terça-feira, 21 de março de 2017

PALAVRAS AO VENTO


Fiquei interessado por este filme pelo seu título que é bem atrativo e pela presença de Rock Hudson que se tornou um ícone do cinema. É dirigido por Douglas Sirk que foi um dos mestres do melodrama dos anos 50 e dirigiu Rock em seis outras ocasiões, sendo “Sublime Obsessão” (1954) o mais famoso deles.

Logo no início do filme, é mostrada uma morte e em off uma música triste fala das palavras que são ditas sem necessidade e com certeza deve ter dado nome ao filme. Em seguida um longo flashback mostra um homem (Rock Hudson) que conhece uma secretária (Lauren Bacall) e logo se apaixona, mas ela se interessa e se casa com o melhor amigo dele (Robert Stack). Ele tem o sonho de ser pai, mas tem dificuldades de engravidar a esposa e devido a isso vira alcoólatra, o que complica seu casamento e a relação com seu amigo de infância.

Um típico dramalhão dos anos 50 com Rock Hudson no auge do sucesso, pouco depois estrondoso “Assim caminha a humanidade” (1956) e que merece ser conferido.

Nenhum dos grandes astros de Hollywood provocou tamanha comoção com sua morte (acontecida em 02/10/1985, vítima de AIDS) quanto Rock Hudson, parte dessa comoção por ele ter sido o primeiro astro a assumir a doença e também sua homossexualidade, poucos dias antes de falecer. Era o ator mais popular da Universal, mas o boato de que era gay ameaçava seu sucesso, então seu agente casou-o com sua secretária Phyllis Gates em 1955. O casamento durou três anos, quando Phyllis pediu o divórcio por incompatibilidade de gênios.

Rock nasceu Roy Harold Scherer Jr. em Chicado, Illinois em 17/11/1925, adotando em seguida o sobrenome do padrasto, Fitzgerald. Depois do início no teatro, seu agente lhe conseguiu um contrato de sete anos e trocou seu nome para Rock (a solidez dos rechedos) Hudson (a força do Rio Hudson).


Foi parceiro de Doris Day em três comédias maliciosas: “Confidências à meia-noite” (1959), “Volta meu amor” (1961) e “Não me mandem flores” (1964). Ainda foi galã de Gina Lollobrigida, Claudia Cardinalle, Leslie Caron, Julie Andrews, Elizabeth Taylor e Mia Farroz. Sua última aparição foi no seriado “Dinastia” (1985).

Nenhum comentário:

Postar um comentário