sexta-feira, 27 de março de 2015

MORRE O ATOR JORGE LOREDO


O ator Jorge Loredo morreu ontem, aos 89 anos de falência múltipla dos órgãos. O intérprete do icônico personagem Zé Bonitinho estava internado em estado grave no hospital São Lucas, em Copacabana, na Zona Sul do Rio, desde o dia 3 de fevereiro.

Loredo lutava há anos contra uma Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica grave e um Enfisema Pulmonar, mas mesmo assim continuava atuando no humorístico A praça é nossa. Nos últimos tempos ele ia para os estudos do SBT, passava pelo ambulatório, recebia oxigênio e ia gravar. Depois recebia oxigênio de novo e voltava para casa.

Jorge Loredo nasceu em 7 de maio de 1925. Ele passou toda a sua infância e juventude em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. Sua adolescência foi marcada por doenças graves. Aos 12 anos ele teve osteomelite na perna e sofria de fortes dores constantemente. Aos 20, contraiu uma tuberculose e foi internado em um sanatório, situação que acabou por lhe abrir as portas para a carreira. Incentivado pelos médicos, participou de um grupo teatral no hospital e descobriu sua vocação para atuar.

O personagem 'Zé Bonitinho' foi criado há 55 anos por Loredo. O humorista disse que a inspiração do galã que se autoproclama "o perigote das mulheres" veio de um amigo que era metido a conquistador. O personagem que se achava o rei das mulheres estreou em 1960, no programa “Noites Cariocas”, exibido pela extinta TV Rio, com os primeiros textos escritos por Chico Anysio.

Os bordões do personagem conquistador: "Câmera, close; microfone, please", ou "Garotas do meu Brasil varonil: vou dar a vocês um tostão da minha voz!", definitivamente ficaram marcados nas mentes dos brasileiros.

Loredo também participou de alguns filmes, mas o intervalo entre eles era bem grande. De 1959 até 2011 participou de apenas 10 filmes, dando prioridade à televisão:


Filmografia completa:
(X) 2011 – O palhaço
(X) 2007 - Chega de Saudade
(X) 1978 - Tudo Bem
(X) 1977 – Abismu

(X) 1970 - Sem Essa, Aranha

(  ) 1960 - Sai Dessa, Recruta

(  ) 1959 - Um caso de polícia

Um comentário:

  1. No cinema, destaco a sua participação Sem Essa, Aranha, talvez um dos melhores filmes do Cinema Marginal brasileiro.

    ResponderExcluir