domingo, 27 de abril de 2014

DOWNLOAD OU NÃO DOWNLOAD? EIS A QUESTÃO


Durante as datas comemorativas da semana passada fiz algumas postagens em que no final coloquei o filme referente a ela que está disponível no youtube e fui duramente criticado por um leitor que perguntou se eu amo mesmo o cinema, já que tinha postado os filmes completos. Perguntou se eu não sabia que eram obras protegidas por direito autoral e seu apoiava a pirataria virtual, já que ele não apoiava blogs que incentivam esse tipo de coisa.

Em contrapartida outros leitores já comentaram que eu deveria colocar os links para download dos filmes que comento, mas eu fico sempre em dúvida sobre o que fazer, ou qual é a opinião dos seguidores.

Respondendo as perguntas daquele leitor: eu amo demais o cinema, sei que todos os filmes são protegidos por direito autoral e não apoio a pirataria virtual, apesar de saber que quase todo mundo baixa filmes pela internet, inclusive eu.

Já baixei mais de 1000 filmes, principalmente porque há alguns raros, que foram lançados apenas em VHS e estão fora do mercado há muitos anos, ainda não foram lançados em DVD ou Bluray e nem passam na televisão, então a única forma de vê-los é através de downloads. Incluindo aí muitos filmes brasileiros antigos como os da Boca do Lixo dos anos 70 e 80.

Mas eu baixo, assisto e deleto em seguida, não vendo, não empresto, não troco e não tenho nenhum lucro com eles, inclusive o Gilberto Cinema não tem nenhum fim lucrativo.

O que você acha sobre esse assunto? Você baixa filmes pela internet? O Gilberto Cinema deve trazer em suas postagens links para downloads ou isso é uma coisa desnecessária?

Um comentário:

  1. Nossa, que leitor mal-humorado! Ele deve ser daqueles que só vê filmes novos, que são pura pirataria na internet. Quem gosta de outros tipos de cinema e quer ver filmes raros precisa de downloads. Quem mora no interior também. Eu gosto muito de ver filmes no YouTube e, considerando que os que eu vejo têm mais de 70 anos, isso não é crime. Eu também costumo colocar links para os filmes completos, e geralmente as pessoas me agradecem nos comentários.
    Abraços!

    ResponderExcluir