terça-feira, 12 de agosto de 2014

ROBIN WILLIAMS


O ator Robin Williams foi encontrado morto ontem em seu apartamento. Tinha 63 anos. Falam em asfixia, mas suspeita-se de suicídio. O ator tinha problemas com álcool e drogas, fazia tratamento em clínicas especializadas desde 2006 e sofria de depressão.

Era tão versátil, a ponto de interpretar tanto personagens de histórias em quadrinhos (Popeye), como o professor apaixonado por literatura de Sociedade dos poetas mortos, além do Peter Pan de Hook - A volta do Capitão Gancho, Patty Addams, o presidente Eisenhower de O mordomo da Casa Branca, o estranho Perry de O Pescador de Ilusões, o gênio da animação Aladdin, o Barão de Munchausen, o professor de Gênio Indomável que lhe deu o Oscar de melhor ator, mas nenhum lhe deu tanto sucesso entre o público, quanto o pai que se fantasia de mulher em Uma babá quase perfeita.


Williams tinha um longo histórico de problemas de drogas, em particular álcool e cocaína, desde os anos 70. Em 1998, ele deu uma entrevista dizendo que um psiquiatra dizia não haver problemas em cheirar cocaína, desde que o consumo fosse controlado, até o dia em que descobriu que o psiquiatra cheirava mais do que ele. Contou que a paternidade o levou a largar as drogas, em 1983. por 20 anos ficou sóbrio e viu sua carreira deslanchar, somando num total 04 indicações ao Oscar e uma vitória por Gênio Indomável (1997). Mas em 2003 ele voltou a beber e três anos depois foi internado em uma clínica de reabilitação, por intervenção da família. Em 2010 contou que freqüentava reuniões semanais dos Alcoólicos Anônimos e no mês passado se internou voluntariamente para tratamento.


Citando o crítico Luiz Zanin, é uma pena que a arte e o talento não o tenham salvado de seus demônios internos e angústias.


3 comentários:

  1. Uma grande perda que eu fiz questão de lembra-lo no meu blog também

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gilberto!
    "é uma pena que a arte e o talento não o tenham salvado de seus demônios internos e angústias."
    Prefiro pensar que não foi suicídio...

    Abração
    Jan

    ResponderExcluir