domingo, 14 de dezembro de 2014

AS NOVAS TECNOLOGIAS E EU


Não sou contra a modernidade, mas devo confessar que sou meio atrasado quanto às novas tecnologias.

Explico: os LPs já estavam quase deixando de ser fabricados e lançados comercialmente quando eu ganhei de meus pais em 1993, meu primeiro aparelho de som, um 3 em 1, que tocava além dos LPs, as velhas fitas K-7 (quanta pirataria!). A coleção de discos de vinil foi comprada nos sebos, já que as lojas não vendiam mais as “bolachas pretas”. Hoje esse som não funciona mais. Uma pena!


As fitas VHS chegaram ao Brasil em 1987, mas só comprei um videocassete em 2002, quando essas fitas já estavam quase em “extinção”, mesmo assim usei o aparelho por muito tempo, principalmente para gravar os filmes que passaram durante a madrugada: Intercine, Corujão. Não escapava um filme. Gravo até hoje em VHS.


Usei disquete por muito tempo, perdi vários documentos quando eles deixavam de funcionar, até um trabalho da faculdade, então resolvi me render aos pen-drives. Muito mais prático.

Queria aposentar o videocassete, mas os aparelhos de DVD ainda não gravaram, por isso passei um bom tempo esperando para comprar um DVD, até que rendi a um gravador, quando ele se tornou acessível. Gravei centenas de filmes, quase tanto quanto na época do VHS. Só não gravei mais porque o aparelho parou de funcionar. Infelizmente os gravadores nunca foram tão populares quanto os velhos videocassetes. O DVD surgiu no Brasil em 2001, mas só comprei um em 2008!


A TV por assinatura apareceu por aqui no início da década de 90, mas só conheci essa “novidade” uns 15 anos depois influenciado pela curiosidade em poder assistir ao Canal Brasil. Primeiro arrisquei com uma empresa fajuta (melhor não citar o nome), depois com uma consagrada. Na época da faculdade não tinha tempo de assistir e cancelei minha assinatura, agora voltei a ser assinante.


Fiz o curso de datilografia e usei a máquina de escrever (manual) por muito tempo (até 2001), quando fui obrigado a enfrentar o “bicho de sete cabeças” que era o computador, máquina que eu nem sabia ligar. Fiz o curso de informática e hoje tudo parece simples.

Só fui me familiarizar com a internet em 2008 e percebi suas grandes vantagens. No ano seguinte criei este blog, que está entre as coisas que eu mais gosto de fazer na net, juntamente com a visita nos blogs amigos e a descoberta de novas pérolas da blogosfera.

Ninguém gosta muito de assumir, mas eu baixo filmes na internet (e quem não baixa?). Antes convertia para DVD e gravava. Fui juntando pilhas de filmes que não tinham muita utilidade, já que eu não revejo a maioria desses filmes. Hoje salvo tudo no pen-drive e apago depois de assistir. Bendito o aparelho de DVD com entrada USB.

E além das citadas, tem coisas que eu ainda nem conheço. Nunca assisti a um filme em Bluray, não tenho Tablet, MP3 e nenhum dos MPs que surgiram depois; não tenho TV LCD, LED ou 3D; a internet que uso é de 400 Kbps... Será que sou retrógrado?




4 comentários:

  1. Não,Gilberto, não és retrógrado, um pouco saudosista talvez. Pra teres uma ideia, tenho ainda videocassete,máquina de escrever e um 3 em 1 que mandei arrumar e está funcionado muito bem.
    As novas tecnologias não têm o mesmo charme, com certeza.
    Abraço, bom domingo!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. O conteúdo do que assistimos, ouvimos ou lemos é mais importante do que a tecnologia utilizada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. O videocassete eu tive pela primeira vez em 1995 e desde então passei a gravar os filmes na tv. Com o tempo tive dois, dai comecei a gravar os filmes que alugava. Chegou o DVD e passei a colecionar devido aos extras. Atualmente compro blu-ray quando tem extras bons na maioria das vezes baixo ou assisto filme online. Os tempos sempre mudam.

    ResponderExcluir
  4. Ah, velhos tempos...rsrsrs
    Já gravei tanta coisa em videocassete quando eu era adolescente... Realmente é uma coisa que deixou saudades.

    ResponderExcluir