segunda-feira, 4 de novembro de 2013

5000 FILMES ASSISTIDOS


Completei ontem 5000 filmes assistidos e anotados. O quinto milésimo foi o documentário brasileiro Meu amigo Cláudia.        

Comecei a anotar os filmes que assistia em 1995 em folhas avulsas, depois passei para cadernos específicos onde anotava além do nome, o elenco e o diretor. Não me lembro muito bem qual foi o 1º filme que assisti, pois quando comecei a anotá-los, já tinha visto muitos e anotei alguns por atacado. Só me lembro que a Sessão da Tarde reinava absoluta nesse início.

Tinha muita dificuldade para encontrar o nome de algum filme e conferir se tinha assistido ou não, pois demorava muito até que eu vistoriasse todas as folhas dos cadernos, então resolvi digitar os nomes dos filmes. Nessa hora o Ctrl + l é muito prático para fazer pesquisas rápidas no Word. Foi também nessa época que comecei a dar notas para cada filme, variando entre valor numérico (0 a 10) e estrelas (*****).

O milésimo filme foi “Love Story – Uma história de amor” baseado no livro de Erich Seagal que eu tinha lido no Ensino Médio e adorado. O segundo milésimo foi “Quase Famosos” de Cameron Crowe, o terceiro milésimo, “Uma noite quente de paixão”, que apesar do nome, não é um filme pornô, o quarto milésimo foi Simplesmente complicado, estrelado pela diva Meryl Streep.


Não sei se me inspirei em alguém. Quem sabe? O crítico Rubens Ewald Filho também anota os filmes e já viu mais de 34.000, só que ele vive disso. Talvez não seja muito normal anotar os filmes assistidos, mas de perto ninguém é normal mesmo. No último e-mail ele me disse que não adianta só assistir os filmes, tem que tirar algo deles. E isso é verdade. Aprendi muito com os filmes que assisti.


5 comentários:

  1. Nunca parei para anotar quantos filmes já assisti e escrevi sobre eles no meu blog. Quem sabe eu faça isso uma hora.

    ResponderExcluir
  2. Que bacana, Gilberto!

    Comecei a anotar os filmes que assisto em 2002, com O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. Anotava no excel e dava notas de 1 a 100, mas a partir do ano passado comecei a usar o programa Griffith, que separa a ficha de cada filme e você pode organizar pelo ano, diretor, nota e outros aspectos. E o Rubens Ewald Filho está mais do que certo. Temos que ver e absorver algo, sempre!

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Desde 2001, listo tb ! Qdo vejo o mesmo filme 2 vezes ao ano, só o listo uma vez ! Não listo documentário ! Minha média é de 250 mais ou menos ! Depois trago os números de 2001 pra cá !

    ResponderExcluir
  4. "Mas de perto ninguém é normal mesmo"... hahaha, é verdade! Eu achei super-curioso esse seu hábito de anotar o filmes, Gilberto, acho que hobbies servem para nos desligar um pouco do cotidiano e o seu não deve ser diferente. O melhor é que você assiste... depois conta pra nós, hahaha. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Todos temos um pouco de loucura. Também anoto os filmes que assisti. Eu tenho um pouco mais de idade que você e comecei a anotar em meados dos anos oitenta. Antes anotava em cadernos, mas depois passei para o Word e faça isso até hoje.

    Como bem citou a Bia acima, um hobbie é uma verdadeira terapia.

    Abraço

    ResponderExcluir