quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

MOSTRA DE ANIMAÇÃO JAPONESA

Meu vizinho Totoro

“O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” ocupa as unidades de São Paulo da Caixa Cultural

Mostra exibe longas de três mestres do cinema de animação japonês, além de curso de cinema, debate e oficina de mangá

Quando fundou o Studio Ghibli, em 1985, Hayao Miyazaki tinha como objetivo arejar o cenário de animação japonês, à época engessado pelas produções majoritariamente voltadas para a televisão e de viés mais comercial. A intenção era que seus filmes funcionassem como um “vento que varresse a cabeça dos artistas”. Deu certo. Inspirada nessa ideia, uma nova geração de criadores, entre eles Satoshi Kon e Katsuhiro Otomo, passou a apostar no cinema como forma de contar suas histórias, investindo, assim, em um tom mais autoral. São justamente os trabalhos do criador do Studio Ghibli e dois de seus mais expressivos seguidores que guiam a mostra de cinema “O Universo de Miyazaki | Otomo| Kon”, produzida pela Nuage.art.br, que a Caixa Cultural recebe em suas unidades do Recife e São Paulo, em dezembro.

Internacionalmente conhecida como anime, a animação japonesa, principalmente a partir da segunda metade do século 20, transformou-se em uma indústria pujante que conquistou o público de diversos países, em especial a partir das séries produzidas para a TV. Para alguns artistas, no entanto, a produção em massa desses trabalhos limitou a exploração de temas mais profundos e poéticos, impulsionando-os a buscar novas abordagens temáticas e estéticas no cinema. Entre os principais expoentes dessa corrente estão os já citados Hayao Miyazaki, Katsuhiro Otomo e Satoshi Kon, focos da mostra.

No evento, que já passou pelo Rio de Janeiro e Salvador e Recife, chega a São Paulo hoje e vai até o dia 23/12, serão exibidos longas-metragens dos três diretores, além de outras atividades, como curso, oficina e debate. Entre os filmes que compõem a programação estão os clássicos “Meu Amigo Totoro” e “A Viagem de Chihiro”, de Miyazaki; “Paprika”, de Kon; e “Akira”, de Otomo. Com curadoria de Jansen Raviera e Simone Evan, a mostra é uma oportunidade de imergir nas obras encantadoras desses gênios da animação.

Princesa Mononoke

Sobre os diretores:
Hayao Miyazaki:
Nascido em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, Hayao Miyazaki viria a se tornar uma das maiores referências da animação japonesa e mundial. Elementos de sua vida pessoal – como a paixão por aviões (seu pai era diretor de uma fábrica de peças para aeronaves), a tuberculose da mãe e a relação de dualidade com armas e guerras – estão fortemente impressos em seus filmes.  Com a criação do Studio Ghibli, em 1985, começou a ser visto como o “Disney japonês”, tamanha sua influência no anime. Entre suas principais obras estão “Nausicaä do Vale do Vento” (1984), “Meu Vizinho Totoro” (1988), “Princesa Mononoke” (1997) e “A Viagem de Chihiro” (2001”, que conquistou o Oscar de Melhor Animação. Este ano, inclusive, Miyazaki recebeu Oscar honorário da Academia de Artes e Ciências CInematográficas de Hollywood por suas contribuições ao cinema.

Perfect blue

Satoshi Kon:
Considerado um dos maiores talentos da animação japonesa, Satoshi Kon começou a trabalhar com anime ainda nos anos 1980, mas ganhou reconhecimento mundial com sua estreia nos longas-metragens com o impactante “Perfect Blue” (1997”), que, entre outros, influenciou o longa “Cisne Negro”. Sua produção conta ainda com outras obras renomadas, como “Millenium Actress” (2001) e “Paprika” (2006).



Katsuhiro Otomo:
Criador do icônico mangá “Akira” e sua posterior adaptação para o cinema, cuja estreia aconteceu em 1988.  Outro sucesso em sua carreira foi o filme “Steamboy” (1984). Possui também um trabalho prolífico na produção de mangás, a exemplo do fenômeno “Domu”.


SERVIÇO (São Paulo):

Mostra de cinema “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon”
Data: 11 a 23 de dezembro de 2014
Local: Caixa Belas Artes
Endereço: Rua da Consolação, 2423 – Consolação – São Paulo (SP)
Telefone: (11) 2894-5781
Funcionamento: de segunda-feira a domingo, das 13h30 às 23h30
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)



Nenhum comentário:

Postar um comentário