sexta-feira, 26 de outubro de 2012

ANOTAÇÃO DE FILMES



Tenho o costume de anotar todos os filmes que assisto desde 1995. Não me lembro bem porque começou esse costume. Talvez pelo exemplo do crítico de cinema Rubens Ewald Filho, que também anota os filmes que assiste.

Faço as anotações em cadernos e ultimamente estou também digitando, pois a pesquisa é bem mais fácil quando o arquivo está no Word, basta clicar Ctrl + l e digitar a palavra para pesquisa. Antes eu sofria folheando os cadernos para conferir se já tinha visto algum filme que não me lembrava muito bem, mas agora com essa pesquisa tudo ficou mais fácil. Apesar disso, ainda anoto nos cadernos, o que pretendo continuar fazendo, pois nunca se sabe o que pode acontecer com esses arquivos de computador ou pen-drivers, mas faço o back-up do arquivo temporariamente para garantir.

Até hoje, já assisti 4.648 filmes, muitos com certeza, mas quase nada se comparado aos mais de 33.000 filmes vistos por Rubens Ewald Filho, mas ele é crítico de cinema e vive disso. Sem querer me desculpar, é claro.

Assisto uns 04 filmes no final de semana e quando dá tempo, vejo também durante a semana, mas já cheguei a ver quatro num mesmo dia. Hoje não me arrisco mais e só vejo 02 por dia, para não ficar muito cansado. Depois de assistir, dou uma nota para cada filme, antes em numerais cardinais (de 1 a 10) e agora com estrelas, sendo * = ruim, ** = regular, *** = bom, **** = ótimo e ***** = excelente. É um vício estranho, pois sinto falta quando fico alguns dias sem ver filmes, mas não quero ir para a reabilitação por causa disso.

Não conheço muitas pessoas que fazem isso, mas é muito bom para ter um controle maior sobre os filmes já vistos e para fazer uma previsão dos próximos.

Confira a tabela de filmes assistidos nos últimos anos...



... e a separação entre os filmes brasileiros e estrangeiros:





7 comentários:

  1. Bom no meu caso nunca anotei, pois se anotasse cada filme que assisti daria muitas e muitas paginas. Durante a semana, vejo ou revejo um filme por dia, quando não da, vejo o que tinha que ver no final de semana com mais calma. No cinema, esse ano com certeza foi um dos anos que mais fui no cinema,sendo que a ultima vez que contei, já tinha ido esse ano umas quarenta vezes. Não ganho como critico (ainda), mas procuro correr atras para assistir ao máximo e escrever no meu blog. Acho que isso é paixão mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Gilberto. Adoro ler teus textos, muito original. Vai demorar, e muito, pra chegar até ai, irmão. Um abraço...

    ResponderExcluir
  3. Eu também tenho anotado um número parecido de filmes que você, mas não estão tão bem separados assim.

    Tenho tudo no computador (backup também), mas não tive a paciência de se separar nacionais de estrangeiros ou a quantidade por ano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. que inveja.....não consigo ter paciência para isso.....queria ter. mas, não consigo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nossa... To admirada! Só não sei se mais pelo número de filmes ou se pelo controle...! Você tem isso no excel? Puuxa...! rs...

    ResponderExcluir
  6. Também anoto os filmes que vejo em um caderno, com o nome dos atores e uma breve sinopse, para quando eu quiser consultar ou mesmo me divertir, pensando: "que filme eu vi ano passado nesta mesma data?".
    Coincidentemente, vimos o mesmo total em 2011, mas ainda estou longe dos seus mais de 4000 filmes vistos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Oi Gilberto!
    Eu tinha o hábito de fazer anotações que iam um pouco além de escrever o nome do filme,eu também colocava informações técnicas e desenhava alguma cena marcante,era uma forma de relembrar a história.
    Parei de fazer isso,não tenho mais tempo,sei dos filmes que assisto por tê-los em minha coleção,acho que futuramente eu criarei uma forma de organizá-los no computador.
    Abraço forte.

    Bruno

    ResponderExcluir