Daniel de Oliveira e Patrícia Pillar em Zuzu Angel |
Com a supersérie da Globo Os dias eram assim a ditadura militar voltou a ser comentada entre a população brasileira, no entanto, nosso cinema já faz isso há vários anos.
Ele retratou em
dezenas de filmes o regime ditatorial que deixou marcas profundas na sociedade
brasileira. Todos os filmes foram lançados posteriormente, já que a censura
proibia qualquer tipo de filme que falasse desse assunto. Alguns diretores até tentaram
vencer essa barreira, mas só conseguiram fazer isso com filmes herméticos e até
incompreensíveis ou que falassem de uma ditadura que acontecia em qualquer país
fictício, mesmo que todos soubessem que aquele país era o Brasil.
Brasil
– Um Relato de Tortura (1971)– Raras imagens captadas durante a
ditadura militar estão no documentário, que retrata o chamado Grupo dos 70 –
presos políticos soltos em troca da libertação do diplomata suíço Giovanni
Enrico Bucher, sequestrado por guerrilheiros de extrema esquerda.
Eles
Não Usam Black-tie (1981) – Baseado na peça homônima de Gianfrancesco
Guarnieri. O filme retrata os conflitos, contradições e anseios da classe
trabalhadora no final dos anos 1970, que coincidia com um momento crítico da
ditadura militar. A trama situa, em polos opostos, a esperança na ação coletiva
e a aposta nas saídas individuais.
Reginaldo Faria e Antonio Fagundes em Pra frente Brasil |
Pra
Frente Brasil (1983)– Sob o título da canção que embalou a seleção
brasileira de futebol campeã mundial em 1970, a produção de Roberto Farias foi pioneira
ao mostrar de forma aberta a violência sofrida pelos presos nos porões da
ditatura. A trama aborda a euforia pelo milagre econômico e pela Copa do Mundo.
Jofre (Reginaldo Faria) é um pacato cidadão de classe-média, sem qualquer
envolvimento com guerrilhas de esquerda. Em meio às comemorações, ele é
confundido com um ativista político pelas autoridades, sendo posteriormente
levado ao cárcere e torturado por agentes federais. Enquanto o homem sofre as
consequências de atos que não cometeu, sua família busca as respostas para o
desaparecimento.
Nunca Fomos Tão Felizes (1984): O diretor Murilo Salles retrata o período da ditadura a
partir de uma relação familiar. Um militante perseguido pelo regime retira seu
filho de um colégio interno após anos sem comunicação. Disposto a desvendar os
mistérios do pai e conhecê-lo melhor, o jovem começa a investigar sua vida.
Tanga - Deu no New York Times? (1987): Comédia dirigida pelo cartunista Henfil sobre a vida na
miserável ilha de Tanga, na qual um ditador baseia suas decisões a partir da
única edição do jornal norte-americano "New York Times" que chega ao
local. Para conquistar o poder, guerrilheiros lutam para ter acesso ao diário.
Corpo em Delito (1990): Dirigido por Nuno César Abreu, tem Lima Duarte como
Athos, um médico legista que falsifica laudos para encobrir mortes causadas
pela repressão durante a década de 1970. Após se aposentar e se dedicar à
carreira de escritor, ele continua assombrado pelos acontecimentos do passado.
Lamarca
(1994) – O filme conta a história do capitão do exército Carlos
Lamarca e de sua opção pelo rompimento com as forças armadas durante os anos da
ditadura. O diretor Sérgio Rezende decide se fixar nos dois últimos anos de
vida do personagem, quando abandona a farda e, plenamente imerso na luta contra
a repressão, envia a mulher e seus dois filhos para o exílio em Cuba.
O
Que É Isso, Companheiro? (1997) – Em 1964, o golpe militar derrubou o
governo democrático brasileiro e, após alguns anos de manifestações políticas,
foi promulgado o Ato Institucional nº 5, mais precisamente em dezembro de 1968.
Neste período, vários jovens cariocas de classe média optaram pela luta armada
para enfrentar o regime militar. Alguns deles, integrantes do MR-8 e da Aliança
Libertadora Nacional (ALN), elaboram um plano para sequestrar o embaixador
norte-americano Charles Burke Elbrick (Alan Arkin) e trocá-lo por prisioneiros
que eram torturados nos porões da ditadura.
Ação Entre Amigos (1998): Dirigido por Beto Brant, o filme acompanha um grupo de
quatro ex-guerrilheiros que, 25 anos após terem sido presos e torturados pela
ditadura, se reúnem para encontrar o homem responsável pelo que aconteceu.
A Terceira Morte de Joaquim Bolívar (2000): Dirigido por Flávio Cândido, acompanha o conflito
ideológico de 35 anos entre um barbeiro comunista, Joaquim Bolívar, e o coronel
Gaudêncio, manda-chuva de uma fictícia cidade do Rio de Janeiro.
Quase Dois Irmãos (2004): Questões raciais ganham destaque no longa de Lúcia Murat
sobre o reencontro de dois amigos de infância com trajetórias marcadas por
semelhanças e diferenças. Nos anos 1970, eles foram enviados à mesma
penitenciária e enquadrados na Lei de Segurança Nacional. Depois, um se tornou
político e o outro, chefe do tráfico.
Cabra-cega
(2004) – Os anos de chumbo da ditadura militar são o foco do
longa-metragem dirigido por Toni Venturi. Em setembro de 1971, o sonho da
revolução já não era tão nítido para os estudantes Tiago (Leonardo Medeiros) e
Rosa (Débora Duboc). A missão de derrubar o regime de exceção fracassa e a
organização da qual fazem parte discute o abandono da luta armada. Comandante
de um grupo de ação, o rapaz é ferido à bala em uma emboscada da polícia e
precisa se esconder em um modesto apartamento. A partir de então, a militante
de base torna-se sua enfermeira e único contato com o mundo.
O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias (2006): Dirigido por Cao Hamburguer, é estrelado por Michel
Joelsas. O jovem ator interpreta Mauro, um garoto de 12 anos que vê sua vida
mudar completamente quando os pais, militantes de esquerda no Brasil dos anos
1970, saem de férias de forma inesperada.
Zuzu Angel (2006): Cinebiografia da estilista Zuzu Angel, interpretada por Patricia
Pillar. Sucesso em sua profissão, nos anos 1970 ela luta contra o regime para
denunciar o desaparecimento do filho, Stuart, integrante do movimento
estudantil. Direção de Sérgio Rezende.
Batismo de Sangue (2007): Baseado no premiado livro homônimo de Frei Betto, tem
direção de Helvécio Ratton. Sob o ponto de vista de Frei Tito, interpretado
pelo ator Caio Blat, o filme mostra a ação de um grupo de frades dominicanos
contra o regime militar.
Corpo (2007):
Dirigido por Rossana Foglia e Rubens Rewald, narra a obsessão do legista Artur,
personagem do ator Leonardo Medeiros, em descobrir a identidade de um cadáver
encontrado em meio a restos mortais de presos políticos mortos durante a
ditadura.
Cidadão
Boilesen (2009) – Capítulo sempre subterrâneo dos anos de chumbo no
Brasil, o financiamento da repressão violenta à luta armada por grandes empresários
ganha contornos mais precisos no documentário de Chaim Litewski. O filme traça
o perfil de Henning Albert Boilesen (1916-1971), dinamarquês radicado no país e
um dos principais representantes da atividade. Suas ligações com a ditadura
militar, a participação na criação da Operação Bandeirante e as acusações de
que assistia voluntariamente às sessões de tortura são alguns dos temas
abordados no longa-metragem.
Diário de uma Busca (2010) – Outubro de 1984. Celso Afonso de Castro, jornalista com uma longa história de militância de esquerda, é encontrado morto no apartamento de um ex-oficial, onde entrou à força. A polícia sustenta a tese de suicídio. O episódio, digno de uma trama de suspense, é o ponto de partida de Flávia, filha de Celso e diretora do filme, que decide reconstruir a trajetória da vida e da morte de seu pai, ex-membro do partido comunista que chegou a ser preso e torturado pelo regime militar. Numa viagem no tempo e na geografia, Flávia volta a Porto Alegre, Santiago, Buenos Aires, Caracas e Paris, cenários do exílio familiar, da ilusão e do fracasso de um ideal político.
Cara ou Coroa (2012) – Assinado e roteirizado por Ugo Giorgetti, o filme busca, a partir do cotidiano dos integrantes de uma companhia teatral, traçar um retrato do país no início dos anos 1970, quando o regime de exceção utilizou a vitória da seleção na Copa do Mundo do México para criar uma campanha nacionalista de legitimação. Os atores Walmor Chagas, Otávio Augusto e Emílio de Mello, dentre outros, dão vida a personagens que vão desde militares contrários à barbárie oficial até esquerdistas bem-intencionados, porém contraditórios em sua luta por liberdade.
Repare
Bem (2013) – A pungente história de Denise Crispim e sua dura
trajetória de batalha, exílio e perdas durante a ditadura é o tema do título de
Maria de Medeiros. Filha de pais militantes, ela se apaixonou por Eduardo
Leite, o "Bacuri", conhecido guerrilheiro da luta armada paulistana e
um dos responsáveis por orquestrar os sequestros do cônsul japonês Nobuo Okushi
e do embaixador alemão Ehrenfried von Holleben. A relação entre os dois deu
origem a uma gravidez, no mesmo momento em que a família de Denise foi
perseguida pelos órgãos de repressão. Ela e a mãe, Encarnação, foram presas e
seu irmão, assassinado. Pouco tempo depois, Bacuri acabou detido por Sérgio
Fleury, delegado famoso pela crueldade, e sofreu 109 dias de tortura até ser
morto antes mesmo de conhecer sua filha.
Hoje (2013):
Em 1998, uma ex-militante política realiza o sonho de comprar seu apartamento,
graças à indenização recebida pelo desaparecimento do marido durante o regime
militar. O recomeço planejado por Vera se vê ameaçado quando o marido reaparece
30 anos depois, no dia da mudança.
A Memória que Me Contam (2013): Irene Ravache interpreta o alter-ego da diretora Lúcia
Murat, uma ex-revolucionária que reencontra companheiros de resistência em uma
sala de hospital. Eles esperam por notícias da também guerrilheira Ana,
personagem inspirada em Vera Silvia Magalhães, amiga de Murat na vida real e a
quem o filme é dedicado.
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