sexta-feira, 8 de maio de 2015

MÃE É MÃE



No dia das mães, todas as homenagens feitas são poucas, pois ninguém nesse mundo é capaz de nos amar como nossas mães. Só elas são capazes de fazer qualquer coisa por nós, até dar suas próprias vidas.

São diversos os filmes que falam desse importante papel que elas desempenham por toda a sua vida. Vejamos alguns deles:

MÃE É MÃE (EUA, 1996)
 Albert Brooks, abalado por seu segundo divórcio, vai passar uns dias na casa de sua mãe, há anos viúva (Debbie Reynolds). Muita análise psicológica em torno de uma conturbada relação entre mãe e filho. Foi também o retorno de Debbie ao cinema depois de vários anos de ausência.

MÃE CORAGEM (Itália, 1989)
 Durante a 2ª guerra mundial, mãe e filha são estupradas por soldados marroquinos e tentam sobreviver a uma Itália devastada. Era o retorno de Sophia Loren no remake do filme Duas mulheres (1961) de Vitorio De Sica, que deu a Sophia o Oscar de melhor atriz.

MÃES EM LUTA (Irlanda, 1995)
 Vinte e um presos são detidos como criminosos comuns e fazem greve de fome para serem reconhecidos como criminosos políticos. Suas mães unem-se para exigir uma ação concreta do governo britânico.


MARCAS DO DESTINO (EUA, 1985)
 A luta de uma mãe (Cher) para criar o filho que tem uma doença rara que deforma o rosto e inicia um romance com uma menina cega. Belíssimo!


MAMÃE NÃO QUER QUE EU CASE (EUA, 1991)
Policial de Chicago (John Candy) solteirão e dominado pela mãe (Maureen O’Hara) apaixona-se pela tímida filha do dono de uma funerária. A mãe como o próprio título diz, não quer que ele case de forma alguma. Macaulay Culkin faz uma ponta.


MAMÃEZINHA QUERIDA (EUA, 1981)
 Atriz de Hollywood (Faye Dunaway) mantém relacionamento conflituoso com a filha adotiva (Diana Scarwid). Adaptação do livro de Chistina Crowford, filha de Joan Crowford em que ela retrata os maus tratos que teria recebido na infância. Chocante para os fãs de Joan.


MAMÃE É DE MORTE (EUA, 1994)
Mãe de família torna-se serial killer, já que tem o hábito de resolver seus problemas de forma rápida e violenta, eliminando todos que atravessam seu caminho. Hilário filme estrelado por Kathleen Turner.

MAMÃE FAZ 100 ANOS (Espanha, 1980)
O centésimo aniversário da matriarca (Geraldine Chaplin) reúne uma estranha família num casarão espanhol. Grande filme de Carlos, continuação de Ana e os lobos (1972).


JOGUE A MAMÃE DO TREM (EUA, 1987)
Professor irritado com a ex-mulher (Danny DeVito) e aluno com mãe megera (Billy Cristal) fazem um pacto: cada um deve eliminar o desafeto do outro. Paródia hilária de Pacto Sinistro de Hithcock.

LEMBRANÇAS DE HOLLYWOOD (EUA, 1990)
Por exigência dos estúdios, atriz de segunda (Meryl Streep) volta a morar com mãe (Shirley MacLaine), atriz de meia idade, famosa e alcoólatra. As duas passam a limpo suas vidas no meio de muitas farpas.


SONATA DE OUTONO (Suécia, 1978)
O filme de Bergman que eu mais gosto. Depois da morte do companheiro, famosa concertista de piano (Ingrid Bergman) decide visitar a filha que não vê há mais de sete anos (Liv Ullmann). O jogo da verdade e amargura ao qual as duas se entregam, faz vir a tona velhos rancores e amarguras.


MINHA MÃE É UMA SEREIA (EUA, 1990)
Adorava ver e rever esse filme na Sessão da Tarde da Globo. Cher vive a mãe de Winona Ryder e Christina Ricci que tem que se conformar em ficar mudando sempre de cidade, até que a mãe encontra um homem sério (Bob Hoskins).

MÃE E FILHA (Rússia, 1997)
Um filho cuida de sua mãe que adoeceu. Os dois passeiam pelo campo, ele lê poemas e cartões postais no filme que revelou o diretor Aleksandr Sokuvok.

MÃE POR ACASO (EUA, 1939)
Funcionária de loja é confundida com a mãe de um bebê abandonado na porta de um orfanato. Grande interpretação de Ginger Rogers.


MINHA MÃE GOSTA DE MULHER (Espanha, 2002)
Uma famosa pianista, mãe de três filhos, se apaixona por uma jovem emigrante ilegal tcheca. A notícia provoca uma reação confusa em uma das filhas, que tenta separa-las.

MAMMA ROMA (Ilália, 1962)
Prostituta (Anna Magnani) que agora tem uma banca na feira, tem problemas quando o filho de 16 anos vai morar com ela e se envolve na vida de crimes. Segundo longa de Píer Paolo Pasolini.


AS MÃES DE CHICO XAVIER (Brasil, 2011)
Este filme encerrou as comemorações dos 100 anos de nascimento de Chico Xavier. Nelson Xavier revive o papel do médium. É a história de duas mães que perdem seus filhos e tem que lidar com a dor da perda e uma terceira que pensa em abortar. Cartas psicografadas as ajudarão.


Um comentário:

  1. Eu vi Marcas do Destino na época em que foi lançado.
    Bom, realmente. Inspirado numa história real!

    ResponderExcluir