segunda-feira, 28 de outubro de 2013

DIA DO SERVIDOR PÚBLICO


Hoje é o meu dia: é o dia do servidor público. Sei que somos mal vistos por parte da população, que pensa que somos preguiçosos, que não trabalhamos e que quando precisam de nós, fazemos “corpo mole”. Sei que alguns servidores públicos são assim mesmo, mas tenho a minha consciência tranquila, cumpro o meu dever como se espera e às vezes até faço mais do que seria minha obrigação.

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.


Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.

Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade. Eu concordo!!!

Fonte de pesquisa:

Doe Medula Óssea...


3 comentários:

  1. Legal, Gilberto, #tamojunto, hahaha! Também sou professora, pelo município, e concordo contigo... não me prevaleço pelo fato de ser servidora pública e ter estabilidade, procuro exercer meu papel com frequência e responsabilidade. Não dá para generalizar devido a alguns que se prevalecem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Minha mãe também é servidora pública, e o dia é muito merecido, sim! Não sabia que Getúlio Vargas é que tinha instituído a data, obrigada pela informação!
    Abraços!

    ResponderExcluir