quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO (EUA, 2010) ****



Natalie Portman que estreou ainda menina em “O profissional” (1992) de Luc Besson, foi indicada aos prêmios mais importantes do cinema pelo papel da bailariana Nina que começa a enlouquecer no processo de seleção e de preparação para o balé “O lago dos cisnes”, devido ao desejo de perfeição que lhe é exigido. Natalie ensaiou onze meses, cinco horas por dia para o papel.

“O lago dos cisnes” de Tchaikovsky é a história de uma princesa que é transformada em cisne por um feitiço e para retornar à sua antiga forma, precisa encontrar o amor verdadeiro, mas o príncipe acaba se apaixonando pela mulher errada e ela se suicida. A história da bailarina Nina faz um paralelo com a do cisne.


Vincent Cassel (que fez no Brasil À deriva) é o diretor do espetáculo que implica com o fato dela não ter a garra necessária para o papel; Milla Kunis é a colega do elenco que parece mais interessada em puxar o seu tapete do que em ser sua amiga; Bárbara Hershey (esquisita depois que colocou silicone nos lábios) é a mãe dominadora que projeta na filha os sonhos que não conseguiu realizar em sua carreira de bailarina e Winona Ryder (meio apagada depois dos problemas pessoais pelos quais passou) é a bailarina que é substituída por já ter passado da idade.

Darren Aronofsky que dirigiu “Pi” e “Réquiem para um sonho” colocou pitadas de suspense e terror no filme, a ponto de em certos momentos, não termos certeza se o que estamos vendo, está acontecendo realmente ou se é apenas alucinação de uma mente perturbada, e conseqüentemente uma alma nas mesmas condições, inclusive o final que pode ou não ser real.

Cisne Negro é daqueles filmes tão interessantes que dá vontade de assistir de novo para reparar nos detalhes e para conferir o desempenho irretocável de Natalie Portman, que deve levar o Oscar de melhor atriz na festa do dia 27/02. Aguardemos.






4 comentários:

  1. Gilberto, dos filmes "oscaráveis", dois me chamam mais a atenção: estou simplesmente afoita para ver O Discurso do Rei e Cisne Negro! Este principalmente, pelas belíssimas músicas. Assim que vir o Cisne, comento aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. "Cisne Negro" é um dos filmes que quando se termina de assistir, temos certeza de que acabamos de ver um clássico do cinema. Daqui a alguns anos esse filme vai ser cultuado pelos amantes da sétima arte. Pra mim, é cinco estrelas. =)

    João Lino - cinemosaico.com

    ResponderExcluir
  3. Posta de novo..o link nao esta mais disponivel

    ResponderExcluir