terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

NENHUM A MENOS



Direção: Zhang Yimou. Com: Wei Minzhi, Zhan Huike, Tian Zhenda, Goo Enman. 106 min.

Em 1999, o diretor chinês Zhan Yimou (O sorgo vermelho, Lanternas vermelhas e O caminho para casa) fez esse sensível filme sobre Wei, uma menina de 13 anos que vai trabalhar como professora substituta em uma escola de uma comunidade rural. A evasão escola é preocupante na China, onde um milhão de crianças deixam de estudar todos os anos, então o professor interino que tem que viajar para visitar sua mãe que está morrendo, promete a Wei um acréscimo em seu pagamento caso ela não deixe ninguém desistir.

De início, Wei se mostra retraída e pouco interessada no aprendizado dos alunos e sua dedicação parece ser só interesse pelo pagamento extra. Mas essa impressão desaparece com o desenrolar da história de Zhang, um menino que precisa trabalhar para pagar as contas da família. Wei faz de tudo para conseguir o dinheiro da passagem de ônibus até a cidade, convence as crianças a carregarem tijolos na olaria local, entra no ônibus sem pagar e depois decide continuar a viagem a pé e de carona.


A pobreza dos personagens é tocante, pois qualquer quantidade de dinheiro, por mais insignificante que seja, para eles é muito. A cena onde todos compartilham duas latinhas de Coca cola é emocionante, pois é algo que para eles é inacessível.

A determinação de Wei para encontrar Zhan na cidade grande, sem dinheiro nem para comer; a paciência para escrever os cartazes de “procura-se” e a espera incansável na porta da emissora para encontrar o diretor que pode lhe ajudar a lembrar a história de Davi e Golias, com Wei lutando contra a gigante cidade que com ela pouco se importa. A cena em que ela consegue finalmente falar na televisão e chorar pela volta de Zhang é de chorar junto com ela.

Nenhum a menos é um filme tão singelo e sensível que vai conquistando o espectador aos poucos e quando ele percebe está totalmente envolvido e torcendo por um final feliz para aquelas pessoas tão simples e ao mesmo tempo tão cheios de paciência, esperança e amor.

Alguns dos atores emprestam seus nomes verdadeiros aos personagens como Wei Minzhi e Zhang Huike, nesse filme que ganhou o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1999 e é baseado em fatos reais. (10,0)




2 comentários:

  1. Tenho que me colocar em dia sobre a filmografia desse grande diretor.

    ResponderExcluir
  2. Encontrei outro cinéfilo que viu este ótimo filme.

    É uma obra sensível e atual, uma verdadeira pérola do diretor Zhang Yimou.

    Já escrevi sobre ele no blog:

    http://cinema-filmeseseriados.blogspot.com.br/2009/12/nenhum-menos.html

    Abraço

    ResponderExcluir