quinta-feira, 22 de agosto de 2013

CINEBRASILTV: HÁ 9 ANOS NO AR



Todo mundo conhece o Canal Brasil que é da Globosat e está presente em quase todas as operadoras, mas poucos conhecem o Cinebrasiltv, um canal de produção independente que está no ar desde 2004, mas que não estava disponível nas grandes operadoras e nem tinha o aval da Globo.

Em julho de 2004 eu era assinante da Revista de cinema e numa de suas páginas vi a propaganda do canal e fiquei muito curioso. Escrevi uma carta para eles e acabei me tornado amigo da diretora do canal, Tereza Trautman, realizadora dos filmes Os homens que eu tive (1973) e Sonhos de menina moça (1987). Em 2005, ela ministrou uma palestra no Festcine (Festival de Cinema de Goiânia) sobre a produção independente, que eu tive o prazer de assistir e conversar com ela. Uma pessoa adorável! A carta que eu escrevi, aliás ficou disponível no site por vários anos.

Ênio Gonçalves e Luiz Fernando Ianelli em O menino e o vento

No canal assisti a dezenas de filme, como os do cineasta Carlos Hugo Christensen (O menino e o vento, Viagem aos seios de Duília, Amor para três, A intrusa, Meus amores no Rio, Crônica da cidade amada, Anjos e demônios, Uma pantera em minha cama, A mulher do desejo, Enígma para demônios, A morte transparente)

Em certa época, o canal passou por maus bocados e correu o risco de fechar devido à diminuição do número de assinantes, mas nunca desistiu. Ficou por muitos anos exibindo os mesmos filmes, sem estréias, mas eu sempre tive esperanças que isso um dia iria mudar.

E acabou mudando. Com a nova lei da tv paga, todas as operadoras se viram “obrigadas” a incluir em seus line-ups, canais de produção nacional e o Cinebrasiltv está entre eles. Até a Sky (que sempre foi entusiasta do Canal Brasil) passou a contar com o canal desde o início desse ano. Agora já são mais de 6 milhões de assinantes e com o aumento desse número, a programação também melhorou.

Fiquei um tempo sem sintonizar o canal e levei um susto quando vi que a imagem tinha melhorado substancialmente, bem como o som e a programação, além da pontualidade britânica para o início dos programas e o site atrativo.

Cena do média-metragem Depois da chuva


Desde esse dia já vi os filmes Lua Cambará – Nas escadarias do palácio, De mãos dadas, Dias amargos e estou  no aguardo da exibição de Depois da chuva, A terceira morte de Joaquim Bolívar, A saga do guerreiro alumioso...


2 comentários:

  1. Tv a cabo é uma coisa que nunca me interessei muito, já que se eu quero um filme eu compro ou baixo. Mas atualmente eu estou namorando, e na casa dela tem tv a cabo e percebo o quanto a tv aberta é inútil atualmente em termos de entreter o espectador.

    ResponderExcluir
  2. Olha só,muita novidade para mim nesta postagem.Gostei demais.Beijos .SU

    ResponderExcluir