quinta-feira, 16 de junho de 2011

AS ANIMAÇÕES DA PIXAR


Neste mês chega aos cinemas a nova animação dos estúdios da Pixar, Carros 2, continuação das aventuras de Relâmpago McQueen (batizado em homenagem a Steve McQueen) e Mate que agora recebem o acréscimo de carros de várias partes do mundo, como Inglaterra, Espanha, Japão, Alemanha, Itália e até do Brasil.



O estúdio foi inaugurado há 25 anos, mas no início só produzia curtas-metragens, como Luxo Jr. (1986), que animou objetos domésticos como a luminária que se tornou mascote do estúdio; Tin Toy (1988) que conquistou o primeiro Oscar para a Pixar; Dia/Noite que foi exibido nos cinemas antes de Toy Story 3 e Knick Knack, um curta pessimista que prova que a felicidade é inatingível.


O primeiro longa foi Toy Story (1995) realizado em parceria com a Disney e fez tanto sucesso que rendeu duas continuações (em 1999 e em 2010), contando a história dos bonecos Woody, Buzz Lightyear e seus amigos que morrem de medo de serem substituídos por brinquedos mais modernos.


Em seguida vieram Vida de inseto (1998).



Monstros S.A (2001)



Procurando Nemo (2003), que discute a relação entre pais e filhos e recebeu o Oscar de animação.

Os Incríveis (2004) contando as dificuldades de uma família de heróis que tem que se ajustar. Oscar de animação e edição de som;

Carros (2006), surpreendeu por mostrar carros de corrida com problemas de adultos;

Ratatouille (2007), um rato chefe de cozinha. Oscar de animação;

Wall-E (2008), robôs discutem o futuro do planeta Terra e consequentemente da humanidade. Oscar de animação;

Up – Altas aventuras (2009), trata de solidão, velhice e morte na viagem de um velhinho e um garoto gordinho em uma casa erguida por balões. Oscar de animação e trilha sonora.

A Pixar provou que as animações não são feitas só para crianças. Muitas vezes os adultos se divertem bem mais já que conseguem entender melhor as referências contidas nos roteiros, sempre inteligentes e cativantes.


5 comentários:

  1. Eu adoro animações, vi quase todas e continuo vendo. rs

    ResponderExcluir
  2. Eu também adoro, Katia. Vejo tudo que posso e se for da Disney e da Pixar, melho ainda. Abraços

    ResponderExcluir
  3. Oi Gilberto,

    Na verdade eu não posto tão cedo asim, eu programo a postagem. E olha é super fácil: lá em NOVA POSTAGEM logo abaixo do espaço onde você coloca texto e imagem você vai clicar em OPÇÕES DE POSTAGEM, lá vai aparecer DATA E HORA DE POSTAGENS, você clica em PROGRAMADO EM e altera a data da postagem e o horário em que será publicada.

    Um grande abraço e ótima sexta-feira.

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha esse post! rs Adoro animações. Adorei Toy Story e no terceiro da série eu até chorei (sou muito boba mesmo...). Há muita sensibildade e verdades nas animações de agora. Muito diferente das alienantes histórias de princesas. As princesas agora são menos bonitas e mais inteligentes e espertas. Shrek mostra bem isso. E no Sherk Terceiro as princesas Disney estão hilárias... rs. Aladdin, A Bela e a Fera, Enrolados também mostram umas heroinas (não mais donzelas ou princesas) mais inteligentes. Os antigos são lindíssimos, clássicos inesquecíveis nas versões da Disney, mas são de outro tempo, tempo em que a mulher era alienada por imposição dos costumes e de sociedades machistas. Uma animação que eu gostei demais tbm foi Madagascar. Adorei o lêmure Rei Julian... Estou aqui torcendo para que este post tenha uma Parete II... E que tenha tbm um post com as músicas das animações. (rs)

    Desculpa, Gilberto...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Wall-E e UP são duas das melhores animações que já assisti. Ambas tem inícios realmente brilhantes com histórias muito legais e finais igualmente geniais. A Pixar é garantia de boa diversão com histórias e visual bem feitos. Abç e bons filmes. Maxx TeleCineBrasil.

    ResponderExcluir