terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O BRASIL NA TV


Com a obrigatoriedade das operadoras de TV por assinatura em contarem com canais de conteúdo brasileiro em seus line-ups, surgiram vários canais que mostram nossa cultura, como o Prime Box Brasil, o Curta! e o Arte 1, além dos já conhecidos Canal Brasil e Cinebrasiltv.


PRIME BOX BRASIL



O Prime Box Brazil é um canal de TV por assinatura brasileiro. A programação do Prime Box Brazil é baseada na produção cinematográfica brasileira independente dos últimos doze anos. São longas, médias e curtas-metragens, documentários e filmes de ficção, de novos e consagrados diretores, de pequenas, médias e grandes casas de produção. O canal busca contemplar a diversidade do cinema e da produção audiovisual independente brasileira, de Norte a Sul do Brasil, sem preconceitos.

A programação do Prime Box Brazil é distribuída de forma multiplataforma, através da televisão, celular e internet. De forma complementar, o portal do canal traz notícias sobre o mercado do cinema, carreira e projetos dos artistas brasileiros, principais lançamentos e novidades do setor. O site ainda abriga o Boxpedia, o maior banco de dados do cinema brasileiro, com informações sobre produtores, roteiristas, atores, diretores, filmes e festivais.


CURTA!


O canal Curta! exibe séries nacionais e internacionais, documentários, longas e curtas-metragens de ficção, com o mínimo de 12 horas diárias destinadas a conteúdos brasileiros de produtoras independentes.
A programação do canal está organizada em dias temáticos: Segundas da Música, Terças das Artes, Quartas do Cinema, Quintas do Pensamento e Sextas da Sociedade.
Um sonho antigo da Synapse Produções foi reavivado com a publicação da Lei 12.485: lançar um canal de televisão com programação independente, original e de qualidade, do Brasil e dos quatro cantos do mundo.

Como aliados, 25 anos de experiência no fornecimento de conteúdo audiovisual relevante para emissoras de televisão no Brasil e exterior, 10 anos de sucesso na catalogação e exibição online de curtas-metragens brasileiros através do projeto Porta Curtas e uma equipe super antenada e decidida a aproveitar o momento favorável para transformar aquele sonho em realidade.

A determinação de toda a equipe da Synapse deu certo! Foram poucos meses entre o enquadramento da Synapse Produções como programadora, a classificação do Canal Curta! como super brasileiro (12 horas diárias de conteúdo brasileiro de produção independente) e o sinal no ar.

Está no ar para uma base de 9,7 milhões de lares, através das seguintes Operadores de TV por assinatura: Net (113), ClaroTV (69), OiTV (76), GVT (83), Telefônica DTH (654), TVA SP e Curitiba (91), TVA Foz Iguaçu (12) e TVA Florianopolis (12).



ARTE 1


O Arte 1 é o primeiro canal brasileiro com uma programação inteiramente dedicada à arte e à cultura. Dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro, ópera: são 24 horas no ar com um conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte.
Entre os filmes nacionais, há desde clássicos dirigidos por Rogério Sganzerla, Luís Sérgio Person e Leon Hirszman, até produções contemporâneas feitas por cineastas como Marcelo Gomes, Karim Aïnouz, Cláudio Assis e Petrus Cariry. Na lista das produções internacionais, de estrelas do cinema de arte, como Alfred Hitchcock, Federico Fellini e Jean Renoir, aos vencedores dos principais festivais de hoje, caso de Pedro Almodóvar, Gus Van Sant, Michael Haneke e Amos Gitais. O Arte 1 também dará espaço para documentários premiados, como “Edifício Master”, “Jogo de Cena”, “Cildo”, “Janela da Alma”, e os internacionais “Jean-Michel Basquiat” e “O Homem de Aran”.

O Arte 1 vai ao ar no canal 183 pela Sky, 115 na Net, no 31 pela Claro TV, 85 na Oi TV, 84 pela GVT, 102 (cabo) e 555 (satélite) pela Vivo TV, e operadoras independentes.


CINEBRASILTV




CINEBRASiLTV - um canal dedicado à produção audiovisual independente nacional, disponível para mais de 6.000.000 de assinantes em todo o Brasil.


Mostrando o Brasil aos brasileiros através de uma programação que divulga a diversidade cultural produzida em todas as regiões do país. Filmes de longa e média metragem, curtas, documentários, minisséries, cinema de animação, entrevistas, coberturas de festivais e notícias da sétima arte presentes no seu dia a dia e levados até você por quem faz cinema.


Um canal ajudando os jovens a conhecer, experimentar e falar uma linguagem cinematográfica.


CINEBRASiLTV, sua alternativa verde amarelo, para ouvir e ver - de norte a sul, de leste a oeste - as nossas histórias, os nossos costumes, as nossas gentes, as nossas belezas naturais e o que cada estado brasileiro produz de melhor para o cinema e para a televisão.




CANAL BRASIL



Entrou no ar às 20 horas do dia 18 de setembro de 1998 como fruto de uma parceria entre a Globosat e o Grupo Consórcio Brasil, que reúne os cineastas Aníbal Massaini, Luiz Carlos Barreto, Marcos Altberg, Zelito Vianna e Roberto Farias.

O Canal Brasil completou 15 anos. Ao longo desse tempo já foram exibidos mais de 1500 longas metragens, 200 médias, 1100 curtas e 200 shows, além de séries e programas, todos refletindo a pluralidade cultural brasileira.

Certamente é o mais conhecido dos canais citados e o que tem o maior número de assinantes: 14,3 milhões.



2 comentários:

  1. Passou da hora de uma emissora valorizar o passado nacional e exibir clássicos - a lá TCM - dos anos 60-50-40 etc....afinal, como é difícil encontrarmos e assistirmos nossos filmes antigos...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gilberto... não tenho acesso a tvs pagas, mas pelo que vi, as opções brasileiras são para todos os gostos! Um abraço!

    ResponderExcluir