quarta-feira, 27 de março de 2013

OS 50 ANOS DE XUXA



Já deixei claro aqui no blog o quanto gosto de Xuxa. Assistia todos os dias o Xou da Xuxa, comprei todos os LPs lançados, depois via todos os sábados o Xuxa Park e aos domingos o Planeta Xuxa. Vi também todos os filmes que ela fez. Sei que tem muitos que não gostam dela, mas esse espaço não é para seus detratores e sim para homenageá-la, pois hoje ela completa 50 anos.

Seu nome seria Morgana Sayonara, mas tiveram que mudar (ainda bem) por causa de uma promessa que o pai dela fez, pois ela e a mãe corriam risco de vida devido a complicações no parto. Deram-lhe então o nome de uma santa: Maria da Graça. O nome Xuxa foi dito pouco depois quando a mostraram ao seu irmão, Blad. “É a minha Xuxa!”


O sucesso começou como modelo. Seu primeiro desfile aconteceu aos 14 anos para uma butique da qual a mãe era sócia. No ano seguinte (1978), foi vista em um trem, por alguém da Editora Bloch que sabia que estavam procurando novos modelos. Em 1979, suas primeiras fotos foram publicadas na Revista Carinho. Naquele mesmo ano foi capa da revista.   Ao lado de Luiza Brunet, Xuxa consagrou-se como modelo. Participou de uma sessão de fotos para a capa da Revista Manchete, que também falava sobre Pelé. Os dois se conheceram e viveram um romance por seis anos.

Em Amor, estranho amor

O ano de 1980 foi um marco para Xuxa: foi capa de mais de 100 revistas, posou para Playboy, Status, Ele&Ela. Em 1982, foi aprovada no vestibular para Biologia na Universidade Gama Filho, mas a faculdade teria que esperar, pois seu sucesso estava apenas começando. Nesse mesmo ano, Xuxa atuou no filme Amor, estranho amor de Walter Hugo Khouri, um dos maiores arrependimentos que tem, pois nele ela vive uma prostituta que seduz um menino, sem imaginar que pouco depois se tornaria a rainha dos baixinhos. Anos depois ela proibiria a exibição do filme, fato que só aumentou a polêmica, pois muitos pensam se tratar de um filme de sexo explícito, o que não é verdade. E a protagonista nem é ela, e sim Vera Fischer.


O diretor Maurício Sherman, produtor do programa TV criança da Rede Bandeirantes, foi quem enxergou nela talento para trabalhar com crianças e a convidou para estar a frente do Clube da Criança da recém lançada TV Manchete. O programa estreou em 06/07/1983 e durou quase três anos, até a irrecusável proposta da Rede Globo para apresentar o Xou da Xuxa. O programa era líder absoluto de audiência e recebia 10.000 cartas por dia. Durou quase sete anos de imenso sucesso. O último programa foi ao ar em 31 de dezembro de 1992.


Em 1988 ela conheceu Ayrton Senna e os dois começaram a se relacionar. O romance durou até 1990, com a certeza de que se reencontrariam, mas o acidente sofrido por Senna em 1994 mudou esses planos. Em 1989 ela inaugurou a Fundação Assistencial Xuxa Meneghel que cuida de mais de 250 crianças carentes.

Em 1996 começou a namorar com o ator Luciano Szafir e no final do ano seguinte anunciou que estava grávida de Sasha. A menina nasceu em 28/07/1998.

No dia 11/01/2001, um fato traumático durante a gravação, um incêndio durante a gravação do programa Xuxa Park fez com que o programa fosse interrompido e ela continuasse apenas com o Planeta Xuxa que ainda durou alguns anos.


Xuxa voltou aos programas infantis com Xuxa no mundo da imaginação, que era exibido diariamente nas manhãs da Globo, mas como não alcanço a audiência esperada, acabou saindo do ar. Atualmente apresenta o programa Tv Xuxa, exibido nas tardes de sábado. O programa é dedicado à toda a família e não somente ao público infantil ao qual ela dedica a Coleção Xuxa só para baixinhos que já está em sua 12ª edição, sempre com grande sucesso.

Há três meses Xuxa virou notícia novamente por assumir publicamente o romance com o ator/ cantor Junno Andrade e disse que nunca imaginou que estaria namorando aos 50. Vida longa à rainha!


FILMOGRAFIA COMPLETA:


3 comentários:

  1. Eu a respeito até certo ponto, pois também eu já fui criança e curtia o programa dela. O que eu não aceito é o fato dela impedir a venda legal do filme Amor Estranho Amor em território nacional, sendo que por causa disso, as pessoas má informadas começaram a considerar o filme como porno, o que é longe disso. Está mais do que na hora dela aceitar o seu passado e liberar esse filme, que é uma das grandes obras de Walter Hugo Khouri (Noites Vazias).

    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho uma opinião neutra sobre a carreira de Xuxa. Não sou como alguns que a criticam com veemência e sem um motivo especifico assim como também não sou um fã aficionado. No entanto, é irrefutável que o XOU DA XUXA, nos anos 80 e inicio de 90 deu um brilho a parte à infância de todas as crianças. Eu mesmo, que sou de 1982, acordava todas as manhãs, pelo que me lembro a partir de 1989, para assisti-lo. Esse tempo me traz muitas saudades! Por esse motivo e pelas alegrias que ela nos proporcionou tenho por ela muito respeito!

    Grande abraço e parabéns pela homenagem!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Gilberto! Eu participei da geração Xuxa e confesso que pré-adolescente, tinha uma bota branca parecida com a dela e imitava a apresentadora, hahaha. Não gosto muito dos seus filmes e voz, mas gosto sim dela como apresentadora.E desejo que ela seja muito feliz! Um abraço, Feliz Páscoa, que sua vida seja abençoada e renovada!

    ResponderExcluir