sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

WALDICK - SEMPRE NO MEU CORAÇÃO


Direção: Patrícia Pillar. Documentário, 58 min.

A atriz Patrícia Pillar sempre foi fã do cantor Waldick Soriano, mas isso só veio a público, quando ela deu início a esse projeto sobre sua vida e dirigiu na mesma época um show com ele, já exibido pelo Canal Brasil e que tem algumas cenas mostradas aqui. Este filme também já foi exibido pelo canal e estreou nos cinemas em agosto de 2009.

Patrícia Pillar não tenta contar nenhuma história sobre a vida dele ou dos sofrimentos pelos quais passou. Ela deixa que ele mesmo conte sobre sua vida e se revele como era na realidade, sem nenhuma máscara. Os depoimentos das ex-esposas e dos conhecidos ajudam bastante nesse ponte e olha que ele foi casado 14 vezes e uma de suas esposas revela que ele amou só a primeira delas, com a qual morou somente dois meses. Uma cena mostra que ele não tenta interpretar um personagem e era um homem cheio de falar. Sua última mulher pede que ele cante uma de suas músicas, mas ele permanece impassível, como que absorvido dentro de si mesmo.

Suas canções perpassam todo o filme e tem a ver com cada fase de sua vida. O sub-título, “Sempre no meu coração” é também uma música que toca logo nos créditos iniciais. Em seguida “Eu não sou cachorro não” (seu maior sucesso) e “Essa noite eu queria que o mundo acabasse” que eu gosto muito. Nos créditos finais toca “Cavalgada” de Roberto e Erasmo Carlos, que eu desconhecia que ele tivesse gravado, mas que ficou muito boa em sua voz.


Ele sempre foi considerado um cantor brega e com o qual as pessoas tinham até um pouco de preconceito. Em uma de suas falas ele até esclarece isso, dizendo que antes era considerado cafona, agora brega, mas que no fundo é apenas um cantor romântico.

Uma coisa que poucos sabem é que ele também já foi ator. São exibidas cenas dos dois filmes que ele fez: “Paixão de um homem” (72) e “O poderoso garanhão” (73).

Morreu em 2008 com 75 anos, mas antes disso e a partir do trabalho de Patrícia Pillar, ele pôde ver que ainda era querido do público e poderia continuar fazendo sucesso.


2 comentários:

  1. Um belíssimo documentário.

    Cumprimentos cinéfilos e Feliz 2012!

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  2. É um ícone da MPB. A "cafonice" dele era sua marca registrada, e só podemos parabenizar esta grande atriz, Patrícia Pillar, por não deixar morrer a memória de um dos grandes nomes da nossa música. lembremos que este país, infelizmente, tem tendência à amnésia.

    E Parabéns a vc, Gil, por divulgar este documentário.

    Abraços

    Paulo Néry
    Filmes Antigos Club Artigos
    http://www.articlesfilmesantigosclub.blogspot.com/

    ResponderExcluir