segunda-feira, 21 de outubro de 2013

DUAS VIDAS


A partir de hoje, vou postar a sinopse dos filmes exibidos na Mostra de Cinema Alemão 2013 e o primeiro deles é Duas Vidas.

TWO LIVES (ZWEI LEBEN)
SINOPSE
Europa 1990, o muro de Berlim acabou de cair. Katrine, criada na Alemanha Oriental, mas vivendo na Noruega há mais de 20 anos, é uma “criança da guerra”: o resultado de uma relação entre uma norueguesa e um soldado alemão durante a ocupação ocorrida na Segunda Guerra Mundial. Ela desfruta de uma satisfatória vida em família juntamente com sua mãe, seu marido, sua filha e neta. Porém, quando um advogado solicita a ela e à mãe que testemunhem em um processo contra o Estado norueguês em prol das crianças da guerra, ela opõe-se. Gradualmente, uma teia de dissimulações e segredos é desvendada, a ponto que Katrine encontra-se destituída de tudo, e sua família é forçada a posicionar-se: o que pesa mais, a vida que eles compartilharam ou a mentira sobre a qual ela foi construída?

O diretor do filme, Georg Maas nasceu em 1960 em Aachen. Estudou na Academia Alemã de Cinema e Televisão (DFFB), em Berlim, frequentou workshops com István Szabó, Tilda Swinton, Krzysztof Kieslowski, e Wojciech Marczewski. Seus filmes incluem: a trilogia de curtas LEAD A NORMAL LIFE, 10 ¾ INCH e HERE COMES THE SUN (1986-1988), os documentários THE OTHER UNIVERSE OF KLAUS BEYER (1994), ESCAPED (1995), PATHFINDERS (1998), THE REAL WORLD OF PETER GABRIEL (2009), THE BUDDHA WALLA (2010), assim como os longas BREATHLESSNESS (1991), NEWFOUNDLAND (2003), e TWO LIVES (2012).


O filme tem no elenco a diva Liv Ullman, ex-mulher de Ingmar Bergman e protagonista de vários de seus filmes. Ela já é uma grande razão para não perder o longa.

FICHA TÉCNICA


3 comentários:

  1. Oi, Gilberto! Uma vida pode parecer perfeita, mas se está sendo construída sobre uma mentira (seja de atitudes ou de sentimentos), certamente haverão consequências. Interessante enredo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. mesmo depois de mais velha, a musa de Bergman continua linda.

    ResponderExcluir
  3. Ola querido amigo,não sei muito á respeito do cinema alemão.mas achei tua ideia muito interessante e irei acompanhar de perto as sinopses que virão a seguir.A de hoje ,como ainda com resquícios do tempo de guerra,e´triste,mas temos Liv Ullman grande atriz para contemporizar.Meu grande abraço.SU

    ResponderExcluir