segunda-feira, 27 de abril de 2015

AS NOVELAS DE MAIOR AUDIÊNCIA DA GLOBO


1º lugar - ROQUE SANTEIRO
Escrita em parceria por Aguinaldo Silva e Dias e baseada na pela O berço do herói de Dias Gomes, a trama protagonizada por Lima Duarte, Regina Duarte e José Wilker teve média de 67 pontos, chegando a alcançar picos de 95 pontos, coisa inimaginável nos dias de hoje.


2º lugar - TIETA
A trama foi escrita por Aguinaldo Silva, Ricardo Linhares e Ana Maria Morethzon e protagonizada por Betty Faria teve média de 63 pontos. Vi a reprise no Vale a pena ver de novo há uns 20 anos, com certeza com vários cortes devido ao horário.


3º lugar - O SALVADOR DA PÁTRIA
Escrita por Lauro César Muniz, obteve 62 pontos de média. Naquela época quem imaginaria que Lauro escreveria Máscaras para a Record, que foi um fracasso.


4º lugar - RENASCER
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1993 e com média de 60 pontos. Foi protagonizada por Antonio Fagundes. Assisti a 1ª exibição.


5º lugar - RAINHA DA SUCATA
Escrita por Silvio de Abreu e protagonizada por Regina Duarte, obteve 59 pontos de média. Assisti à reprise vespertina.


6º lugar - PEDRA SOBRE PEDRA
Escrita por Aguinaldo Silva em 1994 e protagonizada por Lima Duarte e Renata Sorrah, obteve 57 pontos. Atualmente é reprisada pelo Canal Viva.


7º lugar - FERA FERIDA
A novela de Aguinaldo Silva foi exibida em 1993 e obteve 56 pontos.


8º lugar - VALE TUDO
A trama de Gilberto Braga exibida em 1988 e protagonizada por Regina Duarte e Glória Pires obteve 56 pontos.


9º lugar - O REI DO GADO
Escrita por Benedito Ruy Barbosa em 1996, obteve 52 pontos. Atualmente está sendo reprisada no Vale a pena ver de novo e atingindo ótimos índices.


10º lugar - DE CORPO E ALMA
A trama escrita por Glória Perez em 1992 tinha como foco a morosidade da justiça e a inadequação do código penal, mas ficou marcada pelo bárbaro assassinato da filha da autora, Daniela Perez. 
Teve média de 52 pontos.

A lista é referente às novelas de maior audiência desde que o IBOPE começou a fazer medições diárias.

Hoje a emissora completa 50 anos.

4 comentários:

  1. ROQUE SANTEIRO (junto com Feijão Maravilha) foi uma das primeiras novelas que eu me lembro quando pequeno. É uma lista que representa um tempo em que os roteiristas de novelas se preocupavam mais com a qualidade dos roteiros, coisa que cada vez mais esta se perdendo.

    Visitem o meu blog de cinema: http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu vejo as novelas como um formato ultrapassado, fato que está sendo comprovado com a grande queda na audiência nos últimos anos.

    Hoje o público tem um número enorme de opções de entretenimento, as pessoas não querem e nem tem tempo para seguirem diariamente uma trama por seis meses com atuações caricatas e histórias repetitivas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Outra novela que eu vejo como uma das melhores, mas que ficou muito restrita à época em que passou, foi Vamp (1991).
    O problema é que a forma como um todo que a novela foi abordada ficou muito presa ao início dos anos 90. O estilo de vida dos personagens, a ética dos personagens é tudo muito daquela época. Mas eu gostei. É uma das minhas preferidas até hoje,

    ResponderExcluir
  4. Tieta sem dúvidas é um dos maiores clássicos da Tv Globo. Assisti a exibição original, em 89, mesmo sendo um pivete, revi no VPVDN já aborrescente e por fim comprei o DVD, mutilado e lançado pela som livre. Só não entendo porque até agora não a exibiram na integra no canal VIVA. Parece que tem algo a ver com direitos autorais, que teriam sido vendidos para a Warner, enfim, as vezes é só boato! Abraço!

    ResponderExcluir