segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

OS VENCEDORES DO GLOBO DE OURO 2016


O Globo de Ouro fez valer sua tradição de premiação que foge do comum neste domingo (10). Entre um início cheio de surpresas e um final que seguiu mais os favoritos, o evento da Associação da Imprensa Estrangeira em Hollywood escolheu “O regresso” como o grande campeão da noite nos cinemas e “Mr. Robot” e “Mozart in the jungle” como as séries do ano.

"O regresso" foi o longa com o maior número de troféus, escolhido nas categorias de melhor diretor (Alejandro G. Inárritu), melhor ator (Leonardo DiCaprio) e melhor filme dramático.

"Perdido em Marte" conseguiu duas vitórias nas categorias principais, mas não concorreu diretamente com os maiores favoritos. O longa de Ridley Scott levou os prêmios de melhor ator (Matt Damon) e melhor filme de comédia ou musical (o próprio cineasta estranhou a categorização ao subir ao palco -- "Comédia?").

"Steve Jobs" também levou dois Globos de Ouro. A história do criador da Apple foi escolhida como melhor roteiro, e a atuação de Kate Winslet lembrada como melhor atriz coadjuvante.

"O quarto de Jack" e "Joy: o nome do sucesso" ganharam seus prêmios na força de suas protagonistas. Brie Larson, estrela da história sobre uma mãe que cria o filho em um cativeiro após ser sequestrada, foi escolhida melhor atriz em filme dramático. Já Jennifer Lawrence ganhou seu terceiro Globo de Ouro, desta vez como melhor atriz em filme de comédia ou musical.

Um dos grandes momentos da noite foi a vitória de Sylvester Stallone na categoria de melhor ator coadjuvante em um longa metragem por sua participação em "Creed: nascido para lutar". O ator recebeu uma ovação de pé dos convidados da premiação.
Entre os esquecidos o mais notável é o caso de "Carol". Com cinco indicações, o filme estrelado por Cate Blanchett e Rooney Mara (duas favoritas na categoria de melhor atriz dramática) ficou sem troféus. "Spotlight - segredos revelados", indicado em três categorias, também não foi lembrado.

A cerimônia da 73ª edição do Globo de Ouro é uma das principais premiações de Hollywood anteriores ao Oscar. Na próxima terça-feira (12) conheceremos os indicados ao prêmio do Sindicato dos Diretores e, na quinta-feira (14), ficaremos sabendo quem concorre ao prêmio da Academia.

Telinha

Entre as séries indicadas, as grandes vencedoras da noite foram "Mr. Robot", ganhadora nas categorias de melhor série dramática e de melhor ator coadjuvante (Chris Slater), e "Mozart in the jungle", escolhida como melhor série de comédia ou musical e melhor ator em série de comédia ou musical (Gael García Bernal).


Jon Hamm acabou confirmando a previsão de Wagner Moura no tapete vermelho e recebeu o Globo de Ouro de melhor ator em série dramática por sua atuação como Don Draper na temporada final de "Mad Man".

Com isso, o ator brasileiro não ganhou um troféu, mas antes da premiação já havia afirmado que estar ali "já é bom demais". 

Nas categorias de atuação feminina, quatro surpresas. Taraji P. Henson ganhou como melhor atriz em série dramática por sua performance em "Empire". Em comédia, a escolhida foi Rachel Bloom, da série estreante "Crazy ex-girlfriend". Entre minisséries ou filmes feitos para TV, a cantora Lady Gaga foi a melhor atriz por sua participação em "American horror story". Fechando a quadra de azarões, Maura Tierney, de "The affair", foi a melhor atriz coadjuvante.

A premiação deste ano ficou marcada como a primeira vez que o Netflix superou a HBO em número de indicações - oito contra sete. Também foi a primeira vez que o canal de TV por assinatura não é o mais indicado desde o ano 2000.

Mesmo assim, o serviço de streaming de vídeos não recebeu um troféu sequer, superado por um concorrente direto. A Amazon, que apresenta há menos tempo produções próprias, levou dois prêmios na noite (ambos por "Mozart in the jungle").


CINEMA
Melhor filme de drama
O Regresso

Melhor ator em filme dramático
Leonardo DiCaprio – O Regresso

Melhor atriz em filme dramático
Brie Larson – O Quarto de Jack

Melhor diretor
Alejandro González Iñárritu – O Regresso

Melhor filme de comédia ou musical
Perdido em Marte

Melhor ator em comédia ou musical
Matt Damon – Perdido em Marte

Melhor atriz em comédia ou musical
Jennifer Lawrence – Joy: O Nome do Sucesso

Melhor ator coadjuvante
Sylvester Stallone – Creed: Nascido para Lutar

Melhor atriz coadjuvante
Kate Winslet – Steve Jobs

Melhor roteiro
Steve Jobs

Melhor animação
Divertida Mente

Melhor trilha sonora
Os 8 Odiados

Melhor canção original
“Writing’s On The Wall” – 007 Contra Spectre

Melhor filme estrangeiro
O Filho de Saul (Hungria)

TV

Melhor série dramática
Mr. Robot

Melhor série cômica
Mozart in the Jungle

Melhor ator em série dramática
Jon Hamm – Mad Men

Melhor atriz em série dramática
Taraji P. Henson – Empire

Melhor ator em série de comédia
Gael Garcia Bernal – Mozart In The Jungle

Melhor atriz em série de comédia
Rachel Bloom – Crazy Ex-Girlfriend

Melhor ator em minissérie ou telefilme
Oscar Isaac – Show Me A Hero

Melhor atriz em minissérie ou telefilme
Lady Gaga – American Horror Story: Hotel

Melhor ator coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Christian Slater – Mr. Robot

Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie ou telefilme
Maura Tierney – The Affair

Melhor minissérie ou telefilme
Wolf Hall


Nenhum comentário:

Postar um comentário