segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O TRABALHO DOS PROFESSORES

Kevin Spacey em Quebrando a banca


Todos os trabalhos são importantes, mas o ofício do professor é especial, pois ele tem em suas mãos o poder de ensinar pessoas, continuar a educação iniciada pelos pais em casa e formar gerações com seus ensinamentos. Há sempre coisas novas a serem aprendidas pelo ser humano.

A educação envolve o ato em que uma pessoa ensina, a outra aprende e esta que aprendeu já está pronta a ensinar a uma terceira pessoa e assim sucessivamente. “Vem do latim ‘educare’ que significa extrair, tirar, desenvolver e se divide em educação informal e educação formal”. A Informal começa com os pais desde quando a criança nasce e passa a aprender o que é certo e errado, o que pode ou não ser feito e continua na igreja, nas ruas com os amigos e colegas até o momento em que esta chega à idade escolar, quando passa a ter acesso à educação formal. Então a criança, agora como aluno, começa a aprender novos valores e princípios com seus professores, além da teoria que posteriormente será aplicada em sua vida.

Sidney Poitier em Ao mestre com carinho

Para que a educação formal aconteça com sucesso, é necessário que o professor goste do que faz e queira ensinar e que o aluno queira aprender e se esforce para isso, tirando suas dúvidas em sala de aula e estudando em casa. É necessário um vínculo entre as duas partes para que o ensino e a aprendizagem aconteçam com sucesso: o professor precisa da atenção do aluno que também necessita da atenção do professor.

Quase toda criança tem o sonho de ser professora quando crescer e brinca de dar aula para seus colegas, pois sente uma grande satisfação em fazer isso, já que seus professores exercem uma grande influência sobre elas. Eles são sua segunda família, com quem a criança passa grande parte de seu dia e com certeza vão deixar nelas doces lembranças.

Há um tempo atrás, a profissão era cercada por grandes méritos. Só as famílias mais abastadas tinham condições de formar suas filhas no magistério e era um orgulho ter uma professora na família. Hoje em dia, apesar das crianças ainda continuarem brincando de ser professora, quando crescem a maioria delas procura por outras profissões que dêem mais prestígio ou que paguem melhor.

Michelle Pfeiffer em Mentes Perigosas

O trabalho ocupa a maior parte do tempo dos professores. As jornadas de trabalho são longas, começam bem cedo e se estendem até a noite. Depois que saem da escola, ainda têm que preparar as aulas do dia seguinte. Para aqueles que dão aulas nos três turnos a situação é ainda pior, pois têm que abrir mão de seus intervalos, diminuir o horário de almoço e jantar ou lanchar na escola mesmo para poupar tempo. Nos intervalos entre as aulas ou na hora do recreio, ainda tem que tirar as dúvidas de alguns alunos ou atender aos pais que querem saber por que seu filho está se saindo mal nas provas e tirando notas baixas. Durante os fins de semana ainda precisam corrigir provas e trabalhos feitos pelos alunos. Ser professor realmente não é uma tarefa fácil. Nem todos nascem com esse dom, mas aqueles que nascem fazem com grande prazer apesar de todas as dificuldades.

FELIZ DIA DO PROFESSOR!

.....

O jogador Cristiano Ronaldo doando sangue e se tornando doador medula óssea. Siga o exemplo dele:



9 comentários:

  1. Uma pena que a educação, algo tão primordial para a nossa formação, seja profissional ou pessoal, esteja tão desleixada hoje em dia.

    Bela seleção de títulos!

    ResponderExcluir
  2. Só uma correção meu amigo. A palavra educação não vem de "educare", mas educatio = adestrar, guiar, corrigir. essa palavra deriva do vocabulário da agricultura da Roma antiga, quando se tratava do cuidado de animais ou plantas se utilizava estes vocabulários. Após um tempo palavra depois passou para o vacabulário escolar após Cícero. Se traduzir para o grego podemos ter a palavra Paidéia.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito do filme Ao mestre com Carinho.

    ResponderExcluir
  4. Viva o professor, profissional pouco prestigiado neste país.

    O Falcão Maltês

    ResponderExcluir
  5. Muitos blogueiros estão presentado homenagens aos mestres! Gostei muito de suas palavras e considero uma pena que hoje a profissão de professor esteja tão desprestigiada.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Gilberto, meu blog está no segundo turno do top blog! É só clicar no banner dourado na barra lateral do blog. Conto com seu voto para mais esta conquista!

    ResponderExcluir
  7. Nelson, essa informação sobre a origem da palavra educação está no livro O QUE É EDUCAÇÃO? daquela série que explicava o que era cada coisa, inclusive o cinema.

    Lê, pode deixar que vou votar em teu blog.

    Abraços a todos nesse dia dos professores.

    ResponderExcluir
  8. Bom, tenho que agradecer pelo post, porque EU sou professor.rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Gilberto, a professora chegou atrasada... Mas adorou a homenagem! Que lindo seu post! Emocionante.

    De minha parte, muito obrigada!

    Um abração.

    ResponderExcluir