sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

NICOLAS CAGE


Depois de 30 anos de carreira, algumas escolhas equivocadas (Presságio, O Sacrifício, Fúria sobre rodas) e consequentemente alguns Framboesas de Ouro de pior ator, Nicolas Cage acabou perdendo sua credibilidade. Anda trabalhando demais, geralmente em filmes ruins, alguns dizem que para manter os castelos e a frota de 30 veículos que possui.

Com Matt Dillon em O selvagem da motocicleta

Como se sabe, Nicolas é sobrinho de Francis Ford Coppola e foi com ele qjue teve sua primeira grande chance no cinema, em O selvagem da motocicleta (1983). Os dois trabalharam juntos outras duas vezes: em Cotton Club (1984) e Peggy Sue – Seu passado a espera (1986), quando ele ainda assinava como Nicolas Coppola. Mesmo sem querer ser ingrato com o tio, resolveu usar o pseudônimo Cage em homenagem ao compositor John Cage e ao herói das histórias em quadrinhos Luke Cage. Passou a andar “com as próprias pernas” e nunca mais participou de um filme do tio.


Com Cher em Feitiço da lua

Sempre foi um ator muito excêntrico e procurou diversificar sua carreira entre comédias (Feitiço da lua, Arizona nunca mais), dramas (Coração selvagem, Adaptação), romances (Cidade dos anjos, Lua de mel a três) e aventuras que são a maioria (A lenda do tesouro perdido, A outra face, 60 segundos...)



Mas nunca deixou de criar polêmica, como quando comeu uma barata viva no set de Um estranho vampiro (1989), ou quando fez questão de ter um dente extraído sem anestesia durante uma cena de Asas da liberdade (1984). Na vida pessoal também não é diferente. Ele pediu a primeira mulher em casamento (a atriz Patrícia Arquette) poucos minutos depois de conhecê-la. Patrícia fez várias exigências, todas cumpridas por ele. ela ficou assustada com a insistência, mas alguns anos depois, acabou se casando com ele. Com a segunda mulher, Lisa Marie Presley (herdeira de Elvis Presley) ficou casado apenas 3 meses, pois ele teria ficado chateado quando ela exigiu que ele vendesse sua coleção de histórias em quadrinho. Depois ele negou e disse que só vendeu quando seus gibis mais valiosos foram roubados.



Com Elizabeth Shue em Despedida em Las Vegas

Mostrou seu talento dramático em 1996, quando venceu o Oscar de melhor ator pelo alcoólatra suicida de Despedida em Las Vegas. Foi indicado uma segunda vez, agora pelo escritor de Adaptação (2002), mas dessa vez acabou perdendo para Adrien Brody (O pianista).



Em O Sacrifício

Sempre fui fã de Nicolas Cage. Olhando sua filmografia no IMDb percebi que já vi 34 filmes com ele, mas em algum momento acabei desanimando. Não sei se depois de O sacrifício (2006), ou O vidente (2007), pelo excesso de filmes, ou o que é pior, a maioria de qualidade ruim.


Como fã dos quadrinhos, fez questão de produzir e dar vida ao Motoqueiro Fantasma (2007), quando sua moral ainda estava intacta e mesmo lutando contra todos que diziam que ele já tinha passado da idade para viver o herói. Nesse ano estréia a sequência do filme, que talvez recupere seu prestígio, mas eu acho que ainda não vai ser dessa vez.


Num momento de desespero (leia-se falta de outro filme) acabei vendo Caça às bruxas e é até legalzinho. Vou dar outra chance a ele. Tomara que o público também faça o mesmo.

Fonte de consulta: Revista Monet nº 100.


11 comentários:

  1. Realmente não sei o que aconteceu com Cage. Só tem feito filmes medíocres. Uma pena. É um ótimo ator.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, eu também sempre fui fã de Nicolas Cage.
    Já me perguntei o que estaria acontecendo com as escolhas dele,cada vez mais pobres. Bem, você disse que ele é excêntrico, vai ver , é isso. O Sacrifício é uma bobagem sem tamanho, Motoqueiro Fantasma outra bobagem, O Senhor das Armas e Capitão Corelli, são filmes bons, eu gostei bastante, mas nada que se diga "Ohhhhhhh!..." De Caça Às bruxas eu também gostei, mas também não é nada de excepcional. Apesar de tudo, Nicolas continua carismático, tem muitos fãs pelo mundo, e ainda atrai público (acho que todo mundo sempre lhe dá outra chance...), sem contar que é um homem lindo, charmosíssimo, e tal.

    Interessante: os atores vão ficando mais velhos e vão ficando cada vez mais bonitos... Ao contrário das atrizes, que mesmo com tantos recursos estéticos que existem hoje e com todo dinheiro que gastam nisso, em determinado momento, ou ficam parecendo robôs com pele de silicone e cara de gente, ou perdem a beleza para a idade.

    Adorei o post!

    Um abração.

    ResponderExcluir
  3. Considero Cage um bom ator, pena que como vc bem escreveu, suas escolhas não são das melhores nos últimos anos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Nunca simpatizei com Cage, minha mulher que é fã dele, e ela mesma se pergunta porque de tanta decaída, o que explica o total desespero do ator de pegar ultimamente filmes que são, no mínimo, lixos - o que não tem ajudado em nada em sua reabilitação. Reconheço seu talento apesar de não simpatizar, mas é uma pena que tem cada vez mais se degradando. Bom final de semana

    Paulo Néry

    ResponderExcluir
  5. Olá, Gilberto. A respeito Nicolas Cage passei mesmo a admirá-lo depois do filme "O Senhor das Armas". De todos que já vi esse é o que mais gostei. É uma pena vê um grande artista que para sobreviver precisar em mergulhar em qualquer ninharia. Pude conhecer mais dele, apenas, em uma rápida leitura por seu blogger. Um abraço. Seguindo e com muito prazer...

    ResponderExcluir
  6. Ele é um ator bom, mas que trabalha em produções meia boca. Ele deveria escolher melhor seus projetos.

    ResponderExcluir
  7. Eu era fã....idolatrava...hoje acho ele um bosta...nem vejo mais filmes dele em represália...

    ResponderExcluir
  8. Um dos bons filmes de Cage: O CAPITÃO CORELLI

    http://silenciosquefalam.blogspot.com/2012/01/filme-o-capitao-corelli-captain.html

    ResponderExcluir
  9. sou super fã...adoro esse cara, espero que consiga voltar com bons filmes....

    ResponderExcluir
  10. Acho ele um otimo ator independente dos filmes que ele faça , ele é mto bom ! eo filme do motoqueiro fantasma foi qnd eu realmente curti o trabalho dele.

    ResponderExcluir
  11. acho que ngm deveria ficar julgando mal dessa maneira,mtos nao gostaram de seus ultimos filmes, não é que os filmes seja um lixo, é que tem gente que sabe aprecia filme de ficção cientificas e outros ja não! e pra quem realmente é fã como eu tudo que ele fizer pra min é nota 10.

    ResponderExcluir