quarta-feira, 2 de outubro de 2013

BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES


Todos acharam que Walt Disney estava louco quando decidiu produzir em 1934, o primeiro longa metragem de animação da história do cinema, “Branca de neve e os sete anões”, baseado na obra dos irmãos Grimm. Ele reuniu sua equipe  para vê-lo narrar e representar cada personagem da história da princesa que fica órfã e passa a sofrer nas mãos de sua madrasta invejosa que contrata um caçador para matá-la. Como ele não tem coragem de fazê-lo, deixa Branca de Neve perdida da floresta. Ela então se refugia na casa dos sete anões. No conto original, eles não tem nomes, nem personalidades definidas, foi Disney quem as desenvolveu.

A história dos irmãos Grimm é muito mais sombria que o conto de fadas de Disney. Nela o caçador leva o coração de um veado para a madrasta e ela o come achando ser da princesa. Quando descobre que ela está viva, decide matá-la com as próprias mãos, mas os anões sempre intervêm.  No conto, Branca de Neve não é salva pelo beijo do príncipe encantado. Depois de comer a maça envenenada, ela é colocada em um caixão de vidro para ser levada até o castelo, só que os empregados tropeçam, ela cospe o pedaço da maça e volta à vida. Final bem mais sem graça que o do desenho, diga-se de passagem. As mudanças feitas por Disney foram bem vindas.



O filme foi lançado em 21 de dezembro de 1937, com um orçamento de US$ 1,4 milhão, um risco para Disney, que teve que hipotecar sua casa, mas o investimento valeu a pena. Só nos três primeiros meses de exibição, mais de 20 milhões de pessoas foram conferir a novidade que rendeu US$ 8 milhões e um Oscar honorário. Isso há 75 anos. Era o início do império dos estúdios Disney, que dura até hoje (com a ajuda da Pixar, ultimamente).




8 comentários:

  1. Foi uma animação a frente do seu tempo. Depois dela, nada mais foi como antes.

    ResponderExcluir
  2. Simples, bonito, emocionante e com ótimas histórias de bastidores. Uma boa lembrança sua. Abs

    ResponderExcluir
  3. Belíssima animação.

    http://ofalcaomaltes.com/

    ResponderExcluir
  4. É a história de uma pessoa que via além do seu tempo e conseguiu criar um império.

    A animação continua interessante, mesmo tanto anos depois.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ola querido Gilberto,amo de paixão esta maravilhosa historia que me fez chorar pela infelicidade de Branca de neve,me fez rir com as peraltices de "Dunga" me assustou com as maldades da bruxa maquiavélica nos anos idos de minha infância.ADOREI .Beijo SU

    ResponderExcluir
  6. De fato este é um dos filmes que revolucionou o cinema Gilberto, um verdadeiro clássico. Realmente é interessante como associamos o roteiro do filme à história original de tal modo que ele se tornou mais conhecido e aclamado que ela...

    ResponderExcluir
  7. Bela lembrança Gilberto! Clássico atemporal e que no momento esta escasso no mercado nacional.
    Além da coragem de Walt Disney em lançar pela primeira vez um longa metragem de animação, ele ainda foi topetudo de lança-lo em Technicolor, numa época onde o público ainda não via com bons olhos os filmes coloridos. O Resultado: Deu no que deu.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Até hoje esse desenho continua atual em termos de agradar o público, né?
    Eu lembro que há uns 3 anos passou na Sessão da Tarde no dia de Ano Novo. Legal!

    ResponderExcluir