sexta-feira, 15 de março de 2013

O ESPIRITISMO NO CINEMA BRASILEIRO

Nelson Xavier em Chico Xavier


O espiritismo teve início no cinema brasileiro com o filme Joelma 23º andar (1980) que narra a história real do incêndio ocorrido no prédio Joelma em São Paulo e a morte de uma moça, Lucimar (Beth Goulart). A mãe fica inconformada com sua morte e procura o médium Chico Xavier. É ele mesmo quem participa do filme.


Depois disso, o cinema espírita só ganharia novo fôlego com a biografia de Bezerra de Menezes – O diário de um espírito (2008), sobre a vida do político vivido por Carlos Vereza que ficou conhecido como o médico dos pobres.

Mas ninguém previa o sucesso que seria Chico Xavier (2010), em que Nelson Xavier literalmente encarnou o médium. O filme foi grande sucesso e atraiu mais de 3,4 milhões de pessoas aos cinemas. Em seguida a Globo exibiu o filme em forma de mini-série com cenas adicionais. Em seguida vieram vários outros, todos com grande sucesso:


Biografia do espírito André Luiz (Renato Prieto)  que percebe que não está mais vivo, apesar de ainda sentir sede e fome. Ao seu redor ele apenas vê uma planície escura e desértica, marcada por gritos e seres que vivem na sombra. Após passar pelo sofrimento no purgatório, André é levado para a cidade de Nosso Lar, título do filme homônimo (2010). Lá ele tem acesso a novas lições e conhecimentos, enquanto aprende como é a vida em outra dimensão.


As cartas pscicografadas por Chico Xavier (2010) é um documentário meio preguiçoso que se resume a entrevistar pais que perderam seus filhos, geralmente em acidentes e depois tiveram novo contato com eles pelas cartas que Chico Xavier psicografou. As cartas são lidas ou pelos pais ou pela diretora. Começa e termina de forma abrupta.


As mães de Chico Xavier (2011) é bem mais interessante, contado a história de três mães que perdem seus filhos e ficam desesperadas, só encontrando alento depois, pelas mãos de Chico Xavier e as cartas dos filhos que ele psicografa.


O filme dos espíritos (2011) é baseado no Livro dos espíritos e conta a história de Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues) de 40 anos que após a morte de sua esposa a perda do trabalho, entra em depressão e pensa que o suicídio é o único caminho. Mas ao receber de um desconhecido "O Livro dos Espíritos", obra basilar da doutrina espírita, ele começa uma jornada em busca de sua felicidade a partir da compreensão dos mistérios da vida espiritual.


E a vida continua (2012) é dirigido pelo ator Paulo Figueiredo e conta a história de Ernesto (Luiz Bacelli) um homem de 50 anos que carrega consigo uma tragédia do passado, a qual esconde através de um sorriso bem humorado. Ele conhece Evelina (Amanda Acosta), de 25 anos, ao ajudá-la na estrada, após o carro dela enguiçar. Ambos estão indo ao mesmo hotel e, aos poucos, constroem uma amizade sólida baseada também nas dificuldades enfrentadas ao longo da vida, já que Evelina está machucada emocionalmente devido à infidelidade do marido.

Não sou espírita, mas gosto desses filmes, pois são sempre esperançosos e provam que os espíritas são pessoas muito bem intencionadas. E você, gosta do gênero? Qual seu filme preferido?



4 comentários:

  1. Não sou do espiritismo, mas tenho a mente aberta e gosto da idéia dessa forma como a vida continua depois da morte.

    ResponderExcluir
  2. Não assisti ao documentário e dois últimos filmes que você citou.

    Dos anteriores, o melhor visto como cinema é a biografia "Chico Xavier". Apesar de interessante, "Nosso Lar" é muito didático e as interpretações são teatrais.

    O longa "Bezerra de Menezes" tem uma boa história e um clima estranho, porém como cinema é quase amador.

    E "Joelma 23º Andar" é marcante por ser baseado numa tragédia real.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Tenho débito com todas essas obra, nem Chico Xavier assisti...

    ResponderExcluir
  4. Eu também tenho débito com todas estas obras, só não pretendo saldá-lo...

    Dispenso!

    ResponderExcluir