segunda-feira, 10 de outubro de 2016

MOSTRA DE SÃO PAULO TERÁ FILMES DE KIESLOWSKI E BABENCO


A Mostra de SP terá sessões dedicadas a cineastas que se destacaram em versões anteriores do festival, que chega à sua 40ª edição em 2016. 

O cultuado diretor polonês Krzysztof Kieslowski será lembrado com uma sessão especial de Decálogo, elogiada série de dez telefilmes baseada nos Dez Mandamentos. A primeira sessão da obra do diretor da Trilogia das Cores no Brasil foi realizada justamente na Mostra de SP, há mais de duas décadas.Andrzej Wajda, também polonês, ganhará uma mostra retrospectiva dedicada ao seu cinem, marcado por temas políticos e sociais.

Hector Babenco, diretor argentino naturalizado brasileiro que morreu em julho deste ano, será homenageado com uma sessão de Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia. Originalmente lançado em 1977, o longa-metragem, segundo drama da carreira do cineasta, apresenta a história do infame bandido brasileiro que ganhou notoriedade por suas fugas mirabolantes depois de roubar bancos. Clássico da filmografia de Babenco, o longa-metragem foi premiado na primeira edição da Mostra de SP.

O diretor e roteirista Marco Bellocchio será o principal homenageado do ano. Belos Sonhos, trabalho mais recente do cineasta italiano será o filme de abertura da Mostra de SP. Bellocchio também será tema de uma mostra retrospectiva com seus principais trabalhos — como De Punhos Cerrados (1965) e Bom Dia, Noite (2003) — e receberá Prêmio Leon Cakoff. O europeu ainda ministrará uma masterclass em São Paulo.

Alguns dos principais selecionados para a mostra Perspectiva Internacional sãoElle, suspense de Paul Verhoeven, o drama existencial Paterson, de Jim Jarmusch, o drama A Garota Desconhecida, dos irmãos Dardenne. Todos os filmes citados concorreram à Palma de Ouro no Festival de Cannes deste ano.


A Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será realizada entre os dias 20 de outubro e 2 de novembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário