domingo, 6 de outubro de 2013

DIA NACIONAL DO DOADOR DE MEDULA ÓSSEA


Hoje é o dia Nacional do doador de Medula Óssea. Mas quem é o doador de medula óssea? É aquela pessoa de bom coração que tem entre 18 e 55 anos, não apresenta nenhuma doença transmissível pelo sangue, como HIV, Hepatite B ou C e se disponibiliza a ir a um hemocentro para a coleta de 5 ml de seu sangue, que serão analisados para testes de tipagem HLA. Se for identificado um paciente compatível, o doador será contatado para a realização de novos testes e depois a doação de medula óssea.

O Inca (Instituto Nacional do Câncer) lançou no primeiro semestre uma rede de mapeamento genético de doadores de medula óssea.

O Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) tem 3.093.847 doadores, o que corresponde a 2,6 % da população do País. Nosso banco é o terceiro maior do mundo, atrás dos Estados Unidos que tem 4% da população registrada e da Alemanha, com 6%. O mapeamento vai possibilitar a identificação dos grupos genéticos com pouca representação no cadastro (como o meu), por isso é importante que o maior número de pessoas se cadastrem para  aumentar as chances de quem precisa de um transplante encontrar um doador compatível.


Vejamos os gráficos com a representação dos doadores:
Você está entre eles? Por que não?


3 comentários:

  1. Gilberto, acho que campanhas e informações são sempre importantes para lembrar à população o quanto esse pequeno gesto é gigante em significados. Estou sempre torcendo por ti. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Compartilhei a campanha no facebook Gilberto!

    Ah, tenho uma dúvida, eu fiz a coleta de sangue para análise há mais de três anos. Há a necessidade de fazer de novo, ou uma única coleta já é o suficiente para manter o cadastro atualizado?

    ResponderExcluir
  3. Bruno, não há necessidade de fazer outra coleta. Seus dados ficam gravados no banco de doadores e quando for encontrado alguém compatível, você é chamado.

    ResponderExcluir