sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

INCONTROLÁVEL (EUA, 2010) ***



Tony Scott (Amor à queima roupa) volta à forma com este “Incontrolável”, um filme que prende a atenção do espectador do início ao fim.

Histórias parecidas já foram contadas várias vezes, com ônibus desgovernados como em “Velocidade Máxima”; navios: “Velocidade Máxima 2”; carros: “O carro desgovernado” e até aviões: “Aterrissagem de alto risco” e “Vôo United 93”, mas todos estavam tripulados e na maioria das vezes dominados por terroristas ou assaltantes, o que não acontece aqui, onde o maquinista de um trem de carga perigosa e radioativa salta para puxar uma alavanca e depois não consegue retornar à cabine. Essa situação já acontece nos primeiros minutos do filme. O trem acelera cada vez mais e todas as tentativas para que ele descarrile ou pare são frustradas, enquanto ele se aproxima cada vez mais de uma cidade, onde pode fazer um estrago colossal.

É aí que aparecem os heróis: Denzel Washington (que já tinha participado de alguns filmes de Tony Scott), que está prestes a se aposentar de forma forçada e Chris Pine (Star Trek – 2009), um novato que passa por problemas conjugais. Os dois tem a ideia de sair em um vagão de ré, engatar o trem e fazer com que ele pare, revezando-se em cenas arriscadas, tão comuns nos filmes de ação. No comando da operação está Rosario Dawson (À prova de morte) que é sensata e não concorda com as decisões de seu superior.

Tinha comentado com um amigo que estava meio cansado dos filmes de ação, pois eles são sempre parecidos (ou iguais), mas “Incontrolável” foge à regra. É curto (94 minutos) e não dá tempo nem para piscar. Quem dera que todos os blockbusters fossem assim.


2 comentários:

  1. Gilberto, eu já gostei muito de filmes de ação, hoje já não curto. No entanto, eu adorei Missão Impossível, apesar de toda aquela marmelada da moto, do sapato e coisa e tal (me lembrou os absurdos de James Bond). Gosto muito do Denzel Washington, e acho que ele dificilmente faz filmes ruins ou muito fracos. Ele fez um outro filme "sobre trilhos", "O Sequestro do Metrô 123" (2009), o que confirma exatamente o que vc disse sobre filmes de ação: se não são todos iguais, são, no mínimo, parecidos. Vou ver "Incontrolável", e rever o Denzel, rs. Valeu a dica!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Incontrolável, apesar da história bem simples, consegue prender o espectador do início ao fim. Um filme de ação digno do Denzel, que de fato é sempre legal.

    :: João Linno ::

    Novo end - www.cinemosaico.com

    ResponderExcluir