segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ÚLTIMA PARADA: 174


No dia 12 de junho de 2000, o paulista Sandro do Nascimento seqüestrou um ônibus no centro do Rio de Janeiro com vários reféns. O evento foi coberto ao vivo, por várias emissoras de TV do Brasil e do exterior. É a vida desse jovem que o novo filme de Bruno Barreto conta. Vemos desde a sua infância e a de um quase homônimo seu, Alessandro, de como cresceram e se envolveram com a marginalidade. Até o dia fatídico em que Sandro seqüestra o ônibus 174 e ameaça os passageiros caso não tenha suas solicitações atendidas, mas na verdade ele não quer matar ninguém e até pede para uma das reféns se fingir de morta. Tudo resulta de um imbróglio em que Sandro se vê envolvido depois que um dos passageiros o denuncia por estar portando uma arma.

Apesar do título do filme, o seqüestro do ônibus é só mais um dos eventos retratados na vida de Sandro e só ocupa uns 15 minutos do filme. Acompanhamos a luta de sua suposta mãe para encontrá-lo; a dedicação de Valquíria com os menores abandonados; o amor de Sandro por uma prostituta e sua amizade com seu xará Alê.


O elenco é formado em sua maioria por atores desconhecidos do grande público, mas todos desempenhando muito bem os seus papéis. O único problema do filme é que ele é uma ficção, apesar de baseado em fatos reais, alguns personagens e situações foram criados pelo roteirista Bráulio Mantovani. Então ficamos sem saber o que aconteceu realmente e o que foi criado para o filme. Então vem a vontade de ver o documentário “Ônibus 174” (2002) de José Padilha. Mas esse é só um detalhe e não atrapalha a apreciação do filme, que é empolgante do início ao fim e merece ser visto.

3 comentários:

  1. Não vi esse filme. Tenho curiosidade, mas sempre acabo passando outros na frente...

    Um abraço, Gilberto.

    ResponderExcluir
  2. Assisti este filme na TV há cerca de um ano. É o tipo de filme pra se ver uma vez na vida, não que seja ruim, mas por se tratar de um fato ainda muito recente e ainda marcante, principalmente na mente de nós cariocas, fazendo refletir sobre muitas injustiças sociais. Não é uma fita para se assistir prazerosamente. Abraços.

    Paulo Nery
    Filmes Antigos Club Artigos
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir