terça-feira, 8 de setembro de 2015

PARA CUMPRIR COTA CANAIS PAGOS APELAM PARA REPRISES


Desde 2011, os canais pagos são obrigados a cumprir uma lei federal (11.485) que instituiu cotas de conteúdo nacional, que tem como principal objetivo aumentar o número de produções audiovisuais no Brasil.
Apesar do número de produções brasileiras ter aumentado 159%, a presença nacional na programação de grandes canais pagos como HBO, Warner, Sony e Telecine, chega a ser de menos de 5%. De acordo com o site do jornalista Daniel Castro, para cumprir as cotas instituídas, os canais passaram a apelar para as reprises.

Um levantamento feito pela Ancine mostra que no ano passado, o filme “Minha Mãe é Uma Peça” lidera o ranking de exibições, sendo reprisado 61 vezes, uma média de mais de uma exibição por semana. “De Pernas Para o Ar 2″, aparece na segunda colocação com 53 exibições.
Confira o ranking dos filmes brasileiros mais reprisados:


Nas análises gerais de 2014, o Canal Brasil foi, entre os canais pagos, o que mais exibiu produções brasileiras, seguido pelo Multishow. No ranking de 20 canais, a Universal Channel apareceu na última colocação.
Veja o ranking geral:




3 comentários:

  1. Gosto de muitos filmes brasileiros, mas sou totalmente contra esta lei.

    Não cabe ao Estado obrigar os canais a passar filmes nacionais.

    O Canal Brasil já explora este segmento e naturalmente outros canais também passariam filmes nacionais, mas dentro da realidade. Não dá para comparar a quantidade de produções americanas e europeias com as brasileiras, um mercado ainda muito pequeno.

    O resultado são estas reprises a exaustão.

    Veja o caso do Canal Prime Box Brasil, que voltado apenas para produções nacionais, repete os mesmos filmes dezenas de vezes.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Hugo,

    O Brasil já produziu até hoje mais de 5000 filmes de longa metragem. O problema é que as emissoras só adquirem os direitos de exibição dos filmes mais novos, tipo do ano 2000 até hoje, o que provoca as sucessivas reprises. Se todos fizessem como faz o Canal Brasil, que exibe filmes de todas as épocas, esse problema das reprises não existiria.

    ResponderExcluir