terça-feira, 14 de junho de 2011

O RITUAL ***


Tinha dito que não assistiria a mais filmes de terror, pela decepção que tive com vários que vi recentemente e pela repetição e os arquétipos que o gênero acaba tendo, mas acabei me rendendo por causa de Alice Braga, da qual sou fã e estou vendo todos os seus trabalhos.

Os filmes de exorcismo são sucesso desde O Exorcista (1973) em que Linda Blair se masturbava com um crucifixo, virava o pescoço para trás e vomitava verde. Esse fato é até mencionado aqui quando um diácono (Colin O’Donoghue) duvida do trabalho feito por um padre veterano (Anthony Hopkins), achando que tudo não passa de problemas que poderiam ser resolvidos por um psiquiatra. Mesmo duvidando da veracidade do ato, ele participa de um curso de exorcismo, onde conhece a jornalista Angeline (Alice Braga) que está escrevendo um artigo sobre o tema. Os dois participam de uma prova de fogo, quando o padre vivido por Anthony Hopkins também sofre uma possessão e eles tem que lidar com o problema.

O ritual é bastante assustador. Em alguns momentos chega a provocar mais medo que O Exorcista. Um amigo me disse que teve pesadelos durante toda a noite depois de ver o filme (ainda bem que assisti durante o dia).




Alice Braga tem seu maior papel no cinema americano desde Eu sou a lenda (que fez com Will Smith). Sua personagem está quase sempre em cena, inclusive nos momentos mais importantes, como o exorcismo final; seu nome aparece em terceiro lugar nos créditos e não é mencionada sua ascendência latina, como aconteceu em Território Restrito em que vivia uma mexicana. Tudo indica que sua carreira no exterior será mais significativa que a de sua tia Sonia Braga, que apesar dos mais de 25 anos nos Estados Unidos, sempre sofreu preconceito por ser brasileira.

Quanto aos filmes de terror, vou continuar assistindo, se forem tão bons quanto O Ritual.






2 comentários:

  1. Gosto demais do ator Anthony Hopkins. Ainda não vi esse filme, mas me lembro de qdo estreou. Agora que vc lembrou, vou pegar na locadora neste fds.
    Adoro filmes de terror, e isso desde minha adolescência. Quando eu era criança, já gostava deles, mas meu pai não me deixava assistir porque depois eu não os deixava dormir(meu pai e minha mãe). Eu ficava muito impressionada mesmo, tinha medo de dormir no escuro... rs. Interessante que, apesar de desde a adolescência não ter mais medo desses filmes, me impressiono muito com filmes sobre exorcismo. O Exorcista mexeu muito comigo,ainda hoje me lembro dele com muito cudado. Tanto que assisti O Exorcismo de Emily Rose aos poucos, cada dia uma parte... rs. Só não gosto dos filmes de serras elétricas, facas,facões, foices, machados,cutelos, etc.

    Abraços.

    PS: Vc já postou sobre filmes de terror e suepense?

    ResponderExcluir
  2. Olá Ligeia, já falei sobre alguns filmes de terror e suspense como À prova de morte, Colheita maldita, Fim dos tempos, Machete, Mr. Vingança, O gabinete do Dr. Caligari, O grito 3, Sexta-feira 13..., mas nunca sobre o gênero em si. Você me deu uma ótima ideia! Vou fazer um especial sobre isso, como fiz com os filmes de amor. Abraços.

    ResponderExcluir