quarta-feira, 23 de outubro de 2013

HOUSTON


Houston foi exibido no Festival do Rio e também será exibido na mostra de cinema alemão 2013.

SINOPSE
A vida de Clemens Trunschka não vai muito bem. Sem emprego fixo e vivendo um casamento em crise, ele também não pode proclamar-se como um "alcoólatra funcional". A definição mais precisa provavelmente seria "bêbado desprezível ". Eis que surge a oportunidade de ajudar uma empresa alemã a recrutar um candidato americano como presidente e Trunschka aproveita esta ocasião para reerguer-se – tanto no aspecto financeiro quanto familiar.

Mostrando habilidade ao lidar com esta matéria-prima emocional, o roteirista e diretor Bastian Günther transforma o processo de recrutamento feito por Trunschka em uma análise sutil e cativante sobre o fracasso. Ele é ajudado pelo ator principal, Ulrich Tukur, que nos oferece um destemido retrato de um homem em busca de novos caminhos para chegar ao fundo do poço ao lançar-se ladeira abaixo rumo à autodestruição com o mesmo entusiasmo do coiote dos desenhos animados. HOUSTON mergulha fundo no coração do Texas para retornar à superfície com algo tão surpreendente quanto precioso: esperança.

O diretor Bastian Günther nasceu em 1974 em Hachenburg e estudou inglês, ciências sociais e esportes na Universidade de Colônia. Ele trabalhou então como estagiário em vários filmes e como freelancer no canal público WDR/Phoenix em Colônia. Em seguida, ele trabalhou como assistente de direção para Marin Martschewski e Christian Petzold, e matriculou-se na academia alemã de cinema e televisão (DFFB). Seu filme de formatura END OF A TRIP (ENDE EINER STRECKE, 2005) venceu o prêmio Primeiros Passos em 2006. Sua filmografia inclui: KUSCHELN IN VINGST (documentário, 2000), CORINNA, CORINNA (curta, 2001), PUNKT NULL (vídeo, 2002), ACAPULCO (curta, 2002), SUMMER AT HOME (BLEIB ZUHAUSE IM SOMMER, documentário, 2004), AUTOPILOTS (AUTOPILOTEN, 2007) e HOUSTON (2013).

FICHA TÉCNICA

Gênero: Drama
Categoria: Longa
Ano: 2013
Diretor:
Bastian Günther
Roteiro:
Bastian Günther
Diretor de fotografia:
Michael Kotschi
Elenco:
Ulrich Tukur, Garret Dillahunt, Wolfram Koch, Jenny Schily, Jens Münchow, Jason Douglas
Produtores:
Martin Heisler, Joachim Ortmanns
Coprodutora:
Anne Walker-McBay
Produção:
Lichtblick Media/Berlin, em coprodução com Texas Avenue Films/Austin

Duração: 107 min

2 comentários:

  1. Valeu pela dica, não conhecia o filme.

    O ótimo Ulrich Tukur trabalhou em ótimos filmes como "Amém" e "A Vida dos Outros".

    Abraço

    ResponderExcluir