sábado, 12 de outubro de 2013

OS FILMES INFANTIS


“Como é bom ser criança/ ficar na barriga e depois nascer/ que pena a gente tem que crescer/ criança sempre eu quero ser.” Este trecho da música Hino à criança tem tudo a ver com a data comemorada hoje, o dia das crianças. Essa música era tema da novela Carrossel, exibida pelo SBT em 1991 e que foi grande sucesso entre o público infantil, inclusive com um remake exibido há pouco tempo.

Como se sabe, o público infantil é o mais fiel de todos os públicos, quando ele gosta de algo, é pra valer e isso inclui rever o filme dezenas de vezes até decorar as falas e levar os pais para acompanhá-los, mesmo que a produção seja quase insuportável para os adultos.


Não há como negar a importância de Walt Disney para o público infantil, já que ele praticamente inventou o desenhou animado, inicialmente com curtas metragens protagonizados por Mickey Mouse e depois com longas queridos por todos até hoje: Branca de neve e os sete anões (1937), Pinóquio (1939), Fantasia (1940), Dumbo (1941), Bambi (1942), Cinderela (1950), Alice no país das maravilhas (1951), Peter Pan (1953), A dama e o vagabundo (1955), A bela adormecida (1958) e 101 Dálmatas (1961). Disney morreu em 1966, mas seu império continua até hoje e os filmes também.
 
Xuxa e Mussum em Os trapalhões e o mágico de Oroz
No Brasil, o sucesso na televisão geralmente é transportado para o cinema, como Os Trapalhões que protagonizaram mais de 40 filmes exibidos à exaustão pela Rede Globo durante as férias escolares. Outro exemplo é Xuxa Meneghel, a proclamada rainha dos baixinhos que é muito criticada por seus filmes, mas isso não impede o sucesso dos mesmos.

Os animais também são muito queridos pelas crianças. Quem não se lembra de Lassie (1963), Benji (1973), Rin-tin-tin, Os Muppets, A menina e o porquinho (1973), Beethoven – O magnífico (1991), Caninos brancos (1991), Babe, o porquinho atrapalhado (1995), Em busca do vale encantado, O pequeno Stuart Little (1999), A era do gelo (2002) e a turma do Ursinho Pooh que são os personagens mais famosos da Disney, mais até do que o próprio Mickey.


Não quero fazer uma lista, já que nenhuma lista é definitiva (e elas sempre geram controvérsias), mas adoro O mágico de Oz (1939), Dumbo (1941),  Meu pé de laranja lima (1970), A fantástica fábrica de chocolates (1971), A menina e o porquinho (1973), E.T. – O extraterrestre (1982), Os trapalhões e o mágico de Orós (1984), Esqueceram de mim (1992), O rei leão (1994).

Não poderia deixar essa data passar em branco, já que as crianças são o publico mais fiel desse blog e as postagens mais acessadas são as de conteúdo infantil.

Confesso que tinha medo de crescer, mas como isso é inevitável, acabei me acostumando, mas guardei todas as lembranças (pelo menos as boas) dessa fase tão rica, que é a infância. 

E feliz dia das crianças, aos que já cresceram e aos que não cresceram ainda.



4 comentários:

  1. Bom, dos filmes que você mencionou aí, acho que ET foi o que mais me marcou.
    Lembro que, quando eu era criança e o filme tinha sido lançado no cinema, eu queria assistir de qualquer jeito.

    ResponderExcluir
  2. Há três redigi uma matéria com minha lista pessoal de 10 filmes infantis preferidos, mas todos eles são muito bons, incliusive os velhos clássicos como O MÁGICO DE OZ, O PEQUENO POLEGAR, e AS SETE CARAS DO DR LAO, este, com um tema misto de reflexão e esperança, capaz de atingir os corações mesmo dos adultos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. São vários filmes legais.

    A minha geração gostava muito dos filmes de "Os Trapalhões",

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Verdade, é impossível se lembrar da infância sem citar a Disney. Não apenas as animações, mas também os filmes live-action com temáticas infantis marcaram minha vida. gosto muito de Herbie, o simpático fusca. :)
    Abraços!

    ResponderExcluir