segunda-feira, 27 de outubro de 2014

FILMES BRASILEIROS NA MOSTRA DE SÃO PAULO - PARTE 3


O GRANDE MOMENTO
De Roberto Santos

No dia de seu casamento, as dificuldades financeiras de um jovem da baixa classe média paulista atrapalham a realização da festa. Ele então se vê forçado a vender o que possuía de mais valor - uma bicicleta - para poder arcar com as despesas da festa, do alfaiate e da viagem de núpcias.

O OUTRO LADO DO PARAISO
De André Ristum

Brasil, anos 60. O olhar de um garoto de 12 anos, Nando, acompanha a trajetória de Antonio, um idealista sonhador. O desejo de ascensão social leva toda a família a se mudar para a recém-inaugurada cidade de Brasília, ainda em construção. Motivado pelos movimentos políticos da época e pelas reformas prometidas pelo presidente João Goulart, Antonio se aproxima do ativismo político e da luta dos trabalhadores. Em abril de 64, da noite para o dia, os sonhos se transformam em pesadelos.


O SEGREDO DOS DIAMANTES
De Helvécio Ratton

Com a ajuda de dois amigos, Angelo, um garoto de 14 anos, busca um tesouro de diamantes para salvar a vida do pai, que precisa ser transferido para um hospital melhor. Juntos, eles embarcam numa aventura inesquecível, repleta de mistérios e desafios.


OBRA
De Gregório Graziosi

Um arquiteto começa a sentir o peso e a responsabilidade de seu nome quando é chamado para realizar um projeto grande. Ele está passando por uma fase de mudanças e espera o nascimento do seu primeiro filho. Uma série de questões surgem quando ele descobre um cemitério clandestino num terreno que pertence à sua família.

OSVALDÃO

Osvaldão, líder guerrilheiro, está escondido na mata com armas na mão, perseguido por milhares de soldados. Ele é temido pela ditadura militar e adorado pela população. O filme narra a trajetória do mineiro de Passa Quatro, campeão de boxe, que se transformou em comandante da Guerrilha do Araguaia.

PERMANÊNCIA
De Leonardo Lacca

Ivo vai fazer uma exposição fotográfica em São Paulo e se hospeda na casa de Rita, sua ex-mulher, que hoje está casada com outro homem.


PROMETO UM DIA DEIXAR ESSA CIDADE
De Daniel Aragão

Joli retorna para casa após passar um longo período numa clínica de reabilitação. Seu pai, Antônio, um famoso político da cidade, está bastante preocupado com sua conduta e reinserção na sociedade. Este é o momento no qual pai e filha tentam reatar os laços partidos da relação.


RIOCORRENTE
De Paulo Sacramento

Marcelo é jornalista. Carlos é um ex-ladrão de automóveis. Renata é uma mulher dividida entre dois relacionamentos tão diversos quanto seus desejos. Exu é o porvir.


SAGRADA FAMÍLIA
De Silvio Lanna

Ao longo da viagem, os quatro membros e uma família burguesa vão se desfazendo de seus bens materiais e de sua história. Conduzidos pela mão de um guia, eles levam uma arma e uma caixa de balas de festim. O guia as troca por balas verdadeiras, fazendo com que os integrantes da família sejam eliminados um a um, sempre sob suas ações malignas.

SANGUE AZUL
De Lírio Ferreira

Há vinte anos, numa ilha vulcânica e paradisíaca, um menino de dez anos foi separado de sua irmã, Raquel. A mãe, Rosa, temerosa de que uma atração incestuosa se desenvolvesse entre os dois, fez uma escolha e optou por mandar seu filho para o continente. O menino foi entregue a Kaleb, um motociclista dono do circo Netuno, que passava pela ilha. No continente, Kaleb instruiu o menino nas artes do circo e do espírito, e o ex-ilhéu se tornou Zolah, o Homem Bala. Anos depois, Zolah volta à ilha com o circo e reencontra Rosa e Raquel. Tentando resgatar um passado interrompido, Zolah busca o amor da infância e a coragem para enfrentar suas angústias e medos.


SINFONIA DA NECRÓPOLE
De Juliana Rojas

Na cidade de São Paulo, a rotina do aprendiz de coveiro Deodato muda quando uma nova funcionária chega ao cemitério. Juntos, eles devem fazer o recadastramento dos túmulos abandonados, mas estranhos eventos fazem o aprendiz questionar as implicações de se mexer com os mortos.


TRINTA
De Paulo Machline

A trajetória de Joãosinho Trinta, artista autodidata que deixou São Luís, no Maranhão, para se tornar bailarino no Rio de Janeiro. Em 1974, ao substituir Fernando Pamplona no desfile da Acadêmicos do Salgueiro, ele descobre sua verdadeira vocação: a de carnavalesco. Seu trabalho revolucionou o carnaval do Rio de Janeiro e o credenciou como um dos artistas brasileiros mais inovadores de todos os tempos.


UM HOMEM E SUA JAULA
De Fernando Cony Campos

Baseado no romance Matéria de Memória, de Carlos Heitor Cony, o filme conta a história de um homem que enviúva e mantém relações ambíguas com a sogra, que vive em sua casa. Ele decide então se trancar no quarto, reavivando a memória através de velhas cartas e fotografias.


VENTOS DE AGOSTO
De Gabriel Mascaro

Shirley deixou a cidade grande para viver numa pequena e pacata vila litorânea cuidando da avó. Ela trabalha numa plantação de coco dirigindo trator. Mesmo isolada, Shirley cultiva o gosto pelo punk rock e o sonho de ser tatuadora. Ela tem um caso com Jeison, um rapaz que também trabalha na fazenda e nas horas vagas faz pesca subaquática de lagosta e polvo. Um estranho pesquisador chega na vila para registrar o som dos ventos alísios que emanam da zona de convergência intertropical. O mês de agosto marca a chegada das tempestades e das altas marés. E uma descoberta leva Shirley e Jeison a uma jornada de vida e morte, perda e memória, vento e mar.


O filme ganhou uma Menção Honrosa no Festival de Locarno (Suíça).


YORIMATÃ
De Rafael Saar


Em meio ao movimento hippie dos anos 70, Luhli e Lucina vivem o cotidiano criativo de uma comunidade alternativa. Com cerca de 800 composições no currículo, do violão aos tambores artesanais que constroem e tocam, elas vivem um relacionamento a três com o fotógrafo Luiz Fernando Borges da Fonseca, que registra tudo em filmes Super 8mm. Um filme sobre a liberdade e a busca das raízes primitivas culturais brasileiras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário