segunda-feira, 21 de abril de 2014

TIRADENTES NO CINEMA

José Wilker em Os Inconfidentes

Hoje é o dia de Tiradentes. Vamos relembrar sua trajetória em três filmes:

Tiradentes estrelado por Humberto Martins em 1999:

A trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Humberto Martins), líder da Inconfidência Mineira, um movimento surgido em Vila Rica (Ouro Preto) em 1789. Tiradentes sonhou junto com amigos e intelectuais ver o Brasil independente do domínio português, mas esbarrou na traição de Joaquim Silvério dos Reis (Rodolfo Bottino).

Tiradentes - O mártir da Independência, dirigido por  Geraldo Vietri em 1977:


Com base nos Autos da devassa, na poesia dos inconfidentes e de Cecília Meireles, Joaquim Pedro de Andrade contesta os documentos oficiais da história da Inconfidência Mineira e trata da posição de intelectuais diante da prática de políticas revolucionárias. Realizado em co-produção com a TV Italiana, RAI, como parte da série intitulada "A América Latina vista por seus idealizadores", Os Inconfidentes foi sucesso internacional de crítica e público, tendo sido premiado no Festival de Veneza. 



2 comentários:

  1. Você ama cinema mesmo? E como coloca três filmes completos no seu post? Não sabe que são obras protegidas por direito autorais? Colabora com a pirataria virtual? Não apoio blogs que incentivam coisas do tipo. O You Tube é um site que parece o samba do crioulo doido onde tudo pode, parece não ter leis. Além de ofender quem trabalha com cinema, ainda colabora para uma droga de um site que já deveria estar respondendo a vários processos.

    ResponderExcluir
  2. Bela homenagem......apesar de como estudante de história eu entender que o conceito de Tiradentes é questionável como figura histórica. Mas, detalhe. kkk.

    Abraços

    ResponderExcluir