dele em 1º lugar.

    ResponderExcluir