sexta-feira, 18 de outubro de 2013

MOSTRA DE CINEMA ALEMÃO 2013


Reconhecido mundialmente por produções que ganharam o mundo com prêmios em importantes festivais, como “Corra, Lola, Corra” / Lola Rennt (1998), “Adeus, Lenin!” / Good Bye Lenin (2003), Edukators” / Die fetten Jahre sind vorbei (2004), “A Vida dos Outros” / Das Leben der Anderen (2006) e “A Fita Branca” / Das Weisse Band (2009), o cinema germânico desembarca em breve em quatro capitais brasileiras. Brasília, Salvador, Fortaleza e Porto Alegre vão receber a mostra Panorama Alemão, uma cuidadosa seleção de produções recentes daquele país. Em Salvador, a iniciativa integra o programa Panorama Internacional Coisa de Cinema.

O evento, produzido pela German Films, centro de promoção de filmes alemães em todo o mundo, contará com a presença de cineastas e atores cujas películas compõem a programação. A mostra Panorama Alemão faz parte do cronograma de atividades oficial do Ano Alemanha + Brasil e começa por Salvador, onde os filmes serão exibidos de 31 de outubro a 7 de novembro. Em seguida, será a vez de Brasília receber o festival, de 8 a 15 de novembro. Fortaleza será a próxima cidade contemplada, de 14 a 21 de novembro. Por fim, Porto Alegre encerrará a programação, com exibição dos filmes de 21 a 28 de novembro.



Ao todo, serão dez longas-metragens e seis curtas-metragens que ganharam vários prêmios e foram exibidos em importantes festivais internacionais de cinema. "Duas Vidas" / Zwei Leben (Georg Maas), "Saída Marrakech" / Exit Marrakech (Caroline Link)  -que integrou o Festival Internacional de Cinema de Toronto, em setembro, "Houston" (Bastian Günther) e "A Garota das Nove Perucas" / Heute Bin Ich Blond (Marc Rothemund) vão abrir o festival, respectivamente, em Salvador, Brasília, Fortaleza e Porto Alegre. "Duas Vidas", que aborda os dilemas de uma mulher fruto de um relacionamento durante a II Guerra Mundial, é o indicado oficial da Alemanha para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2014. O diretor do filme, Georg Maas, estará em Salvador e Brasília. Além disso, Bastian Günther, diretor de "Houston" - filme exibido no prestigiado Sundance Film Festival - viajará a Salvador, Brasília e Fortaleza. Já Ulrich Tukur, principal ator dos filmes "Saída Marrakech" e "Houston", conhecido por integrar o elenco do vencedor do Oscar “A Vida dos Outros” e “Solaris”, de Steven Soderbergh, tem presença confirmada em Brasília.


O documentário “Não Me Esqueça” / Vergiss Mein Nicht (David Sieveking) retrata os cuidados domésticos prestados à sua mãe que, como muitas pessoas, é acometida pelo mal de Alzheimer. Ganhou vários prêmios, entre eles o SRG SSR Critics' Week Award Locarno 2012. O filme “A Garota das Nove Perucas” traz a história de Sophie, que logo após entrar na faculdade é diagnosticada com um câncer. Nove perucas tornam-se, então, o seu elixir de vida.  Arrebatou o prêmio Presidency of the Camera dei Deputati Award Giffoni 2013. Já “Nada De Mau Pode Acontecer” / Tore Tanzt (Katrin Gebbe), foi exibido no Festival de Cannes este ano. Completam a seleção de longas “Mar Silencioso” / Meeres Stille (Juliane Fezer), “Finsterworld” (Frauke Finsterwalder), “Verão Lá Fora” / Draussen ist Sommer (Friederike Jehn) e “Queda Livre” / Freier Fall (Stephan Lacant).

Por sua vez, seleção de curtas é composta por A Princesa, O Príncipe e O Dragão de Olhos Verdes”/ Die Prinzessin, der Prinz und der Drache mit den grünen Augen (Jakob Schuh, Bin-Han To),  O Balanço do Fabricante de Caixões”/ Die Schaukel des Sargmachers (Elmár Imánov), “Olgastraße N° 18” (Liv Scharbatke, Jörg Rambaum), “A Central Nuclear Mais Segura Do Mundo/ Erntefaktor Null (Helena Hufnagel), “Em Casa”/ Zu Hause (Nenad Mikalački) e “O Projeto da Centrífuga de Cérebros”/ The Centrifuge Brain Project (Till Nowak).

Com essa iniciativa, a German Films busca aumentar a visibilidade do cinema recente alemão no Brasil. Além disso, estamos apresentando talentos alemães ao público brasileiro”, afirma Barbie Heusinger, organizadora do evento. Segundo ela, Panorama Alemão, em toda a sua extensão, compreende diferentes gêneros, estilos e maneiras de contar histórias.


A mostra, cuja primeira edição ocorreu em 2012, teve sucesso de público. “Foi perceptível o grande interesse dos brasileiros pelo cinema alemão. Tivemos uma grande participação dos espectadores, que aproveitaram sessões de perguntas e respostas após as exibições para entrar em contato com os diretores, mostrando o interesse e o desejo de continuar vendo mais filmes alemães durante todo o ano”, comemora a organizadora.

Sobre a German Films - Centro nacional de informação e aconselhamento para promoção de filmes alemães pelo mundo, a German Films Service + Marketing GMBH foi criado em 1954 com o nome “Export-Union of German Cinema”. Por meio do trabalho de relações públicas e das ações de marketing desenvolvidas pelo escritório,  a German Films busca difundir o cinema alemão e aumentar o interesse por filmes germânicos no exterior.

Os parceiros da German Films na Mostra Panorama Alemão 2013  são: Instituto Goethe de Salvador e Porto Alegre, Goethe-Zentrum Brasília, Embaixada da Alemanha, Mostra Internacional de Cinema São Paulo, Festival do Rio, Espaço Itaú de Cinemas Salvador, Porto Alegre e Brasília e Cinema Dragão do Mar - Fundação Joaquim Nabuco de Fortaleza.


Programação:

SALVADOR
31 de outubro a 7 de novembro
Filme de abertura: Two Lives (Zwei Leben), de Georg Maas
Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha
Pç Castro Alves - Centro

BRASÍLIA
8 a 15 de novembro
Filme de abertura: Saída Marrakech, de Caroline Link
Espaço Itaú de Cinema - Brasília  Shopping Casa Park (2º Piso)
SGCV Sul Lote 22 - Guará
Brasília - DF, 71215-900

FORTALEZA
14 a 21 de novembro
Filme de abertura: Houston, de Bastian Günther
Cinema do Dragão -  Fundação Joaquim Nabuco
Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema
CEP: 60060-390 – Fortaleza/CE

PORTO ALEGRE
21 a 28 de novembro
Filme de abertura: A Garota das Nove Perucas (Heute Bin Ich Blond), de Marc Rothemund
Espaço Itaú de Cinema - Porto Alegre Bourbon Shopping Country (2º piso)
Av. Túlio de Rose, 80 - Passo da Areia
Porto Alegre - RS, 91340-110




Um comentário: