quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

A TRAJETÓRIA DE AQUAMAN

Jason Momoa


A primeira versão do Aquaman foi criada pelo escritor Mort Weisinger e pelo artista Paul Norris, aparecendo como herói secundário na More Fun Comics #73-107 da DC Comics (novembro de 1941 - fevereiro de 1946), depois que a série mudou para histórias de super-heróis e deixou de ser uma revista de humor. Depois de cinco anos de aventuras curtinhas na More Fun Comics e com o cancelamento da revista, Aquaman se mudou para outra antologia da DC, a Adventure Comics #103-284 (abril de 1946 - maio de 1961) onde permaneceu por 14 anos como complemento para as aventuras do Superboy.

Surpreendentemente, Aquaman levou quase 20 anos para realmente aparecer na capa de uma revista em quadrinhos. Isso não aconteceu até Brave and the Bold #28 (a estreia da Liga da Justiça, 1960).


Depois de quatro edições testes na bimestral Showcase (#30-33, fev-ago de 1961), Aquaman ganhou sua própria série pela primeira vez com a publicação de Aquaman #1 (jan-fev de 1962). Esta série durou 56 edições (fevereiro de 1962 - abril de 1971) e é retroativamente chamada de Aquaman vol. 1.

Uma minissérie de quatro edições, Aquaman vol. 2, foi lançada em 1986 (fevereiro-maio) com uma sequência one-shot, Aquaman Especial (1988). Outra one-shot, The Legend of Aquaman #1 (1989), foi lançada, seguida por uma minissérie de cinco edições, Aquaman vol. 3 (junho-outubro de 1989). Uma segunda série contínua, Aquaman vol. 4, publicou 13 edições (dezembro de 1991 - dezembro de 1992).

Aquaman (Volume 8) é a atual série regular do Rei dos Mares e faz parte da nova iniciativa da DC, Renascimento iniciada em 2016. A nova série foi iniciada através do especial de lançamento, Aquaman: Rebirth #1 publicado em 8 de Junho de 2016 e foi seguido pela edição #1 de Aquaman lançada em 22 de Junho de 2016.


Aquaman faz uma ponta no filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça, sendo interpretado pelo ator havaiano Jason Momoa. Quando Diana Price acessa os arquivos de Lex Luthor sobre meta humanos encontra uma filmagem de uma câmera submarina catalogando um navio naufragado. Uma câmera mais próxima foca em uma abertura no casco do navio, de onde podemos ver uma silhueta com olhos brilhantes. Aquaman aparece e quebra a câmera com seu tridente enquanto a outra câmera grava o momento em que o herói nada em alta velocidade.

No filme Esquadrão Suicida tem uma cena pós- créditos onde Amanda Waller entrega ao Batman arquivos sobre o Flash e o Aquaman. Jason Momoa também interpretou o herói no filme Liga da Justiça, bem como na continuação.

Aquaman tem aparecido em vários desenhos, tais como The Superman/Aquaman Hour of AdventureSuperamigos e Liga da Justiça.

Uma versão live-action apareceu na série de TV Smallville. Também foi planejado para ele ser apresentado em sua própria série, de Alfred Gough e Miles Millar, os criadores de Smallville, mas apenas um episódio piloto foi criado.

Um filme fictício do Aquaman desempenhou um papel central na segunda temporada e parte da terceira temporada em Entourage, da HBO.

Em 2003, o Cartoon Network América Latina pôs no ar a série paródica The Aquaman & Friends Action Hour, estrelado por Aquaman como um apresentador de programa infantil facilmente irritado e a Legião da Perdição como os vilões falidos.

Homem Sereia

No desenho animado Bob Esponja, Aquaman é satirizado como Homem Sereia (Mermaid Man), um super-herói idoso.

Tem sido referenciado em vários episódios de The Big Bang Theory, assim como o Flash.

Também é destaque na canção Aquaman's Lament de Mark Aaron James, do álbum Just a Satel-lite.

E hoje estreia seu filme solo, estrelado por Jason Momoa, mas também tem no elenco Amber Heard e Willen Dafoe. Os vilões são Arraia Negra e Mestre do Oceano. Todos acreditam que será um grande sucesso.



Um comentário:

  1. Pra quem tá acostumado com aquela imagem clássica do Aquaman loiro de cabelos curtos que a gente via no desenho dos Super Amigos, é meio estranho ver essa nova imagem do herói. Mas tudo bem.

    ResponderExcluir