sexta-feira, 10 de maio de 2013

LÚCIO FLÁVIO - O PASSAGEIRO DA AGONIA



Revi dia desses o clássico brasileiro, “Lúcio Flávio – O passageiro da agonia” na versão lançada em DVD, que tem qualidade excelente de som e imagem. Fiquei meio traumatizado na primeira vez que vi o filme em uma cópia que baixei na internet: era tirada de VHS e deixava a desejar a quem não conhecia esse que foi o segundo filme dirigido por Hector Babenco.

Tinha lido o livro de Osvaldo Louzeiro (no qual o filme se baseia) alguns anos atrás e gostei do enredo de cara, por isso me contentei com a versão tirada do VHS. Louzeiro colabora no roteiro juntamente com Hector Babenco e Jorge Duran.

O bandido Lúcio Flávio (Reginaldo Faria), antes de morrer, conta para um repórter, o nome dos policiais que o protegiam mediante pagamento e como se tornou um marginal. Em flashback é mostrada a sua história: os roubos, assassinatos, prisões, fugas, a relação de amizade com os integrantes do bando, o amor que sente pela esposa (Ana Maria Magalhães) e a relação de dualidade com a polícia (Paulo César Pereio).

Foi grande sucesso de bilheteria e fez mais de 5,4 milhões de espectadores. O elenco de grandes nomes, conta ainda com Milton Gonçalves, Ivan Cândido, Grande Otelo, Lady Francisco e Stepan Nercessian (num papel até pequeno como um colega de prisão de Lúcio Flávio).

Denso e forte, o filme retrata um período negro da história do Brasil, à época da repressão militar e do Esquadrão da morte, formado por policiais. Isso mostra que “Tropa de elite 2” não foi o primeiro filme brasileiro a denunciar a corrupção policial. Babenco já fazia isso há mais de 30 anos.

Na mesma época do lançamento deste DVD, foram lançados também “O rei da noite”, “Pixote – A lei do mais fraco”, “O beijo da mulher aranha” e “Brincando nos campos do Senhor”, outros filmes de Babenco ainda inéditos no formato e também imperdíveis, como este.






3 comentários:

  1. Recentemente eu participei aqui em Porto Alegre do curso sobre o cineasta José Mojica Marins, ministrado por Carlos Primati. Durante a atividade, Primati falou que corremos o risco de perder inúmeros clássicos do cinema brasileiro, pois muita coisa nem sequer foi lançada em DVD. Recentemente havia sido lançado (de forma ilegal) um canal do youtube com inúmeros títulos clássicos mas já estão excluindo, sendo que é uma pena, pois como iremos rever obras indispensáveis do nosso cinema brasileiro?

    ResponderExcluir
  2. Adorei o novo visual. Me ensina. rsrsrsr
    Um filme muito bom.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Janice, obrigado. Quem criou o banner com a Angelina Jolie segurando um livro comigo na capa foi uma amiga. Infelizmente não sei como é feito. Abraços.

    ResponderExcluir