quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

BERNARDO BERTOLUCCI IN MEMORIAM



Bernardo Bertolucci nasceu em 16 de março de 1941. Antes de fazer cinema, estudou na Universidade de Roma "La Sapienza" e ganhou fama como poeta. Em 1961 trabalhou como assistente de direção no filme Accattone, de Pier Paolo Pasolini. Em 1962, dirigiu La commare secca, mas obteve reconhecimento com seu segundo filme, Antes da revolução, em que já demonstrava seu estilo político e comprometido com seu tempo. Em 1967, escreveu o roteiro de Era uma vez no oeste, um dos melhores filmes de Sérgio Leone e um dos precursores do western spaghetti.

Bernardo Bertolucci em O conformista

Já nos Estados Unidos, dirigiu O Conformista (1970), que chegou a ser indicado para o Oscar de melhor roteiro adaptado. Em 1972, a sua primeira obra-prima, Último Tango em Paris, escandalizou meio mundo e deu a Bertolucci mais uma chance de concorrer ao Oscar, desta vez como diretor. Depois de fazer 1900, um filme monumental e muito ambicioso, Bertolucci partiu para o drama intimista em La Luna.


Poucos cineastas demonstram tanta versatilidade, mantendo sempre sua marca autoral. Em 1987, consagrou-se com O Último Imperador, que recebeu nove Oscars, incluindo os de melhor filme e melhor diretor. Em O céu que nos protege, rodado em 1990, em pleno deserto do Sahara, Bertolucci extraiu interpretações fantásticas de Debra Winger e John Malkovich. Seguiram-se O Pequeno Buda e Beleza Roubada.

Liv Tyler em Beleza Roubada
Seus últimos filmes falam de relacionamentos e sentimentos, são profundamente intimistas como e Beleza roubada e Assédio.

Em 2012 dirigiu Eu e você, que não teve nenhuma repercussão.

Faleceu em 26 de novembro de 2018, aos 77 anos em Roma, de causa não divulgada. O velório aconteceu na Sala da Protomoteca, no Campidoglio, centro da capital italiana. Por meio de uma nota, a família de Bertolucci agradeceu à Prefeitura pela disponibilidade


Nenhum comentário:

Postar um comentário