segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O CHAVES


No dia 28/11, uma notícia triste assolou o Brasil. Roberto Gomes Bolaños, intérprete dos personagens Chaves e Chapolin, que fazem sucesso no SBT há 30 anos. Ele tinha 85 anos, completados em fevereiro, mas sua saúde era frágil e ele permanecia na cama, com acompanhamento o tempo inteiro e estava casado com Florinda Meza, intérprete de D. Florinda, residindo em Cancun.

Ela tirou seu apelido do dramaturgo Willian Shakespeare, cujo diminutivo em inglês é "Chespirito". 

Sem querer, querendo o personagem Chaves completou 43 anos desde sua primeira aparição na TV mexicana em 1971. O programa chamava-se originalmente El Chavo del Ocho ou O garoto do oito, devido ao número do canal que o exibia, depois passou a se chamar apenas El Chavo quando começou a ser exibido pela Rede Televisa, famosa por suas telenovelas. 

Foi o programa mexicano mais exibido no exterior, sendo traduzido para mais de 50 idiomas, em toda a América Latina e em países distantes como Tailândia, China, Japão e Grécia.



Além de Chaves, o menino pobre que mora num barril, a turma é formada por outros personagens, todos moradores humildes de uma vila: Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves), a menina chorona de óculos “fundo de garrafa” e melhor amiga de Chaves; seu pai, Seu Madruga (Ramon Valdés), um malando que está sempre devendo o aluguel; Quico (Carlos Vilagrán), o menino mimado de dentes protuberantes; sua mãe, Dona Florinda (Florinda Meza), dona de um restaurante; seu namorado, o Professor Girafales (Rubén Aguirre) que sempre lhe leva flores e aceita uma xícara de café “se não for muito incômodo”; o Senhor Barriga (Edgar Vivar), dono das casas da vila que aparece sempre para cobrar o aluguel; seu filho Nhonho (também interpretado por Edgar Vivar); D. Clotilde, mais conhecida como a Bruxa do ‘71’ (Angelines Fernándes); o carteiro Jaiminho, que não faz esforço para evitar a fadiga (Raul Pádila).

O programa conseguiu sucesso desde o início de sua exibição e com o tempo foram surgindo desentendimentos entre os atores. Os primeiros a brigar foram Vilagrán e Bolaños. O intérprete de Quico dizia que Bolaños tinha ciúmes do sucesso que seu personagem fazia, o que levou à sua saída do programa. Claro que o fato de Bolaños ter conquistado Florinda (que era mulher de Vilagrán) deve ter ajudado. Com a saída dele, Valdés também deixou o programa. Maria Antonieta também brigou com Bolaños e hoje os dois brigam na justiça pelos direitos da personagem.



O seriado estreou no Brasil em 1984 no ‘Programa do Bozo’ do SBT, quando este ainda se chamava TVS. No início era motivo de chacota devido à pobreza dos cenários e das histórias, mas conquistou milhões de fãs ao longo dos anos e é garantia de audiência independente do horário em que é exibido, por isso, Silvio Santos não abre mão dos direitos do programa. Todos os personagens são muito queridos entre os brasileiros e vários dos atores que os interpretam já visitaram o Brasil, como Maria Antonieta e mais recentemente Vilagrán.

Foram produzidos mais de 300 programas, dos quais 250 foram adquiridos pelo SBT, que os reprisou à exaustão, mas o público não se cansa de assistir. Eu só não entendo porque Silvio Santos não exibiu todos os episódios que adquiriu e porque não adquiriu todos os outros, já que o público anseia pelos episódios inéditos. Isso pode ser corrigido agora que o programa passou a ser exibido também pelo canal a cabo TBS.

O sucesso do personagem e de sua turma deve continuar por muitos anos, pelo menos por aqui.





3 comentários:

  1. Olá, Gilberto! Como vai você? Com essa postagem, rapaz, você, assim, quebra as minhas pernas. Isso é golpe baixo. Brincadeiras a parte, estou feliz pelo que acabei ler. Chaves fez parte de minha infância. Na verdade até hoje vejo. Isso, isso, isso, isso... Belo texto e bela homenagem, também. Um abraço...

    ResponderExcluir
  2. É um tipo de humor quase ingênuo, extremamente simples, algo bem diferente do que é feito hoje em dia e provavelmente faz sucesso até hoje pela simplicidade.

    Abraço

    ResponderExcluir