Entre os homens, os recordistas do Oscar são Jack Nicholson e Walter Brennan com três troféus cada.
Laurence Olivier |
Jack Nicholson é recordista em indicações (12), tendo vencido como melhor ator por Um estranho no ninho (1975) e Melhor é impossível e como coadjuvante em Laços de ternura (1983). Laurence Olivier teve 10 indicações, Spencer Tracy, 09 e Paul Newman, 08.
Richard Burton |
Já os atores que foram indicados mais vezes sem ganhar o Oscar, são Peter O’Toole e Richard Burton com 07 indicações. Em 2002 a Academia concebeu um Oscar honorário a Peter, apesar de ele dizer que ainda estava na ativa e poderia ganhar o Oscar com seus próprios méritos.
Entre os filmes, os recordistas são A malvada e Titanic com 14 indicações, mas há vários outros com 13 indicações como Chicago (2002) e O curioso caso de Benjamin Button (2009).
Os filmes mais premiados são Ben Hur (1959 e Titanic (1997), empatados com 11 Oscars cada.
Cena em Momento de decisão |
Já os recordistas de indicações e nenhum prêmio são Momento de decisão (1977) e A cor púrpura com 11 nomeações cada. Por onze anos o recorde foi de Pérfida (1941) com nove indicações.
Fonte de consulta: O oscar e eu de Rubens Ewald Filho.
Jack Nicholson é magnífico! Adooro! Eu não sabia que A Cor Púrpura não havia ganho nenhum Oscar. Esse filme é maravilhoso, cuidadoso, uma da melhores adaptações da literatura para o cinema que já vi.A história é tristemente linda, mostrada no filme de forma verdadeira, comovente e ao mesmo tempo chocante, repugnante. Um belíssimo filme, injustiçado.
ResponderExcluirParabéns Gilberto, pelo ótimo post!
Jack Nicholson é Grande. Vi uma vez uma comédia com ele. "Alguém tem que ceder". Não me surpreendo em vê-lo, aqui. Excelente post, Gilberto. Até...
ResponderExcluir