Ao contrário da pornochanchada, onde
as atrizes conseguiram maior destaque que os atores, na chanchada foram eles
que fizeram longa carreira, quase que totalmente no gênero:
OSCARITO (Oscar Lorenzo Jacinto de la Imaculada Concepción
Tereza Dias) formou com Grande Otelo a dupla mais famosa da chanchada, onde
estreou em “A voz do Carnaval” (1933) ao qual se seguiram “Alô, alô Carnaval”
(1936), “Banana da terra” (1938), “Este mundo é um pandeiro” (1947), “E o mundo
se diverte” (1948), “Carnaval no fogo” (1949), “Aviso aos navegantes” (1950),
“Barnabé tu és meu” (1952), “Matar ou correr” (1954), “Nem Sansão, nem Dalila”
(1954), “De vento em popa” (1957), “Esse milhão é meu” (1958), “Pintando o
sete” (1959), “Dois ladrões” (1960) e “Entre mulheres e milhões” (1962).
GRANDE OTELO - teve uma longa
carreira que durou quase sessenta anos e uma centena de filmes nos mais
variados gêneros, passando da chanchada ao cinema novo, cinema marginal e até
as pornochanchadas. Estreou em “Noites cariocas” (1935) e depois atuou em
“Laranja da China” (1940), “Samba em Berlim” (1943), “Este mundo é um pandeiro”
(1947) que foi a primeira parceria com Oscarito, “O caçula do barulho” (1949),
“Aviso aos navegantes” (1950), “Carnaval Atlântida” (1952), “Amei um bicheiro”
(1953), “Matar ou correr” (1954), “Depois eu conto” (1955), “A baronesa
transviada” (1957), “É de chuá” (1958), “Mulheres à vista” (1959), “Vai que é
mole” (1960), “Os cosmonautas” (1962) e “Quero essa mulher assim mesmo” (1962).
ANKITO – Depois de longa carreira
circense, estreou em “É fogo na roupa” (1952) e mais “Os três recrutas” (1953),
“Angu de caroço” (1955), “De pernas pro ar” (1957), “E o bicho não deu” (1958),
“Pé na tábua” (1959), “Sai dessa recruta” (1960) e “Um candango na belacap” (1960).
Foi um dos maiores cômicos brasileiros, atuando em seguida esporadicamente na
televisão e em outros gêneros de filmes.
JOSÉ LEWGOY – É considerado o grande
vilão da chanchada, mas participou de filmes de todas as fases do cinema
brasileiro e até do cinema internacional no qual fez com Werner Herzog
“Fitzcarraldo” e “Cobra verde”. Estreou em “Carnaval no fogo” (1949 e fez
depois “Aviso aos navegantes” (1950), “Aí vem o barão” (1951), “Barnabé tu és
meu” (1952), “Amei um bicheiro” (1953), “Carnaval em Caxias” (1954) e “Matar ou
morrer” (1954). Seu último filme foi “Apolônio Brasil, campeão da alegria”
(2003) de Hugo Carvana, que era uma espécie de homenagem à chanchada.
ZÉ TRINDADE – Baixinho, gordinho, o
bigode fininho marcando um rosto safado, criou as frases “Meu negócio é mulher”
e “Mulheres cheguei”, que fazem o típico malandro. Seu segundo filme foi a
chanchada “Fogo na canjica” (1948) e depois “Agüenta firme Isidoro” (1950),
“Trabalhou bem, Genival” (1955), “Tira a mão daí” (1956), “Agüenta o rojão”
(1958), “Massagista de madame” (1959), “Marido de mulher boa” (1960),
“Mulheres, cheguei” (1961) e “Bom mesmo é carnaval” (1961). Trabalhou também na
televisão (Memórias de um gigolô – 1986) e gravou 25 discos de música
nordestina com trovas e pensamentos.
COSTINHA (Lírio Mário da Costa)
nasceu em 1923, fez quase 50 filmes e grande sucesso na televisão, onde
participou da “Escolinha do Professor Raimundo”. Teve sete filhos, três
adotivos. Destacou-se em “Agüenta firme, Isidoro” (1950), “O rei do samba”
(1952), “Angu de caroço” (1955), “O rei do movimento” (1955), “Sai de baixo”
(1956), “Com jeito vai” (1957), “De pernas pro ar” (1957), “Sherlock de Araque”
(1958), “Massagista de madame” (1959), “Entrei de gaiato” (1960), “O dono da
bola” (1961), “007 ½ no carnaval” (1966) e a chanchada fora do tempo: “Como
ganhar na loteria sem perder a esportiva” (1971).
Continua...
Período para ser ainda melhor analisado futuramente
ResponderExcluir