sábado, 30 de agosto de 2014

MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA EXIBE FILMES PREMIADOS DO CINEMA LATINO-AMERICANO


Cena de Entre Vales

Nos dias 21, 22, 23, 28, 29 e 30 de agosto, na Biblioteca Latino Americana Victor Civita — localizada no Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664 — estão sendo exibidos filmes latino-americanos pelo projeto Ciclo de debates sobre filmes latino-americanos com duas exibições, às 16 e às 19 horas, seguidas de debate sobre o tema do filme.

O premiado filme venezuelano “Pelo malo” (2012) e o chileno “De jueves a domingo” (2012) são alguns dos destaques entre os lançamentos. O evento conta ainda com a presença de especialistas internacionais como a argentina Ana Laura Lusnich. Mariana Villaça, especialista em cinema cubano. A boliviana Yanet Aguilera, que tem um trabalho aprofundado sobre o cinema da Bolívia. Além dos pesquisadores Rubens Machado e Afrânio Catani, o evento reúne os críticos Sérgio Rizzo, Sérgio Alpendre, Ilana Feldman e Cleber Eduardo e os diretores de cinema Philippe Barcinski e Eryk Rocha.

Cena de Rocha que voa
No primeiro dia do evento, dia 21, às 19h, Eryk Rocha, filho de Glauber Rocha, fala sobre filme que fez em homenagem ao pai, “Rocha que anda” (2006). No último dia, 30, às 19h, o roteirista e diretor Philippe Barcinski irá falar sobre a temática de seu recente filme: “Entre vales (2012)”..

O Ciclo está estruturado em doze encontros, sendo cada um deles dedicado a um filme, que será exibido e posteriormente comentado e debatido com a participação de um convidado. Durante os encontros serão abordadas as vertentes clássica, moderna e contemporânea do Cinema Latino-americano em um trajeto permeado pelas teorias e projetos revolucionários desenvolvidos por cineastas latino-americanos. Através das análises dos filmes e dos debates será possível refletir sobre os aspectos históricos que repercutiram na configuração destas obras cinematográficas e sobre a forma como elas produzem e articulam visões sobre o passado e/ou o presente.

Cena do filme Pelo Malo
No encerramento do Ciclo será lançado o livro documento do evento que reúne artigos dos participantes dos debates. A distribuição do livro é gratuita.

Veja a programação: http://www.cinedebate.org



Cadastre-se como Doador de Medula Óssea



2 comentários:

  1. Olá, Gilberto! Interessante você divulgar, há eventos que nem chegam ao conhecimento do povo, uma pena. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Palmas para o blog que vai sempre muito bem.
    Beijos!!

    ResponderExcluir